terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Urgente ! Fortaleza em pânico pelos arrastões

Urgente! Parentes começaram a me ligar de Fortaleza reportando o pânico que tomou conta da cidade a partir da greve dos policiais. Um grande arrastão, com mais de 50 pessoas, vinha pela Av. Santos Dumont e o comércio todo fechou. Pararam o trânsito e assaltaram motoristas próximo ao trilho. Em shoppings há seguranças armados postados em pontos estratégicos para reagir a invasões. O centro da cidade parou e há relatos de saques a supermercados nos bairros. Pessoas se refugiam em prédios de escritórios, evitando ficar na rua, ou em bancos e lojas. O shopping Center Um teria sido saqueado, em pleno centro comercial da Aldeota.

A grande mídia do Ceará até aqui ou não sabe de nada ou já faz o tradicional bloqueio de más notícias, aquele que em outros anos escondia epidemias de dengue e cólera nos meses de maior fluxo turístico e em seguida apareciam, do nada, milhares de casos. Apenas as redes sociais e o site do jornal O POVO estão noticiando. Cadê o Governador Cid Gomes? Continua com a política de matar servidor público de fome? Vai continuar desconhecendo a existência da greve? Deveria ligar a TV no programa Barra Pesada ou no Rota 190, segundo dica que recebi agora de uma amiga de Fortaleza. E o PT e o PSB, que fazem parte desse governo, vão ficar calados e submissos, ou chegaram a um ponto de degradação final, de assimilação do ideário neocoronelista?

Pedi para o meu povo de lá para mandar notícias, já que a onda de boataria se espalha com rapidez pelas redes sociais. Fortaleza pode não ter crime organizado como em outras capitais, mas tem a bandidagem capilar, difusa, que rouba qualquer coisa com um caco de vidro na mão, fora os "lanceiros", pessoas que esperam oportunidades ou bobeiras para fazerem furtos. O governo do estado até prometeu reforços das forças armadas, mas, pelo visto, foi mais  uma dessas coisas que ficou no discurso.

O Jornal Hoje, da Globo, acaba de dar a notícia com as habituais críticas aos grevistas, que estariam furando os pneus dos carros da polícia, e mostrando o centro de Fortaleza, na Praça do Ferreira, com o comércio todo fechado. Disse que o governo do estado recorrerá à Força Nacional para policiamento. Nada sobre reivindicações nem sobre as negociações. Menos ainda sobre a intransigência do governo do estado. Essa luta vem de muito longe, ainda da ditadura Tasso/Ciro. Fora a luta geral pela PEC 300, que já rendeu manifestações de policiais na cidade. Vide em http://blogdobranquinho.blogspot.com/2011/01/fortaleza-passeata-de-policiais-pede.html


2 comentários:

  1. Branquinho, caro amigo
    Nunca vi Fortaleza, e Caucaia, como ontem. Parecia uma cidade-fantasma. Lojas fechadas, trânsito quase zero, uma sensação pavorosa de insegurança. Mas, dos males os menores: houve sim ocorrências policiais, homicídios, arrastões. No entanto, também muita especulação. Moro ao lado da Praça Portugal e não vi nem soube de nada. O cearense se resguardou em casa e ficou de butuca ligada.
    Por fim. os policiais militares conseguiram o que queriam e, os civis, entraram em greve. Pode?
    Eia Ceará véi!
    Abraços,
    Lia Serafim

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi o estado do Ceará tão decadente e carente no quadro sócio-político-econômico.
    A saúde um flagelo, a segurança totalmente insegura, a gestão... que gestão???
    O autor intelectual e executor desse menosprezo humano e administrativo encontra-se no palácio do governo estadual.
    Não tem mais jeito e nem explicação.
    Bota esse Cid Gomes para correr daí, façam bom uso de seus títulos de eleitor.

    ResponderExcluir