sábado, 7 de agosto de 2010

Pesquisa Globo / IBOPE força o "quase empate" Dilma / Serra

O IBOPE fez duas pesquisas com espaço de uma semana para a Globo, e constatou que os números não se alteraram: Dilma teria 39%, e Serra, 34%. Pela margem de erro de 2%, Dilma teria entre 41% e 37%, e Serra entre 36% e 32%. Se Serra pode ter 36% e Dilma pode ter 37%, isso seria um "quase empate", que é a análise feita pelos comentaristas do partido global. Enxergaram nos números menores que Serra cresceu no Nordeste e Dilma no Sul, e que caiu a diferença de Dilma para Serra no segundo turno para o limite do "quase empate".

Essa pesquisa foi feita antes do debate da Band, que foi assistido por 6% da audiência, enquanto a semifinal da Libertadores, que foi transferida pela Globo para coincidir com o debate da concorrente, teve 30%. O debate está tendo mais repercussão entre os que não viram que os que o viram. A campanha de Serra precisa manter um fio de esperança, já que em termos de arrecadação de recursos Dilma conseguiu mais que ele e Marina juntos. Detalhe: Marina conseguiu mais que ele...

O debate deve melhorar a posição de Plinio e Marina, especialmente entre a juventude. Serra foi o grande perdedor, porque apostava no debate para reduzir a vantagem de Dilma. A próxima pesquisa do Vox Populi / Band deve trazer números da repercussão. Acho que Serra deverá cair mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário