segunda-feira, 9 de julho de 2012

FANOAPÁ 0013 - Estudantes alemães desconhecem que Hitler foi ditador

Noutro dia debatia numa lista no Facebook e um jovem sindicalista demonstrou desprezo pela história antes dele entrar no mercado de trabalho, como algo sem aplicação na vida dele. Forte contribuinte para a Falta de Noção que Assola o País - FANOAPÁ , que acha que basta buscar no Google as coisas e pronto: do trabalho da escola ao debate político, tudo estará lá.

Com todo esse aparato tecnológico, entretanto, a pesquisa intitulada "A última vitória das ditaduras?" feita pela Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, mostrou  que metade dos estudantes alemães desconhecem que Adolf Hitler foi um ditador, e que um terço dos jovens entre 15 e 16 anos acha que ele foi um "defensor dos direitos humanos".

Os sem-noção de lá não devem muito aos sem-noção daqui em termos de generalização ou banalização daquilo que não sabem. Perguntados sobre diferenças entre ditadura e democracia, 40% dos estudantes pesquisados disseram ser "tudo a mesma coisa". Segundo o autor da pesquisa, o professor de Ciência Política Klaus Schroeder, esses estudantes não têm qualquer consciência política e não possuem qualquer idéia de conceitos como "liberdade de expressão" ou "direitos humanos".

Uma possível solução seria ampliar a carga horária de disciplinas como História Contemporânea. E a gente pensando que a falta de noção é um problema só nosso...



Um comentário:

  1. Infelizmente a falta de noção é uma praga de assola a era da "informação". Realmente, muita informação e pouquissima absorção de conhecimento.

    ResponderExcluir