Rodoviária de Riga |
Pinho de Riga |
A estrada entre Riga e Talin é perigosa. Mão dupla, às vezes sem acostamento, velocidade máxima de 90 km/h, bastante tráfego. Às 12:30 paramos na cidade de Parnu, que fica logo depois de cruzarmos a fronteira da Letônia com a Estônia. São 310 km que percorremos em 4:20h, chegando a Talin às 14:20h. Pela estrada belas paisagens de plantações de pinho de Riga, uma madeira que hoje já não existe no Brasil, bastante nobre. Em alguns trechos se visualiza praias do mar Báltico por entre a barreira de pinheiros.
Estrada Riga / Talin |
Na avenida a menos de 100m há dois trams que levam para áreas centrais da cidade onde praticamente se encontram todos os hotéis. Pode-se pagar direto ao motorista por uma gaveta (o condutor fica num lugar isolado) os 1,60 euros da passagem, que só dá direito a uma viagem.
A cidade não é muito grande em termos turísticos, com quase tudo se concentrando na cidade velha, onde estão também os prédios do governo e algumas embaixadas. No mais, muitos bares, restaurantes, museus e templos religiosos. Na parte mais alta, onde está o parlamento, há 5 mirantes com vistas interessantes. No Museu Marítimo o pouco conteúdo compensa o valor de 4 euros do ingresso com o terraço, de onde se tem uma ótima vista do porto e da cidade.
Talin parece mais cosmopolita que Riga e Vilna. Na arquitetura são visíveis influências russas, suecas e holandesas (Liga Hanseática). Tem ligação direta com a Escandinávia, ficando a 2h de barco de Helsinque, e está nas rotas marítimas que ligam portos russos e finlandeses ao resto do mundo. Muito interessante e diferente das outras duas repúblicas bálticas. Essa foi a primeira impressão.
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