sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Science : Melhores da década na ciência

A Science Magazine, revista semanal publicada pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) de hoje, traz em destaque as idéias mais geniais (insights) da década e a descoberta do ano. As dez mais da década são:
- Luzes sobre o genoma obscuro - Desde a conclusão do sequenciamento do genoma humano em 2001, cientistas descobriram que importantes informações e funções podem estar no material existente entre os genes (DNA lixo);
- Cosmologia de precisão - o entendimento do universo ganhou nesta década uma teoria padrão que deu à cosmologia a condição de ciência precisa, deixando de ser apenas qualitativa;
- Estudo de DNA fóssil - métodos de pesquisa em biomoléculas de fósseis (DNA, colágeno) abriram novos campos de pesquisa, trazendo informações sobre seres vivos desaparecidos há milhares de anos.
- Água em Marte - seis missões espaciais na década deixaram claro que Marte já teve água em estado líquido, provocando erosões, e possivelmente sustentando a origem de vida.
- Reprogramação celular - pesquisadores descobriram como transformar uma célula de sangue ou pele em uma célula pluripotentes, com potencial para se tornar qualquer célula do corpo.
- Microbioma - Mudou a maneira de ver a ação de micróbios e vírus que habitam os corpos humanos. Cerca de mil espécies, com informação genética 100 vezes maior que a humana, constituem 90% do nosso corpo, e o estudo as relações intercelulares do microbioma pode trazer mais informações sobre doenças.
- Planetas fora do sistema solar - a descoberta de quase 500 exoplanetas na década e da provável abundância no universo de planetas como a Terra criou expectativas de possibilidade de existir formas de vida e melhorou o entendimento da formação de sistemas solares.
- O lado obscuro das inflamações - até esta década associava-se um papel benigno às inflamações, como reconstrutora de tecidos danificados por trauma ou infecção. Agora inflamações são associadas também à ocorrência de doenças como cancer, diabetes, obesidade, doença de Alzheimer, aterosclerose.
- Manipulação da luz e invisibilidade - a criação de "metamateriais" com propriedades óticas bizarras pode permitir, através da transformação ótica, a criação de "mantos de invisibilidade" como na ficção científica.

- Aquecimento global induzido por humanos - na última década os climatologistas convergiram para concluir que o aquecimento global existe, que fenômenos naturais não estão explicam sua ocorrência e que a ação humana é a responsável por isso. O fim da incerteza sobre as causas do aquecimento pode levar a ações políticas mais efetivas.

Para a Science, o destaque de 2010 foi a Máquina Quântica, que abre caminho para uma gama de experimentos sobre as estranhas regras que regem a mecânica quântica ou sub-atômica. Segundo seus inventores, novas pesquisas podem um dia fazer com que um objeto seja colocado em dois lugares ao mesmo tempo ou que uma pessoa possa atravessar um muro. O vídeo deste link (Breakthrough of the year 2010 - The first quantum machine) explica tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário