quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Rio : Teleférico do Complexo do Alemão





Durante a cobertura de guerra feita pelas TVs na ocupação da Vila Cruzeiro e Complexo do Alemão, muita gente viu bandeiras hasteadas numa estação de teleférico, e outro tanto soube que bandidos fugiram por galerias de águas pluviais tão grandes que uma pessoa andava em pé. Essas duas obras, além de centenas de novas moradias dignas, fazem parte do PAC do Complexo do Alemão, obras que Lula parcialmente inaugurou ontem, andando num trecho da estação de trem de Bonsucesso até a primeira de seis paradas.

As obras são grandiosas. O teleférico será o maior sistema de transporte por cabos da América Latina. A mídia não dá valor porque vai transportar trabalhadores, pobres, gente que, no entender deles, não merece tais investimentos. Agora sem o domínio do tráfico, andar nas gôndolas ficará mais tranquilo, sem aquela sensação de ser "patinho de estande de tiro". Sem a ocupação policial, o teleférico, que é quase gratuito, certamente faria parte do "mix" de serviços a ser explorado por um traficante ou miliciano, como o gás, gatonet, etc.

Vi de perto as estruturas no dia que ocuparam o Alemão. Coisa grandiosa, uma obra de engenharia espetacular. Tomara que o poder público tenha recursos para a sua manutenção, para que não vire mais um monumento ao descaso. A CEF já botou agência numa das estações, e o Banco do Brasil também colocará a sua. O Alemão virou uma espécie de vitrine do cuidado do poder público com os cidadãos, que fortalece a auto-estima das pessoas em outras áreas para também quererem a libertação do tráfico e das milícias. Ontem mesmo a polícia desmantelou uma milícia em Duque de Caxias a partir de denúncias. Tomara que a moda pegue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário