segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

YOUTROUXA 0066 : "Figueiredo vetou a Copa do Mundo no Brasil pelo bem do povo"

Começamos 2014 com a temporada de caça à Copa do Mundo. A mídia, setores ditos de esquerda e a direita em geral colocaram como arena para disputas políticas os acessos aos estádios. Vi num programa televisivo a seguinte análise: se a Copa der certo, Dilma pode se favorecer. Se der errado, pode se prejudicar nas eleições.

Claro que nessas "análises" com o dedo no gatilho não se observa a imagem do país no exterior, os impactos sobre a economia pelas incertezas, a possibilidade de um rastro de destruição por interesses políticos paroquiais e principalmente se a população não quer a Copa do Mundo. A própria Globo está numa posição paradoxal: como pode pregar o fracasso da Copa se a audiência dos seus programas esportivos até a final estará ligada a esses eventos? O que ganharia com seus veículos e prédios sendo atacados, se no ano passado, que houve o efeito surpresa, não conseguiram encaixar um golpe para derrubar Dilma?

Agora vem a imbecilidade distribuída pelas redes sociais como a da imagem deste post. Parece que o general-ditador Figueiredo foi bonzinho ao vetar a Copa do Mundo no Brasil em 1983. Os de pouca memória, manipulados pelos de pouco caráter, dirão que Lula e Dilma são inimigos do povo porque trouxeram um evento que gastou R$ 7 bi em estádios, quando poderia fazer hospitais, escolas, etc. Já o ditador Figueiredo, aquele que disse que preferia o cheiro dos cavalos ao do povo, era o grande benfeitor.

Mas ninguém pergunta: quantas escolas, universidades, postos de saúde e hospitais Figueiredo deixou de legado? O que fez pelas favelas e pela seca do Nordeste? Quem vasculhar não encontrará muita coisa além de discurso demagógico. Em 1983 havia uma crise econômica mundial e o Brasil estava comprometido até a alma com programas do FMI, que controlava as nossas despesas e jamais aceitaria um gasto desses. Não foi uma decisão soberana, mas uma imposição estrangeira, mais uma que nossos dóceis generais entubaram.

Anos depois Lula liquidou as dívidas com o FMI, o Brasil constituiu reservas gigantescas e a economia permitiu fazer a Copa e a Olimpíada com ganhos para a economia e principalmente para a população, que poderá ter em casa grandes eventos esportivos. Vai, trouxa, homenageia o Figueiredo...

2 comentários:

  1. A PAIXÃO CEGA! VC POR ACASO PRECISA OU JÁ USOU SERVIÇOS DO SUS, ENTRE NUM PA DE UM HOSPITAL PÚBLICO E CONSTATE O ABANDONO DESSE GOVERNO. DÁ IMPORTÂNCIA A COPA DO MUNDO E OLIMPIADAS NA SITUAÇÃO QUE O PAÍS ESTA, SÓ SENDO CEGO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2014/02/atendimento-pelo-sus-melhora-com-mais-medicos-no-centro-oeste-mg.html

      Excluir