terça-feira, 31 de agosto de 2010

Lei da Ficha Limpa x registro de Roriz : quem vence?

Daqui a pouco o TSE deverá julgar o recurso do candidato ao governo do DF, o ex-governador Joaquim Roriz (PSC), que teve o registro indeferido pelo TRE por enquadramento na Lei da Ficha Limpa. Roriz renunciou ao mandato de senador em 2007 para escapar à cassação, envolvido em escândalo de propina paga por um empresário de transportes.

É a prova de fogo da Lei da Ficha Limpa. Se ela viger para valer, Roriz será impedido de se candidatar, e terá que recorrer ao STJ. Se Roriz vencer, perde a lei, e perdem todos os 4 milhões de signatários que se articularam em torno do projeto de lei de iniciativa popular, e acreditaram ser possível eliminar da política os corruptos.

Eu acho que Roriz vai perder no TSE, e a batalha final ficha limpa x ficha suja ficará para o STJ, o que poderá acontecer depois das eleições. Seria péssimo para o DF, que depois da crise institucional iniciada no escândalo do mensalão do DEM que resultou num governo-tampão inexistente na prática, pode se ver paralisada na expectativa de uma deliberação judicial para apontar o vencedor das eleições.

Um comentário:

  1. Pode ser que eu me engane. Tomara! Mas, acho que a Lei da ficha limpa vai virar letra morta pelas mãos de Joaquim Roriz. Abraço, Lucio Faller, Vitoria-ES.

    ResponderExcluir