quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Globo vai exibir "Lula, o filho do Brasil" dia 2 de janeiro

Site de direita começou mais essa campanha contra Lula
Fiquei sabendo disso porque a direita raivosa já saiu na frente no Facebook e por e-mails propondo o boicote ao filme que mostra parte da biografia de Lula. O que eles não sabem, aliás, ninguém sabe, é que a Globo é dona dos direitos do filme "Lula, o filho do Brasil". Para que compraram, fica a dúvida. Exibiram em poucas salas, talvez para depois criticarem como ruim de bilheteria, o que não foi o que aconteceu, pois o filme teve público de 850 mil espectadores até o fim de 2011. Concorreu à indicação para o Oscar como filme estrangeiro. Conta a história da vida de Lula até ser líder sindical.

O que a Globo talvez não contasse é que o filme que comprou para que ninguém visse pode levantar a sua audiência na temporada "Festival Nacional", já que, apesar da campanha da emissora e de outros meios do oligopólio de comunicação contra ele, o homem tem 56% das preferências do eleitorado hoje. O Jornal Nacional anda mal das pernas, apesar de líder, e a novela "Salve Jorge" está um fracasso de audiência. Um filme com Lula pode mudar esses números e salvar o Ibope do dia.

Boicotar o filme não serviu para nada que não fosse deixar de faturar. Além do mais, foi divulgado que dos 65% de recursos gastos com propaganda governamental do governo em meios de TV cerca de 80% vão para a Globo, pode ser que queiram dar um "bonus" antes que o governo reveja essa concentração absurda.

Não será exibindo o filme que Lula ganhará mais para a sua imagem, mas para uma empresa de mídia que o odeia fazer isso ou é porque vai ganhar dinheiro, ou vai tentar negociar com o governo, por exemplo, uma eventual Lei de Mídias, a exemplo da Argentina, que irá desmontar um império similar à Globo por lá. Estranho, paradoxal, surreal, mas Marx já dizia que o penúltimo capitalista irá vender a corda para o último se enforcar. A Globo sabe que esse tipo de boicote não surte efeito, porque o telespectador do PIG (Partido da Imprensa Golpista) não assiste nada na TV aberta. A Globo se lasca mas não perde dinheiro. 

Um comentário: