segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Megauploads : Uma nuvem que vira poeira

Conheço muita gente que diz que a forma mais segura de guardar dados é nas "nuvens", ou seja, em servidores remotos, fora de casa, teoricamente imunes à espionagem e a acidentes como incêndios, roubos, desabamentos, vírus, etc.

O encerramento do site Megauploads é um contra-exemplo significativo: desde que o site foi tirado do ar por suspeita de pirataria, as pessoas que tinham suas informações depositadas na "nuvem" provida por ele não conseguiram mais acessar. Fotos, documentos, dados confidenciais, tudo que as pessoas acreditavam estar num lugar seguro, agora estão inacessíveis.

Pior: o governo americano copiou parte dos arquivos como provas e agora os sites que têm os servidores que hospedam as informações do Megauploads podem vir a deletar os dados por falta de pagamento! Cerca de 50 milhões de usuários estão agora agarrados a uma nuvem de poeira. Fica a lição para quem acha que fazer backups e guardá-los em locais seguros não é uma boa opção. 

2 comentários:

  1. Péssimo contra-exemplo. Até o ex-presidentO (presidento, vamos criar um substantivo de três gêneros na nova gramática petista) Lula, que nunca sabe de nada, sabia que o megaupload era uma nuvem, sim, de pirataria. Serviços de backup remoto sérios existem, funcionam, e são confiáveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior do que a pirataria é a insensatez do anonimato, e estou sendo bem cordial.
      Sua opinião, mesmo que contrária e arrogante, ou até mesmo "viajando na maionese", o que é o caso, será sempre válida.
      Como dizia o Cazuza: "Brasil, mostra tua cara"!
      Sai de trás do armário, Mané!

      Excluir