quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Recall das próteses de silicone : Dilma manda fazer cirurgias de graça

O problema com as próteses de silicone fora de especificações vai quebrar no bolso do contribuinte, porque as autoridades brasileiras simplesmente acreditaram na certificação de produtos pelos governos de outros países. Não é porque algo é fabricado em países tidos como desenvolvidos, como a França e Holanda, que o Brasil deva aceitar como válido. Tem que testar aqui também. Fraudes acontecem em todo o mundo. Depois da porta arrombada, agora a ANVISA vai fiscalizar os fabricantes no exterior. Essa omissão, que já vem de 20 anos, vai custar caro em recursos e pode ter prejudicado a saúde de muitas pessoas.

Com a escandalosa fraude da empresa francesa PIP e de outra empresa holandesa colocada como suspeita, cerca de 20.000 mulheres que usaram as próteses de silicone, seja por razões de saúde, como o câncer de mama, seja por vaidade, nas cirurgias estéticas, terão que trocar suas próteses. A presidente Dilma Roussef determinou que exames e cirurgias em pessoas cuja prótese tenha tido problemas serão gratuitos pelo SUS, e poderão ser também feitas por convênios, por prioridade com a saúde da mulher. Embora a França e Alemanha tenham recomendado a substituição das próteses, a Grã-Bretanha disse não haver provas necessárias para sugerir a troca. 

Por ironia do destino, Dilma foi caluniada nas eleições passadas pelo neo-coronel cearense Tasso Jereissati como "liderança de silicone", falsa.  Seguem as regras do SUS para o "recall":


PRÓTESES DE SILICONE

Governo define regras para atendimento

Pacientes com implantes das próteses de marca PIP e Rofil que apresentarem problemas de ruptura serão atendidas pelo SUS.
As pacientes com implantes das próteses de marca PIP e Rofil que apresentarem problemas de ruptura serão atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão foi anunciada na tarde desta quarta-feira (11/01) pelo Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em conjunto com as Sociedades Médicas de Especialistas: Sociedade Brasileira de Mastologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Conselho Federal de Medicina, bem como o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor/Ministério da Justiça.
De acordo com o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, o atendimento às mulheres que tenham problemas com as próteses fraudadas é uma prioridade para a saúde da mulher.
O governo decidiu as seguintes medidas:
1. Os portadores de próteses (PIP e Rofil) desde 2004, serão chamados para avaliação clínica nos serviços de saúde;
2. Serão elaboradas diretrizes de avaliação, diagnóstico, conduta e acompanhamento em conjunto com as sociedades médicas e Ministério da Saúde, divulgadas oportunamente;
3. O tratamento cirúrgico de substituição das próteses identificado mediante as diretrizes supracitadas será considerado reparador;
4. Até o momento, não há evidências que justifiquem a remoção e substituição preventiva das próteses em questão;
5. A qualquer tempo que sejam diagnosticadas alterações clínicas ou ruptura da prótese, o tratamento cirúrgico será de caráter reparador;
6. Os eventos adversos devem ser notificados à Anvisa, através do site www.anvisa.gov.br;
7. Serão realizadas reuniões periódicas deste fórum, para o acompanhamento das ações definidas nesta reunião, o que possibilitará a revisão das decisões e novas orientações.
Atendimento à imprensa 
Assessoria da Anvisa – (61) 3462-5499.

Nenhum comentário:

Postar um comentário