quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Lula: a alegria dos banqueiros

Os 87% de aprovação de Lula no fim do mandato incluem até gente da elite, que gostou de ganhar dinheiro com o seu modo de governar. Roberto Setúbal, dono do Itaú, declarou que Lula foi o maior presidente da história do Brasil. Não só ele, mas se os demais banqueiros fossem sinceros diriam o mesmo e até mais: nunca na história deste país os banqueiros ganharam tanto dinheiro.

Lula nunca peitou a banqueirada. Manteve o representante da classe endinheirada no Banco Central, mantendo as altas taxas de juros do financiamento da dívida pública por todo o período, mesmo tendo baixado dos 24% herdados de FHC para os 11% de hoje.

Nunca se concentrou tanto o sistema bancário, com a absorção dos bancos menores pelos maiores. E nunca os banqueiros tiveram tanta confiança no controle social de Lula: os salários dos bancários praticamente não subiram nos 8 anos de governo, graças aos dirigentes sindicais amestrados, que aceitavam qualquer migalha.

No apagar das luzes do governo Lula, esses mercenários manipularam o funcionalismo do BB para induzi-los a doar metade do superávit da PREVI para engrossar os lucros do banco. É por essas e outras que os banqueiros deram tanto dinheiro para a campanha da Dilma. Bom, deram pro Serra também, afinal, com eles só tem o ganha-ganha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário