sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Debate da Band : PT 3 x 1 PSDB

Quem viu pela primeira vez um debate com os atores Dilma, Serra, Marina e Plínio ficou com a impressão de ver 3 visões do PT contra o PSDB. Num certo momento, Marina diz que deu a licença ambiental para a transposição de águas do Rio São Francisco e que não discordava no todo da usina hidrelétrica de Belo Monte. Noutro momento vê Plínio Sampaio dizer que elaborou o programa de Lula.

Ver José Serra falar em fortalecer as estatais não tem preço. Vê-lo falar dos seus 14 anos de exílio porque defendia a reforma agrária também foi impagável. Nessa hora, esqueceu-se dos aliados do DEMO e resolveu resgatar algum verniz de esquerda.

Plínio usou bem o seu espaço, que aliás não era só dele. Falou muito em discriminação e em muro separando as pessoas, mas não citou que candidatos como Zé Maria do PSTU ou Ivan Pinheiro do PCB foram barrados de participar porque os partidos não têm representação no Congresso. Atuou para diferenciar-se das outras três candidaturas, criticando o seu "bom-mocismo" e confrontando-as com propostas do movimento social sobre limitação do latifúndio, redução da jornada de trabalho e anistia a desmatadores. Ganhou com o debate.

Marina teve a oportunidade de mostrar inteligência e boa fluência de idéias, com humildade. Não escondeu sua participação no governo Lula e não jogou pedras nele. Focou na defesa do ambiente e dos mais necessitados. Ganhou com o debate.

Dilma começou nervosa. Cuspiu muitos números e polarizou com José Serra. Apresentou resultados das políticas do atual governo, e se comprometeu a fazer mais. Praticamente não citou o nome de Lula, mas falava como se já governasse. Não perdeu, e se ganhou, foi pouco.

Serra buscou polarizar com Dilma, mas não conseguiu muita coisa com isso. Entrou no jogo do governo Lula x governo FHC, onde Dilma tem muito mais a mostrar. Se foi ao debate querendo mostrar mais capacidade, experiência e coerência que Dilma, não conseguiu. Nas considerações finais, quase chorou, falando da sua trajetória. Pode ganhar um prêmio Molière, como consolação.

De qualquer forma, foi um debate muito diferente dos anteriores. Dos três candidatos originários do PT, Dilma é a que tem menos história partidária. Plínio e Marina vêm dos primórdios da luta de formação do partido, e dele saíram por divergirem dos rumos do governo Lula. Dilma se filiou já no governo Lula. Já Serra tentou resgatar sua "porção esquerda" e ficou esquisito. Juro que queria ver a reação do pessoal do DEMO quando falou coisas heréticas para os seus aliados de direita.

Um comentário:

  1. A oratória da Dilma ainda está muito ruim, muitas pausas e gagueiras no meio das frases. Tem que melhorar bastante, senão não vai ter credibilidade.

    ResponderExcluir