quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

PSDB e DEMO votam contra soberania no pré-sal

Ontem foi votado na Câmara dos Deputados o modelo de partilha dos recursos que serão obtidos com a exploração do petróleo da camada pré-sal. Passou a proposta do governo, de criação do Fundo Social, que destinará recursos para a educação, saúde e esportes. De contrabando, foi aprovada a emenda Simon, que destina recursos do pré-sal para todas as unidades federativas, eliminando os "royalties" que interessam principalmente ao Rio e Espírito Santo. Lula deverá vetar esse item, abrindo discussão sobre mecanismos de compensação dos estados que hoje recebem "royalties" e não recebem ICMS pelo petróleo, que poderão falir sem esses recursos.

O mais importante foi que o novo sistema eliminará o atual mecanismo de concessão. Agora a produção terá que ser partilhada entre quem explorar e a União. Os leilões terão por critério de decisão a maior parcela a ser oferecida à União. A Petrobrás será a única operadora dos campos, podendo formar parcerias com um mínimo de 30% de participação.

Um projeto dessa envergadura, que fortalecerá a Petrobrás e dará recursos para o Brasil dar um salto de qualidade nos seus investimentos sociais deveria ser uma unanimidade dos políticos. Não foi. O PSDB e o DEMO, mesmo tendo recebido um duro recado nas urnas, votaram contra, porque atendem aos interesses externos, do capital internacional, que era favorecido com o sistema de concessão. Não querem saber de Fundo Social, de resgatar o povo da miséria. Que afundem junto com as brocas de prospecção da Petrobrás, e vão ser anti-brasileiros lá nas profundas.

Confira aqui quem foram os traíras. Aqui vai um resumo por partidos:

Por 204 votos a favor, 66 contra, 2 abstenções e 3 obstruções, os deputados aprovaram na noite desta quarta-feira (1º) o projeto do marco regulatório do pré-sal, que institui o modelo de partilha e cria o Fundo Social. Os 71 traidores (66 contra + 2 abstenções + 3 obstrução) votaram contra o povo brasileiro ficar com uma parcela maior da riqueza, e entregá-las para os estrangeiros. Por isso o voto dele significa que foi um voto de lesa-pátria e de lesar o povo brasileiro.

Tucanos e DEMos são os partidos mais traidores do Brasil:

PSDB: 94% de traição (34 do contra e 2 a favor)

DEMOS: 92% de traição (22 do contra e 2 a favor)

PR: 33% de traição (7 do contra e 14 a favor)

PPS: 25% de traição (1 do contra e 3 a favor)

PV: 13% de traição (1 do contra * Gabeira, e 7 a favor)

PDT: 13% de traição (2 do contra e 13 a favor)

PSB: 11% de traição (2 do contra e 16 a favor)

PMDB: 3% de traição (1 do contra * Raul Henry, e 37 a favor)

PTC: só um deputado presente (Paes de Lira/SP) e fez obstrução.

PCdoB, PHS, PMN, PP, PRB, PSC, PSOL, PT, PTB só tiveram votos a favor, nenhuma traição.

O levantamento não levou em conta os deputados faltosos, computando apenas os que compareceram à sessão.






Nenhum comentário:

Postar um comentário