sexta-feira, 6 de agosto de 2010

FHC furioso : com Serra ou com Dilma?


Do alto do seu pedestal olímpico, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso mostrou irritação com a atuação de Dilma Roussef (PT), no debate da BAND de ontem, esbravejando que "o PT cuspiu no prato que comeu" e que "eles estão indo à forra porque derrotei Lula duas vezes". O descontrole teve origem, a princípio, porque a candidata da situação a todo momento confrontava os resultados do "seu governo" com o "governo anterior", sem sequer citar o nome do iluminado FHC. Ou seria Voldemort, o bruxo das trevas dos livros de Harry Potter, que todos citam como "aquele cujo nome ninguém deve pronunciar"?

Acho que o que trouxe FHC aos holofotes, o que realmente o incomoda, é como ninguém defende o seu "legado". O PT, por obrigação, deve esculachá-lo. Marina, Plínio, Zé Maria e Ivan Pinheiro devem fazer o mesmo, e de quebra bater em Lula. Já Serra, o PSDB e o DEMO, que realmente comeram no seu prato, deveriam ter a obrigação moral e ética e defendê-lo, mas essas coisas não são o forte deles. Um jornalista, na formulação de pergunta a Serra, afirmou que os tucanos pareciam querer esconder FHC da campanha, e Serra não retrucou isso, partindo para argumentar sobre outros aspectos da pergunta. Engoliu como verdadeira a ocultação do cadáver político.

Se eu fosse o FHC (ainda bem que não sou), meu ego exacerbado gostaria de ouvir antes da resposta à pergunta algo forte e preciso, como "em primeiro lugar, ninguém está escondendo o ex-presidente FHC, o cara que mais fez pelo Brasil desde que o continente sul-americano se formou com a desagregação de Gondwana". Era o mínimo que ele gostaria de ouvir. Mas não ouviu, e resolveu descarregar sobre o PT o seu ódio publicamente, e deve dar um ultimato à campanha de Serra, ameaçador: "se ninguém me defender, eu vou sair das trevas para mostrar ao mundo o que fiz".

Essa reação certamente não estava na contabilização de estragos do PT prevista para o debate. Para Dilma ganhar no primeiro turno, FHC tem que mostrar a cara na campanha de Serra. Ele está caindo direitinho na armadilha involuntária do PT, por causa da omissão do Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário