domingo, 15 de janeiro de 2012

Cracolândia : A derrota de Alckmin e Kassab

Depois de fazer grande alarde com a operação policial que desalojou uma multidão de viciados da região conhecida como Cracolândia e mostrar a mídia cenas de limpeza do local, agora as autoridades não sabem o que fazer com a volta dos mortos-vivos da droga ao local, com o apoio de entidades de defesa dos direitos humanos e críticas do Ministério Público e de profissionais de saúde.

Pior: a "higienização" da Luz seria uma ação pedida pelos especuladores imobiliários para a "requalificação" da área e implantação do projeto "Nova Luz". Na prática, uma ação similar à de retirada forçada de favelas, da implosão (fracassada) do Moinho e outras que os governos demo-tucanos praticam quando pesssoas (ou "não pessoas", como diria Noam Chomsky) se colocam entre os empreendedores e seus lucros em meio ao ambiente público.

São Paulo, estado e capital, parte da premissa que polícia é instrumento de ação social. Estudantes rebeldes? Polícia neles! Professores em greve? Porrada neles! Cracudos na rua? Enxota eles! Alckmin e Kassab estão conseguindo algo inédito: quebrar a blindagem midiática que reserva São Paulo da exposição dos erros dos seus governantes. O pior é que o fascismo demo-tucano está virando exemplo para outros governos de mesmo perfil. Nada a ver com as UPPs do Rio, nem com o programa federal de combate ao crack. Simplesmente, empurrar um problema de um lugar interessante à especulação (e, quiçá, financiamento de campanhas pelas empreiteiras) para outras áreas da cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário