quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Globo quer limitar "Comissão da Verdade". Medo?

Sintomáticas as colunas do "imortal" Merval Pereira no jornal O Globo dos últimos dias: dedica-se a apresentar documentos e depoimentos de pessoas defendendo a tese da separação da apuração dos crimes da ditadura militar de qualquer possibilidade de punição aos seus executores. O tom de "deixa disso" a favor de não mexer com a corja que matou, torturou, desapareceu com gente, cometeu arbitrariedades de todos os tipos está presente nos artigos. O de ontem foi o "Conciliação (ainda)".

Mesmo desacreditada, a Comissão da Verdade é para alguns um pesadelo. Inclua-se neles a mídia que colaborou com a ditadura, promovendo auto-censura, demitindo profissionais, dedurando gente, encobrindo crimes, dando recursos para o "combate à subversão". Pesadelo no sentido da música do MPB4, que na época que foi lançada era uma espécie de ameaça aos que cometeram crimes sem acabar com todos os seus opositores, e um alerta para a volta deles para fazer justiça. Aos que temem que se jogue luz sobre o passado vai a estrofe : "que medo você tem de nós, olha aí...". Vale a pena relembrar:

Pesadelo - MPB4

Quando o muro separa uma ponte une
Se a vingança encara o remorso pune
Você vem me agarra, alguém vem me solta
Você vai na marra, ela um dia volta

E se a força é tua ela um dia é nossa
Olha o muro, olha a ponte, olhe o dia de ontem chegando
Que medo você tem de nós, olha aí

Você corta um verso, eu escrevo outro
Você me prende vivo, eu escapo morto

De repente olha eu de novo

Perturbando a paz, exigindo troco
Vamos por aí eu e meu cachorro
Olha um verso, olha o outro
Olha o velho, olha o moço chegando
Que medo você tem de nós, olha aí

O muro caiu, olha a ponte
Da liberdade guardiã
O braço do Cristo, horizonte
Abraça o dia de amanhã

Olha aí...
Olha aí...
Olha aí...

2 comentários:

  1. Tenho uma prima distante que casou com um cara rico e é chamada de "doutora", fez um cursilho de decoração e vive enfeitando a casa de endinheirados otários e presunçosos.
    Alguém entendeu a correlação??? Nem eu mesmo!!!
    Desvincular o "doutor" Roberto Marinho da ditadura como manipulador-mor da desinformação naquela época também não dá para entender.
    E a Proconsult, alguém consegue desvincular a Globo da tentativa de desmobilizar o povo do Rio contra o Brizola, também não dá para entender.
    Mas o BBB todos gostam de ver as putarias.
    Já dizia um comercial da Odebrech: "Somente a Educação salva esse país".
    Mas as verbas da Educação estão sendo desviadas para alimentar as bolsas dos programas do governo "Continuem burros e levem um tostão".
    Também não dá para entender.

    ResponderExcluir