quinta-feira, 19 de julho de 2012

Greves : Dilma começa a perder o controle social

Lula conseguiu ter 8 anos de movimento sindical praticamente pacificado. Não houve grandes greves no seu governo. O preço foi a descaracterização da CUT, principal central sindical, através da cooptação de lideranças com cargos e privilégios, além da afinidade dos petistas que a dirigem com a tarefa de não fragilizar o governo. Lula só foi atacado pela direita. Até o MST entrou no esquema.

Com Dilma o movimento sindical perdeu força no governo. Além disso, muitos anos de peleguismo causaram insatisfação na base das categorias, que logo começarão a depor essas lideranças corrompidas pelo governo. A prova está aí: greves e mais greves no setor público, de professores e funcionários das universidades federais a ministérios.

Não adianta vir com o discurso tecnocrático e não apresentar melhorias para as categorias, algumas delas com salários congelados há 3 anos. As propostas orçamentárias de reajuste contidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias não contemplam os funcionários e as greves continuam, algumas há mais de dois meses. Dilma, diferentemente de Lula, não tem o carisma nem o poder que ele tinha sobre os movimentos sociais. E agora não adianta tentar comprar as lideranças, porque todo mundo está vendo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário