terça-feira, 17 de agosto de 2010

Embaixador Vinícius de Morais, General Carlos Lamarca

Ontem, numa solenidade no Palácio do Itamaraty, o presidente Lula concedeu a promoção pós-morte do diplomata Vinícius de Morais ao cargo de Embaixador. Vinícius, também poeta e músico foi cassado da diplomacia arbitrariamente, pelo AI-5 da ditadura militar. A anistia e promoção são atos de reconhecimento, pelo estado brasileiro, dos erros cometidos pelo regime de exceção.

Outro caso, mais polêmico, foi o do capitão Carlos Lamarca, que organizou focos de guerrilha em resistência à ditadura, e foi morto pelo exército em 1971. Pela anistia e posterior processo de reparação, Lamarca foi promovido pós-morte ao cargo de coronel, mas sua viúva passou a receber pensão em valor equivalente ao correspondente a general de brigada.

Foi uma solução política para não criar focos de tensão com os militares, que não aceitam ver alguém que consideram como desertor e traidor sendo tratado como general. Mesmo assim, clubes militares entraram na justiça e conseguiram liminar suspendendo o pagamento da pensão e a promoção.

O governo Lula fez muita coisa pela justiça aos que tiveram suas vidas e carreiras destruídas pela ditadura. Infelizmente, tem se mostrado tolerante à resistência reacionária ao resgate da verdade e à punição dos torturadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário