quinta-feira, 12 de julho de 2012

Globonews : O Brasil está em crise!

Hoje deixei a TV ligada na Globonews e vez por outra passava na sala e via alguma coisa que estava passando. Digno de registro é que durante todo o dia foram colocados números e entrevistas que fariam qualquer pessoa suspeitar que o Brasil é a Grécia, a Espanha, tamanha a negatividade das informações. Ao final do dia a jornalista Leilane Neubarth sentenciou : "já falamos da crise na Europa, agora vamos falar da crise no Brasil". Pronto! Chegou até aqui.

A modelagem midiática da crise se baseia em:
- O PIB pode crescer apenas 1,5% neste ano;
- A SELIC está caindo mas não há efeito sobre a economia;
- O governo estimula a inadimplência e as famílias estão ficando cada vez mais endividadas;
- A indústria está indo para o buraco e não mostra sinais vitais de recuperação;
- Logo teremos desemprego (apesar de estarmos quase no pleno emprego);
- Os impostos estão batendo recordes, sufocando a economia;

Essas coisas a gente tem que salvar em arquivo para depois comentar por comparação com a realidade. No momento, esse tipo de ação midiática quer derrubar as expectativas dos empresários e das famílias, para que se adotem políticas mais conservadoras (redução na produção e redução no consumo) tendo em vista a crise que se instala.

Do que vi hoje apareceu um economista que discordou de tudo, dizendo que o corte de 0,5% da SELIC foi conservador e que o COPOM poderia ter metido logo uma redução de 0,75%. Outro dado interessante, e ruim para os patrocinadores desse tipo de mídia, é que os juros nos bancos estão subindo, mesmo com a queda da SELIC. Queria ver explicarem isso sem baterem no oligopólio dos banqueiros, que faz de tudo para manter as coisas como estão, ou seja, ganhando sempre.

2 comentários:

  1. Interessante que essa é a verdade, a midia nunca diria que o Brasil está em crise, pelo contrario nos ultimos anos vem vendendo que o Brasil cresceu, que somos a bola da vez, que a economia isso e aquilo... só que o Brasil deu um tiro no pé.. Justamente esses itens que eles comentaram serão os itens que irão trazer a Crise para cá... eu acho que não chegamos na copa antes de estourar algo... e acredito que o primeiro estouro será no setor imobiliario...

    ResponderExcluir
  2. Quem vive a economia real, do pequeno e médio negócio e que não vende pra governo , já percebeu que tudo é falso. A estabilidade, o crescimento, frutos de uma bolha criada com o crescimento na marra do salário mínimo, sem a devida compensação de aumento de produtividade.
    A inflação apresentada não é real, basta ver o crescimento dos preço de imóveis, carros, serviços, salários ( nåo entra na conta?), telefonia, energia, etc.
    Vai ser dificil.

    ResponderExcluir