quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

VEJA leva uma dura do Presidente da CGU

Tanto ódio e rancor da revista Veja deve ter razões econômico-financeiras com base no governo Lula, além das ideológicas e do preconceito contra trabalhadores e pobres. Mesmo com Lula tendo 87% de aprovação ao fim do mandato, contra 26% de FHC ao entregar os escombros do Brasil a Lula em 2003, e sendo considerado o recordista mundial de aprovação, os caras continuam batendo pesado, e o chamaram seu governo de "o mais corrupto da história" na Retrospectiva de 8 anos de Lula, nas bancas.

Essa afirmação bateu de frente com o trabalho da Controladoria Geral da União, que vem fazendo um trabalho sério de estruturação de controles para combater a corrupção. No governo Lula, mais de 2.800 funcionários públicos foram demitidos por práticas anti-éticas, inclusive diretores de estatais, a partir dos controles internos. A Polícia Federal botou muita gente fina na cadeia, nem que fosse por uns dias, e até um governador experimentou a frieza da cela. E o Portal da Transparência tornou-se referência mundial reconhecida pela ONU, OCDE e vários organismos internacionais de combate à corrupção.

Aí vai a íntegra da carta do Ministro Jorge Hage à VEJA. Eu não patrocino essa baixaria, não comprando a Veja e similares, e você, leva esse lixo para casa?

"Sr. Editor,

Apesar de não surpreender a ninguém que haja acompanhado as edições da sua revista nos últimos anos, o número 52 do ano de 2010, dito de "Balanço dos 8 anos de Lula", conseguiu superar-se como confirmação final da cegueira a que a má vontade e o preconceito acabam por conduzir.

Qualquer leitor que não tenha desembarcado diretamente de Marte na noite anterior haverá de perguntar-se "de que país a Veja está falando?".

E, se o leitor for um brasileiro e não integrar aquela ínfima minoria de 4% que avalia o Governo Lula como ruim ou péssimo, haverá de enxergar-se um completo idiota, pois pensava que o Governo Lula fora ótimo, bom ou regular.

Se isso se aplica a todas as "matérias" e artigos da dita Retrospectiva, quero deter-me especialmente às páginas não-numeradas e não-assinadas, sob o título "Fecham-se as cortinas, termina o espetáculo". Ali, dentre outras raivosas adjetivações (e sem apontar quaisquer fatos, registre-se), o Governo Lula é apontado como "o mais corrupto da República".

Será ele o mais corrupto porque foi o primeiro Governo da República que colocou a Polícia Federal no encalço dos corruptos, a ponto de ter suas operações criticadas por expor aquelas pessoas à execração pública? Ou por ser o primeiro que levou até governadores à cadeia, um deles, aliás, objeto de matéria nesta mesma edição de Veja, à página 81?

Ou será por ser este o primeiro Governo que fortaleceu a Controladoria-Geral da União e deu-lhe liberdade para investigar as fraudes que ocorriam desde sempre, desbaratando esquemas mafiosos que operavam desde os anos 90, (como as Sanguessugas, os Vampiros, os Gafanhotos, os Gabirus e tantos mais), e, em parceria com a PF e o Ministério Público, propiciar os inquéritos e as ações judiciais que hoje já se contam pelos milhares? Ou por ter indicado para dirigir o Ministério Público Federal o nome escolhido em primeiro lugar pelos membros da categoria, de modo a dispor da mais ampla autonomia de atuação, inclusive contra o próprio Governo, quando fosse o caso? Ou já foram esquecidos os tempos do "Engavetador-Geral da República"?

Ou talvez tenha sido por haver criado um Sistema de Corregedorias que já expulsou do serviço público mais de 2.800 agentes públicos de todos os níveis, incluindo altos funcionários como procuradores federais e auditores fiscais, além de diretores e superintendentes de estatais (como os Correios e a Infraero).

Ou talvez este seja o governo mais corrupto por haver aberto as contas públicas a toda a população, no Portal da Transparência, que exibe hoje as despesas realizadas até a noite de ontem, em tal nível de abertura que se tornou referência mundial reconhecida pela ONU, OCDE e demais organismos internacionais.

Poderia estender-me aqui indefinidamente, enumerando os avanços concretos verificados no enfrentamento da corrupção, que é tão antiga no Brasil quanto no resto do mundo, sendo que a diferença que marcou este governo foi o haver passado a investigá-la e revelá-la, ao invés de varrê-la para debaixo do tapete, como sempre se fez por aqui.

Peço a publicação.

Jorge Hage Sobrinho

Ministro-Chefe da Controladoria-Geral da União"

Um comentário:

  1. Caro Branquinho,

    Comecei a receber essa porcaria cerca de 8 semanas antes do 2º turno, porque "queriam me dar mais uma oportunidade de renovar a assinatura" que no longínquo passado eu já havia cancelado.
    Um lixo só! Não sou petista, participo da oposição ao governo Lulla, mas o viés de extrema-direita dessa revista, digo panfleto partidário do Psdb/Dem, dá nojo, de tão vil e rasteira.
    Todos os exemplares recebidos gratuitamente já foram para o único lugar onde cabem, o lixo, pois não servem nem para receber as fezes do meu cachorro.
    Parabéns pelo seu blog, que continue denunciando a imprensa domesticada pelos poderosos de plantão, e um feliz 2011, se possível.

    Luiz Guilherme Mendes de Moraes,
    Rio

    ResponderExcluir