segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Carlos Vereza e Jô Soares : dois pobres espíritos

Carlos Vereza é um excelente ator da dramaturgia brasileira. Tem dado uma contribuição importante à divulgação do espiritismo Kardecista, em especial no filme "Bezerra de Menezes e é um excelente profissional. Decepcionante, entretanto, foi ver o que disse no programa do Jô Soares há umas duas semanas.

Que o Jô aproveite seus convidados para fazer provocações que os induzam ao discurso de direita, isso faz parte do estilo global de fazer tevê. Com Vereza, a coisa foi além. Pareciam um general saudosista da ditadura e um latifundiário do século XIX num papo informal, ora fazendo proselitismo pró-Serra, ora fazendo terrorismo pior que o de Regina Duarte em 2002, quando disse que tinha medo do que vinha com Lula. Vereza, no programa, foi além: disse que o que temos hoje é pior que os medos de Regina...

Ver uma pessoa inteligente como Vereza falar que o Lula foi criação da USP e das Comunidades Eclesiais de Base com o apoio do capa-preta da ditadura Golbery, foi algo que me retornou no tempo uns 30 anos, porque esse era o discurso dos que não queriam nada de novo no movimento social, e acusavam o PT da época de divisionista. Ver Vereza dizendo que Serra é a verdadeira esquerda, moderna, etc, traz uma imensa decepção. Biografia não é coisa que se queime assim.

O vídeo está em http://www.youtube.com/watch?v=y81wHknxu0M&feature=related . Vereza não parou por aí: colocou no seu blog um texto de título "Cristais Partidos", que me deixou mais estarrecido ainda. Toda página e blog de extrema direita está exibindo esse texto, e os terroristas virtuais o espalham em e-mails dizendo que "Vereza é ex-petista". Basta prestar atenção no vídeo para perceber que ele sempre foi contra Lula e contra o PT. No YouTube, os posts de vídeos do programa do Jô falam naquelas coisas nefastas de direita como "vídeo censurado do Vereza" ou "vejam antes que tirem", como se estivéssemos numa ditadura.

5 comentários:

  1. muito bom ler seu texto sobre este triste discurso.
    Já tentei me manifestar no blog do Vaereza,mas sou censurada.
    Meu comentário não é disponibilizado.
    Seu artigo expõe além de grande compreensão histórica muita elegancia, mas para mim o Vereza envelheceu no sentido de não serve mais.é uma figura lamentável.

    ResponderExcluir
  2. Foi nojento ouví-los.
    E para mim uma decepção, pois o aprecio muito como ator, mas é ndifícil olhar de novo para aquele profissional e não lembrar desse absurdo...
    O Serra é um desequilibrado e isso eles não vêem..
    Dizer que Lula não tem projeto... quem não tem é o PSDB.

    ResponderExcluir
  3. Tomei conhecimento do blog do Branquinho só agora e apesar da notícia não ser novidade, faço questão de comentar. Também não pude postar comentário no blog do Vereza, portanto, faço-o aqui. Ficou algo de oculto no meu entendimento sobre as colocações do ator. juro que tentei, mas não consegui alcançar qual seu real interesse para falar tantos absurdos querendo fazer parecer verdade. Lamentável. O Jô é u bobalhão inteligente, que dificilmente respeita seus entrevistados. Em nada me surpreende, mas o Vereza foi uma infeliz surpresa.Uma simples pergunta é a resposta para indagações sobre a Comissão da Verdade. Quem não quer a Comissão da Verdade? Pronto. É só fazer as contas.

    ResponderExcluir
  4. Tomei conhecimento do blog do Branquinho só agora e apesar da notícia não ser novidade, faço questão de comentar. Também não pude postar comentário no blog do Vereza, portanto, faço-o aqui. Ficou algo de oculto no meu entendimento sobre as colocações do ator. juro que tentei, mas não consegui alcançar qual seu real interesse para falar tantos absurdos querendo fazer parecer verdade. Lamentável. O Jô é u bobalhão inteligente, que dificilmente respeita seus entrevistados. Em nada me surpreende, mas o Vereza foi uma infeliz surpresa.Uma simples pergunta é a resposta para indagações sobre a Comissão da Verdade. Quem não quer a Comissão da Verdade? Pronto. É só fazer as contas.

    ResponderExcluir
  5. só uma correção: essa entrevista do Vereza é de 2006 ( http://www.youtube.com/watch?v=Ie34qfKPY9s )

    ResponderExcluir