sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Privataria Tucana : PT garantiu a CPI, mas...

Depois de reconhecidas e confirmadas as assinaturas sem duplicidades, o número de deputados que subscreveram o pedido de CPI para investigar denúncias de corrupção no programa de privatização foi de 184. Destes, 67 são deputados federais do PT, de uma bancada de 87. Entre os 20 que não assinaram, por razões que cabe aos eleitores deles perguntar-lhes, estão Jilmar Tatto (SP), Cândido Vacarezza (SP), Benedita da Silva (RJ), José Airton (CE), Arlindo Chinaglia (SP), Marcos Maia (presidente da Câmara), Rui Costa (BA) e Zeca Dirceu (filho do Zé Dirceu) (PR). Como o livro faz acusações a Rui Falcão, presidente do PT, alguns desses deputados deixaram de assinar em solidariedade a ele.

Todos os sindicalistas do PT assinaram, o que é um bom sinal. Berzoini fez questão de sair na foto da entrega da documentação, bom sinal também. Ontem aconteceu em São Paulo um debate sobre o livro Privataria Tucana e o Silêncio da Mídia, com Amary Ribeiro Jr, o deputado Delegado Protógenes (PC do B) tendo presente a presidente do Sindicatos dos Bancários de SP, o que é bom sinal também de que aqueles que sofreram na pele os anos de chumbo de FHC ainda têm sangue nas veias.  O apoio do PT será decisivo para o desdobramento da CPI, principalmente dos militantes e ex-militantes que têm condição de pressionar lideranças sindicais e deputados eleitos a partir do movimento sindical.

Se José Serra aparecesse morto, até por uma bolinha de papel, teríamos um caso para Agatha Christie escrever. Seus inimigos estão em todo lugar. Quatro deputados do PSDB e cinco do DEM assinaram o pedido de CPI. Dos outros tradicionais aliados, 3 do PPS e 6 do novo PSD, que agrega um monte de gente que apoiou serra, também colaboraram com estacas para o peito do vampiro. Como o número necessário de assinaturas é de 171 deputados (não confundir com deputados 171), essas 18 assinaturas foram essenciais para atingir o mínimo necessário.

Segundo o deputado Protógenes, não é mais possível retirar os apoios,  e só há duas possibilidades para a CPI : ser instalada ou ser arquivada. Vem aí o recesso, mas no início do ano que vem é bom estar todo mundo atento para fazer pressão pela instalação da CPI. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário