sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Hipocrisia : Folha censura blog satírico

Quem abrir o link http://desculpeanossafalha.com.br/ , tomará ciência de uma denúncia gravíssima: há 92 dias o blog, que teve o nome original de Falha de São Paulo, está censurado pelo maior jornal do país, que vive se fazendo de arauto da liberdade de imprensa e de expressão. Meteram um processo contra o ínfimo blog por uso indevido da marca e por danos morais, exigindo uma indenização absurda.

Julian Assange, fundador do Wikileaks, que tem convênio com a Folha para divulgação em primeira mão dos documentos vazados do governo americano, disse que a Folha não deveria censurar o pequeno blog. Os Repórteres Sem Fronteira vão no mesmo caminho, e pedem que a Folha retire o processo.

Isso lembra um processo da década de 70 da multinacional Kibon contra o fabricante de sorvete Hébon, do Rio de Janeiro, uma pequena fábrica local. O processo moveu a sociedade por causa da assimetria de forças. A multinacional venceu, e a Hébon passou a se chamar Sorvete Sem Nome, bem mais conhecida justamente por causa da repercussão do caso, e abriu várias lojas no Rio. No caso da Folha, além da assimetria, está a sua intolerência com a crítica, fazendo valer o seu imenso poder econômico para calar vozes distoantes. Ainda vão falar de censura?

Nenhum comentário:

Postar um comentário