quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

FANOAPÁ 0004 - Superexposição em redes sociais

Em dois dias, dois casos distintos de Falta de Noção que Assola o País foram divulgados na grande mídia:
- um adolescente disse que tinha um padrão de vida elevado e que possuía muitos eletrônicos caros em sua casa. Um conhecido leu, conseguiu tirar uma cópia da chave da casa do exibicionista e entregou a ladrões para fazerem a limpa;
- uma pessoa disse pela rede social que iria viajar. Bandidos que conseguiram seu endereço foram lá, roubaram tudo e ainda mandaram uma gracinha para o lesado : "da próxima vez, avisa de novo!"

Na semana passada, o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, assumiu erros na política de privacidade da sua rede social, e confirmou ter havido vazamento de informações dos usuários para outros fins. Não é boato: pode-se fazer muitos usos dos dados de quem os disponibiliza nas redes sociais.

Hoje em dia os profissionais de Recursos Humanos e empresas vasculham as redes para saber mais sobre as pessoas que contratam. E se estão vazando informações confidenciais para o público em geral. Isso dá até demissão por justa causa (ou por justa falta de noção). Além disso há o risco de roubo de senhas, de identidades, que podem prejudicar os donos dos perfis.

É por essas e outras que deixo minhas contas nas redes sociais crescendo capim. Servem só para alguém me achar e, se for interessante para mim, fazer contato. No mais, estou com uma penca de gente querendo minha amizade nas redes, mas por segurança minha e deles, não aceito ninguém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário