quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Financial Times quer a cabeça de Mantega

Primeiro foi o  britânico The Economist que chiou contra Mantega e Dilma. Agora vem o jornal britânico Financial Times criticar os dois, insinuando que Mantega deveria sair do comando da economia brasileira, com base em um conto de Natal sem graça nenhuma. O desrespeito do FT chamando Dilma de "rena do nariz vermelho" e Mantega de "elfo" foi plenamente aceito e amplificado pelos meios de comunicação colonizados, até que receberam um desmentido do governo sobre a saída de Mantega, que não iria sair de jeito nenhum, com crítica ou sem crítica. O ministro disse que essas críticas são de gente que perdeu com a queda de mais de 5% na taxa de juros, e que o Brasil deixou de ser uma festa para especuladores.

O que tanto a mídia dos especuladores estrangeiros quanto a dos banqueiros nacionais não parece entender é que na economia brasileira quem dá a última palavra é a presidente Dilma Roussef, não importa quem seja o ministro da Fazenda. Que ela manda no Banco Central, que há muito não é mais independente, como queriam os banqueiros. E que ela continuará tentando baixar os juros para acabar de vez com a financeirização da economia, privilegiando os setores produtivos.

A gritaria dos rentistas envolve também críticas ao setor elétrico, onde houve quedas fortes em valores de ações nas bolsas. Sua mídia explora o recente apagão no aeroporto do Galeão, no Rio, para ilustrar que a redução no preço da energia desestimulará investimentos e será um desastre para o país. Dilma desta vez não marcou bobeira, porque sabe que esse povo tem dinheiro para fazer qualquer coisa, até sabotagens, e mandou a Polícia Federal apurar o que houve no Galeão. Eles vão espernear muito para não largar o osso saboroso do dinheiro fácil sem trabalho na especulação no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário