quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

SP : O mistério das favelas inflamáveis

Pesquisa do IBGE divulgada ontem mostrou que mais de 11 milhões de brasileiros vivem em "aglomerados sub-normais", ou seja, ocupações em locais públicos ou particulares. Isso não quer exatamente dizer que só tenhamos esse número de pessoas morando mal, mas essas são as que estão em terrenos ocupados, sem documentação. Moram em habitações precárias muito mais pessoas que esse número, mas estão em terrenos sem questionamento.

O Rio tem o maior número de pessoas morando em favelas, e a maior delas, a da Rocinha. Apesar da concentração e dos materiais precários usados nas habitações, é raro ver no Rio uma favela pegar fogo. É mais fácil desabar nas chuvas. Já em São Paulo, chama a atenção a frequência de incêndios em favelas, e que destroem tudo. Parece que Thomas Malthus andou elaborando políticas para os demo-tucanos que comandam estado e município. Ou então ele é dono de terreno ocupado por lá...

A Presidente Dilma, que não tem visão malthusiana, mandou imediatamente para o local três ministros para articular ações como a inclusão das pessoas que perderam suas casas no programa Minha Casa, Minha Vida, além de amparo social. Se as autoridade de São Paulo são incompetentes para tratar de assuntos sociais, o governo federal intervém.

Isso não é de hoje. Veja também:
http://blogdobranquinho.blogspot.com/2010/08/sp-favelas-mais-inflamaveis-que-no-rio.html
http://blogdobranquinho.blogspot.com/2010/09/sp-fogo-queima-mais-uma-favela.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário