sábado, 11 de dezembro de 2010

Tasso : ódio e rancor até o último discurso

Depois de ser esculachado com uma derrota significativa, o mentor da "Era das Mudanças" no Ceará, Tasso Jereissati, despediu-se no senado com um discurso de 40 minutos de rancor e ódio a Lula, a o PT e a tudo que se possa ter sido feito no Brasil por outro que não seja ele mesmo. E o que fez Tasso ao longo de 24 anos de vida política, até o seu "canto do cisne" no último dia 8?

Em primeiro lugar, ficou muito rico. Em segundo lugar, deixou seus apoiadores ricos. Acabou com a agricultura no Ceará. Quebrou o Banco do Nordeste. Fez do Ceará um paraíso da exploração, com guerra fiscal e incentivo à instalação de empresas explorando cooperativas de mão-de-obra fraudulentas. Tratou com violência os movimentos sociais. Manteve as mídias sob controle, sempre enaltecendo a sua "obra". Intolerância com as vozes distoantes foi a sua marca, mesmo do seu campo aliado. Fez muitos inimigos, e afastou para o campo governista outros a quem maltratou.

Foi para o Senado como uma das principais e mais truculentas vozes tucanas. E perdeu a eleição para dois candidatos aliados de Lula, com o Ceará dando a Dilma uma das suas maiores votações. Chegou a tentar obter o apoio do governo estadual, aliado de Lula, mas mesmo essa humilhação não foi suficiente para tirá-lo, espera-se, definitivamente do cenário político. Caiu em desgraça, e agora vai ter que voltar à vida normal de muito rico, mas sem a marra que tinha anteriormente. Adeus, Galeguim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário