sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Deputados vão disciplinar adultos e crianças?

Um importante avanço no respeito ao direito do menor e no combate à violência doméstica é o projeto que acaba de ser aprovado na Cãmara dos Deputados, conhecido como Lei da Palmada. O Estatuto da Criança e do Adolescente foi alterado para definir "castigo físico" como "ação de natureza disciplinar, com uso da força física, que resulte em sofrimento ao menor" .

Isso significa que palmadas, beliscões, arrastar à força, imobilizar, puxões de cabelo e outras maldades agora estão passíveis de punições, que vão do acompanhamento psicológico, advertências judiciais e até prisão em casos comprovados de maus- tratos. Os agentes públicos que tiverem ciência dos maus-tratos e não denunciarem estarão sujeitos a multas (médicos, professores, etc). O princípio da coisa é que se dialogue, respeite, e se consiga através da compreensão fazer os menores se enquadrarem nas regras de educação necessárias ao convívio em civilização.

Uma enquete da Globonews com quase 10 mil votantes apontou que 85% das pessoas que opinaram são contra tal lei. E quem vota nessa enquete tem no mínimo TV paga, ou seja, é a classe média de mais recursos, em tese a mais preparada para educar por ser mais escolarizada. Pela falta de sintonia com a própria elite, essa lei poderá ser mais uma daquelas que não vai pegar. Quando muito, servirá de base para punição em casos insuportáveis de violência, quando amigos e parentes ameaçarão aqueles que são contumazes carrascos de crianças, e poucos levarão à polícia os casos de agressão que não sejam os que hoje já merecem tais denúncias.

Faltou no projeto um decreto ensinando os adultos a educar os filhos sem o uso de "corretivos". Ou um 0800 - Disque Deputado, para ser acionado quando uma criança começar a dar um escândalo numa loja exigindo a compra de um brinquedo caro pelos pais, jogando coisas fora das prateleiras, resistindo a ir embora, etc. Ou negando-se a ir à escola. Nessa hora deveriam estar à disposição para prestar ajuda aos pais que não conheceram outras maneiras de acabar com manhas e pirraças que não sejam beliscões, ameaças e arrastar à força os manhosos e birrentos, com promessas de castigos e represálias.



Um comentário:

  1. Aqui em casa está tudo liberado.
    Não quero problemas.
    E se amanhã um dos meus meninos espancar um professor ou um idoso na rua, problema deles.
    Do profesor e do idoso.
    Meus filhos crescerão sem limites e estarão protegidos pelas leis.
    Maravilha.
    Para falar a verdade eu já estava cansada de fingir de educadora.
    Obrigada senhores deputados e deputadas.
    Vou para a academia.
    fui.

    ResponderExcluir