sábado, 17 de dezembro de 2011

Privataria Tucana : A hora da verdade para a Globo, Folha, etc

Os meios de comunicação das Organizações Globo são teatrais na hora de falar em censura à imprensa, em tentativas de controlar a mídia, e caem de pau em cima de todo mundo que fale ou faça qualquer coisa contrária à liberdade de expressão. Estariam corretas nisso, enquanto provedoras de informação. Esse discurso, entretanto, rende-se aos interesses maiores de acobertar denúncias contra pessoas e grupos de poder e/ou econômicos que apóia. Outros veículos de comunicação vão na mesma linha.

O mesmo noticiário de ontem que falou da intenção da presidente da Argentina, Cristina Kirchner "controlar o papel para jornais", uma informação distorcida porque hoje só dois jornais têm o monopólio do papel nacional e ela quer democratizar o acesso, deveria ter falado que o deputado Protógenes conseguiu assinaturas suficientes de deputados para abrir a CPI baseada nas denúncias do livro Privataria Tucana, de Amauri Ribeiro Júnior. Logo essa CPI poderá estar instalada, e a Globo não poderá mais negar sua existência, nem a dos fatos que a geraram, em mais um lamentável de cúmplice omissão ou suspeita censura.

Lançado na segunda-feira, esgotado em primeira edição, o livro contém mais de 100 páginas de documentos obtidos legalmente desvelando o emaranhado de ligações de uma quadrilha que tem como protagonistas o ex-governador José Serra, o banqueiro Daniel Dantas, o ex-diretor do BB Sérgio Ricardo ( o do "limite da irresponsabilidade, caixa de campanha de Serra e FHC), mais um punhado de arapongas, entre eles os que jogaram areia na Operação Satiagraha. Mais sobre o livro neste link.

O livro também  joga luzes sobre o fim da CPI do Banestado, abortada antes de chegar a quem mandou mais de R$ 80 bilhões para lavar no exterior. E expõe como o programa de privatização do governo FHC teve um forte conteúdo de corrupção, e usou fundos de pensão, em especial a PREVI, para fazer imensas maracutaias. Aqui vai o link de uma entrevista com Amauri Ribeiro Jr a Paulo Henrique Amorim no Jornal da Record, o único que publicou até aqui os fatos com dignidade.

É daquelas coisas que as pessoas dizem nos hoax : "leia antes que censurem, e passe adiante para toda a sua lista". Enquanto a Globo tenta tapar o sol com a peneira, 15000 livros foram vendidos no primeiro dia, outra tiragem de 30 mil já está reservada e a editora vai mandar mais outra de 50 mil até esta segunda-feira.

Essas verdades incômodas deverão ser apuradas com a mesma ênfase das falcatruas de ministros, só que desta vez não contarão com os algozes de praxe porque eles estarão junto com os réus. Nisso, a Globo só quer noticiar o "escândalo" do Ministro Pimentel, mais um que se não é fabricado, é superfaturado pela mídia. Tomara que a presidente Dilma, finalmente, saia da posição de pasmaceira que vem de Lula, e bote pilha no PT para partir para cima da verdade que pode botar tucanos na gaiola. E que os antigos militantes do PT, aqueles que sentiram na pele todo o terror dos anos FHC, não deixem que os atuais parlamentares, por interesses outros, façam corpo mole em relação à CPI.

Tomara que não haja acordos políticos para abafar a CPI. Até hoje somente a existência de acordos tácitos entre o PT e a corja da direita pela posse e governabilidade de Lula poderia justificar a falta de uma enorme devassa no programa de privatização e nos crimes da ditadura. De tanto conceder às quadrilhas, o PT acabou da posição de pedra à vidraça no caso do Mensalão, começado em Minas pelos tucanos.

Apesar do livro "não existir" para a mídia, ontem José Serra disse que era "um lixo", o governador Aécio Neves, com certo ar de satisfação, disse que "não leu porque não é o tipo de leitura que goste", e FHC soltou nota oficial chamando o autor de forjador de dossiês. A Veja, antecipadamente, já tinha na última edição ido nessa linha, de negar a existência do livro, mas de dizer que o autor é bandido.

Agora existe a possibilidade de passar de vidraça a pedra, principalmente porque a destruição de José Serra interessa ao seu rol de inimigos dentro do PSDB. E a Globo, assim como a Folha e outros, até quando vai continuar dando uma de avestruz, censurando a realidade? Passe adiante porque essa bomba não pode ser abafada pela censura dos meios de comunicação "democráticos e livres". 

5 comentários:

  1. A QUESTÃO DO ENVOLVIMENTO DO BANCO DO BRASIL E DA PREVI, O MAIOR FUNDO DE PENSÃO DA AMÉRICA LATINA, DEVE SER INVESTIGADA PELOS ÓRGÃOS COMPETENTES.

    ResponderExcluir
  2. Quem é Ricardo Sérgio? Aqui tem umas informações: http://www.revistaforum.com.br/blog/2011/12/09/a-privataria-tucana-conheca-ricardo-sergio-de-oliveira/

    ResponderExcluir
  3. Branquinho, querido, talvez voce devesse ler o artigo de hoje no globo, do Merval Pereira.
    Não é saudável dar tanto espaço às besteiras.
    Provas com papéis oficiais? Que malandros são esses? São malandros oficiais?
    A CPI não vai sair por que o PT não permitirá. Quer apostar?
    abs

    ResponderExcluir
  4. A grande mídia tentou tornar o livro invisível. Não conseguiu por causa da mobilização pelas redes sociais, blogs, etc. Agora a defesa do Serra e outros se baseia nos seguintes pontos:
    - desqualificação do autor (dizem que é falsificador de dossiês);
    - tudo seria requentado (a Veja e a Folha já tinham publicado boa parte em 2001);
    - as provas são documentos oficiais, e portanto, não têm novidade.

    O meu comentário, em especial sobre esse último tópico, é que um escândalo desses só pode ter sido abafado com acordos entre PT e PSDB, pela governabilidade na posse de Lula. Até o Meireles no BC eles conseguiram emplacar. Caso contrário, Serra jamais teria sido candidato a qualquer outra coisa. E muitos figurões poderiam estar na cadeia.

    A Globo, assim com a Veja, Folha, etc, não gostam de provas com documentos oficiais. Baseiam suas acusações sempre em algum desconhecido, com folha corrida por chantagens, corrupção, sem prova nenhuma, e colocam toda a artilharia no congresso para sair pedindo CPIs, cabeças, etc.

    O PT prestará um grande desserviço se fugir à obrigação de dar todo o apoio a essa CPI. Até aqui o PSOL, o PDT e o PC do B têm jogado pesado, com o apoio de alguns petistas que foram caluniados e arrasados pelas baixarias tucanas.

    Precisamos apurar tudo, de mensalão à privataria, botar todo mundo que o mereça na cadeia, ressarcir o dinheiro roubado, fazer justiça.

    Merval pode tentar desqualificar tudo, dizendo que é besteira, que não merece tanto estardalhaço, etc. Se é assim, porque a Globo se nega, em todos os seus meios, a admitir que um livro best-seller não existe? O que eles temem? Até aqui, só o PT foi achincalhado pelos seus erros, mas a bandidagem que roubou o país por 500 anos está aí, solta, posando de vestal.

    ResponderExcluir
  5. "E que os antigos militantes do PT, aqueles que sentiram na pele todo o terror dos anos FHC, não deixem que os atuais parlamentares, por interesses outros, façam corpo mole em relação à CPI." Branquinho, parabéns pela lucidez da análise.

    ResponderExcluir