sábado, 21 de agosto de 2010

SP : Pedágios são um roubo


Num comício ontem em São Paulo o presidente Lula esculachou com razão : "Os pedágios em São Paulo são um roubo". Lula disse também que se alguém quiser saír de São Paulo para ver a Festa do Peão de Barretos, que já está acontecendo, vai pagar R$ 65 de pedágio. Errou feio : só o trecho São Paulo - Barretos sai por R$ 57,70. Para voltar, são mais R$ 62,50. Num percurso total, de ida e volta de Sampa a Barretos, de 880 km, um veículo de passeio paga R$ 120,20, ou seja, R$ 0,27 por quilômetro.

Se o carro for a gasolina e o motorista pagar R$ 2,40 por litro do combustível, andando a míseros 10km /l o usuário gastaria R$ 211,20 na viagem. Isso quer dizer, numa hipótese conservadora, que 57% do dinheiro que se gasta de combustível para ir de carro à grande festa ficam nos bolsos dos felizes arrendatários de estradas e do governo tucano, que há 16 anos adota essa política de meter pedágio em toda estrada. Se o carro for a álcool, com o mesmo consumo e o combustível a R$ 1,50, o custo total será de R$ 132,00, o pedágio corresponderá a 91% do gasto.
Na capital, as gestões demo-tucanas conseguiram botar pedágio até para carga e descarga no centro, e para acessar o anel viário que circula a cidade. De tanto pedágio em São Paulo, foi criado o Pedagiômetro na internet, que calcula a cada instante quanto o pedágio arrecadou no ano. Os números já andam na faixa de R$ 3.400.000.000 em 2010.
A comparação do pedágio de São Paulo com rodovias federais é gritante. No site Pedagiômetro, há uma ferramenta para calcular o valor de pedágios no Brasil. Por exemplo, nos 8104 km de Porto Alegre / Fortaleza / Porto Alegre, quase todo em rodovias federais, gasta-se R$ 172,40, ou seja, R$ 0,021 por quilômetro, um doze avos do exemplo se São Paulo a Barretos. São Paulo tem os pedágios mais caros do mundo, e parte do Custo Brasil vem dele, em especial no escoamento dos produtos do centro-oeste, que precisam passar pelas rodovias paulistas para chegar a Santos.
O assalto não pára. Novos postos de pedágio estão sendo construídos em estradas que não têm nada de especial: asfalto liso, acostamento, sinalização. Isso é o básico. Para maior aprofundamento sobre a exploração demo-tucana em São Paulo, recomendo a leitura do artigo deste link, que mostra com números e gráficos a evolução do assalto rodoviário, da construção de praças de pedágio e de tudo que a galera do Zé Pedágio gostaria de esconder nesta véspera de eleições.
Enquanto o governo federal licita concessões a preços baixos em troca de boa qualidade de serviços, São Paulo privatiza indiscriminadamente, fazendo dos pedágios um imposto indireto. Resta saber se essa "obra" de Serra também está no seu projeto para o Brasil. Vamos pagar pedágio até para ir ao supermercado...

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