segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Pesquisas : O insustentável peso de Serra

Pesquisa longe da data da votação numa eleição cabe tudo. Os institutos de pesquisa só não podem errar muito na boca-de-urna, senão é desmoralizante. O que o Ibope e o Datafolha estão fazendo parece pirotecnia ou montanha-russa, ao sabor dos interesses da campanha de Serra. Já o Vox Populi vem registrando a evolução sem nenhum sobressalto, e apresentando resultado parecido com o que o Ibope apresentou no dia 31/7.

Olhando o gráfico de evolução dos resultados das pesquisas na página do Ibope temos que em 3/6 Dilma e Serra empatavam em 37%. Três semanas depois, no dia 21/6, com Serra exposto irregularmente em vários programas eleitorais gratuitos, aparecem em nova pesquisa: Dilma 38%, Serra 32%. Praticamente uma semana depois, justo na crise de escolha do vice de Serra, o Ibope "empata" Dilma e Serra em 36%, e agora, em 31/7, Dilma volta à dianteira com 39% a 34%.

Incrivelmente, uma semana antes, o Datafolha apresentava Serra com 37% e Dilma com 36%, enquanto na véspera dessa pesquisa o Vox Populi dava 41% de Dilma contra 33% de Serra. Se é difícil entender a disparidade com base apenas na metodologia, quase impossível é inferir sobre as variáveis que fizeram tais "oscilações" detetadas pelo Datafolha e Ibope. No último mês, Lula foi silenciado na grande mídia. Só aparecia sua imagem para levar porrada. Praticamente não falou mais de Dilma, enquanto Serra era multado em mais R$ 35 mil por campanha antecipada. Então, por que Dilma subiu e Serra caiu, segundo o Ibope? Por que na versão do Vox Populi há uma tendência de subida de Dilma e de queda de Serra, abrindo uma vantagem cada vez maior da candidata do PT? Só metodologia explica?

Ainda há um fato curioso: apesar de ter conseguido furar o esquema de polarização da grande mídia e conseguir aparecer bastante, a candidata Marina Silva vê seus votos estagnados. Marina tem mesmo só 8%? E Serra, tem realmente os tais 33% ou 35%? O que aconteceria com uma queda vertiginosa de Serra, para baixo dos 30%, além do estouro da boiada dos seus apoiadores para o lado de Dilma ou de Marina? Considerando-se que tem um debate na Band na próxima quinta-feira, dia 5/8, onde todos os principais candidatos participarão, uma nova safra de pesquisas já pode estar em gestação, articulada com uma grande campanha de mídia, para mostrar a "vitória" de Serra no debate, e alavancar o enorme peso da falta de proposta e da rejeição que o empurram para baixo.

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