quinta-feira, 12 de julho de 2012

COPOM : SELIC ladeira abaixo

Ontem a taxa básica de juros SELIC caiu mais 0,5% e agora está em 8%, outra mínima histórica. O tal "mercado" já diz que na próxima reunião vai ter outra queda igual, mas espera que pare por aí, em 7,5% até o fim do ano.

Queria saber como estão os apostadores que fizeram contratos futuros de juros para janeiro quando a mídia, os "analistas" e os "economistas de retrovisor" diziam que 2012 terminaria com os juros na faixa de 9%. Vai ter gente perdendo com essa jogatina.

Se a queda da SELIC é motivo de comemoração e, pelo visto, podemos chegar a 7% no fim do ano contra uma inflação abaixo de 5%, para o consumidor e para os tomadores de empréstimos as coisas não melhoraram tanto. Os juros altos levam à inadimplência, que por sua vez leva a culpa para os juros serem altos. Se os juros baixarem de fato, os empréstimos forem renegociados em volume grande e se restituir a capacidade de pagamento aos endividados, a economia se reaquecerá com as pessoas comprando mais deixando menos dinheiro para os banqueiros e financeiras.

As taxas de juros continuam absurdas, não estão variando negativamente como a SELIC, e os bancos estão burocratizando mais o crédito a custo menor, e mantendo tudo exatamente como antes para os de maior risco. O cliente vai ao banco pegar um empréstimo e sai de lá sem um naco do dinheiro sobre o qual pagará os juros que se dizem ter baixado, porque terá que pagar por um fundo de garantia de operação, mais o imposto, tarifas, etc.

Recomendo que se veja o vídeo do link abaixo para ver que até em banco público há o discurso de fidelidade à política do governo com práticas do oligopólio financeiro privado.
http://globotv.globo.com/globo-news/conta-corrente/v/economista-analisa-queda-da-taxa-de-juros-no-brasil/2032485/

Nenhum comentário:

Postar um comentário