segunda-feira, 9 de julho de 2012

GOLPE : E-mail captura dados do cartão Sodexo

Uma amiga que sequer possui o cartão Sodexo (vale-alimentação, entre outros produtos da empresa) recebeu o e-mail abaixo. O mesmo esquema que apavora o consumidor, caso possua o cartão, a ponto dele correr atrás de saber o que houve e sair clicando em tudo que é link.

Comprovando que bandido não conhece bem a língua portuguesa, o texto tem erros crassos:
- uma vírgula a mais na primeira frase;
- erro de pontuação, de concordância e da palavra "casa" no lugar de "caso", no segundo parágrafo.

Não é comum uma multinacional ou qualquer grande empresa cometer esse tipo de erros de escrita nas suas mensagens, o suficiente para a desconfiança.

O link do botão ACESSAR, na mensagem original, direciona para http://codebloog.com/wp-content/plugins/highlighter/libs/temp/cadastro/ , um endereço que nada tem a ver com o site brasileiro da empresa (sodexo-br) ou com o internacional (sodexo.com). Certamente o preocupado usuário chegaria a telas de colocação de nome, senha e CPF, que seriam capturados pelos fraudadores, permitindo a clonagem. O nome disso é "phishing". Com os dados, os criminosos fabricam cartões clonados e roubam créditos dos vale-alimentação.

Segue o texto da mensagem falsa.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem original
De: Aviso Sodexo < sac-sodexo@comunica.com >
Para: 
Assunto: Seu cartão sodexo poderá ser bloqueado por falta de atualização
Enviada: 05/07/2012 15:32

Nenhum comentário:

Postar um comentário