terça-feira, 30 de abril de 2013

Estados Unidos : Miséria na aposentadoria?


Por que no país mais rico do mundo as pessoas estão vendo a aposentadoria mais distante e pior? 

A crise de 2008 trouxe desemprego e menos salários. O crescente custo de despesas médicas aumenta a necessidade de mais poupança para fazer frente aos gastos futuros. A inflação corrói as aplicações financeiras a ponto de uma pessoa perder, em 22 anos, metade do valor real da sua poupança de longo prazo. Os papéis de renda fixa estão pagando bem menos. Fundos de pensão de trabalhadores de grandes empresas e governos passam por sufoco com baixo rendimento das bolsas. 

Com esse cenário e apesar da economia mostrar sinais de lenta recuperação,  milhões de americanos ainda têm uma visão muito ruim quando se trata de sua própria capacidade de se aposentar. Considere estas cinco estatísticas (fonte: Moneynews):

  • 46% dos americanos têm menos de 10.000 dólares guardados para a aposentadoria. 
  • 40% dos baby boomers (geração do pós- 2a guerra mundial) agora pretende trabalhar até morrer. 
  • 36% dos americanos dizem que não contribuem nada para as suas poupanças. 
  • 87% dos adultos dizem que não estão confiantes em ter dinheiro para uma aposentadoria confortável. 
  • Idade esperada de aposentadoria subiu de 63 para 67 anos.

Nos Estados Unidos não há muitas opções seguras de investimentos que produzam rendas acima da inflação. A nossa caderneta de poupança protege os depósitos contra a corrosão inflacionária e ainda dá um trocado a mais, graças à cultura de altas taxas de juros e de inflação elevada. Assim sendo, os 10 mil dólares de 46% dos americanos, considerando-se a aposentadoria aos 65 anos e mais 20 anos de sobrevida, garantirão renda de uns R$ 83 por mês. 

O dado seguinte está bem correlacionado: 40% dos que nasceram após a 2a Guerra Mundial na geração "baby boom" (anos 50, na maioria) e que hoje tem entre 60 e 75 anos, deve trabalhar até morrer. O que também não é fácil num mercado cada vez mais explorador, onde as habilidades e capacidades exigidas inviabilizam o emprego de idosos. 

O terceiro dado também é coerente com os demais, ou seja, se quem tem 10 mil dólares não pode pensar em se aposentar, quem não tem poupança nenhuma tem que trabalhar até morrer. São 76% de norte-americanos com perspectivas sombrias de aposentadoria.

Se 87% dos adultos desconfiam que não terão aposentadoria confortável isso deve incluir os 76% dos grupos anteriores mais 11% que não pouparam os cerca de 1 milhão de dólares necessários a ter uma renda razoável para sobreviver até o fim dos dias ( em torno de US$ 4.000 mensais, o que não é muito por lá) ou desconfiam que seus fundos de pensão ou aplicações em previdência privada ou mesmo o governo apresentarão riscos de realizar as expectativas.


O último dado corrobora os anteriores. Era comum vermos no Brasil excursões de aposentados norte-americanos andando pelas nossas cidades turísticas. De algum tempo para cá, sumiram. 

Hoje no Brasil, na pior hipótese, há o benefício de um salário mínimo INSS para quem tem mais de 65 anos, mesmo que a pessoa não tenha contribuído totalmente. O SUS atende a todo mundo, mesmo com os problemas conhecidos. A Farmácia Popular e alguns programas governamentais dão remédios de graça ou muito barato. Isso pode ser pouco, mas é algum. Nos Estados Unidos o caminho para pessoas nessa situação é a miséria. Viver de caridade, de selos de comida de programas públicos, sem assistência médica, etc. O caminho é o relento ou a casa dos filhos.

Para quem tem previdência complementar todo cuidado é pouco. A época de ganhos fartos, fáceis e seguros da ciranda financeira pode estar no fim, com a redução dos juros da economia. A migração para ativos de maior risco será o caminho dos investimentos dos fundos. Se houver problemas de má gestão desse patrimônio, o sonho da aposentadoria acima do INSS estará ameaçado.

  













segunda-feira, 29 de abril de 2013

BB : Funcionários vão à greve para conter ataque aos direitos

Amanhã (terça) as agências do Banco do Brasil poderão amanhecer fechadas em uma paralisação de 24 horas ou mesmo em protestos atrasando a abertura do expediente. Como normalmente as greves acontecem a partir de setembro, data base dos bancários, os clientes e a população vão perguntar:

"POR QUE PAROU, PAROU POR QUÊ?"

Parou porque viu violência contra direitos dos funcionários. Os bancários, por lei, desde a década de 30, têm direito à jornada semanal de 30 horas. Privilégio? Não! Comprovadamente a atividade leva a altos índices de doenças cardíacas e mentais, daí a jornada não poder ser extensa. Só o Felipão acha que bancário do BB leva a vida na moleza. Pelo contrário: as metas cada vez mais abusivas estão causando mais doenças e denúncias de assédio moral.

Em fevereiro, em vez de buscar cumprir a lei e buscar uma solução para as milhares de ações trabalhistas por descumprimento da jornada legal, a diretoria do BB resolveu aplicar um plano de cargos e funções que reduziu salários e mascarou o problema. Pressionou funcionários para aderirem ao novo plano, ou seja, a aceitar perdas. Não ouviu os representantes dos seus trabalhadores. Enfim, uma medida unilateral, de cima para baixo, violenta porque coage à aceitação das perdas.

O impasse continua. Uma parte dos funcionários cedeu à pressão e aceitou o tal plano. Outra se recusa a aceitar. O BB, que é dirigido pelo Governo Federal, portanto a Presidente Dilma é a chefe maior, parece não ter mudado nada desde que Lula assumiu há 10 anos o governo. Todo ano é um sufoco nas campanhas salariais. Agora houve um retrocesso que lembra os tempos de Collor, com ameaças prévias a grevistas, em vez de falarem em negociação.

Se você encontrar a sua agência fechada amanhã, ou em datas futuras, porque não há qualquer sinal de flexibilidade por parte da empresa, já sabe por que. Não jogue a culpa nos trabalhadores. A culpa é da Dilma, que parece não saber que no BB os demo-tucanos ainda mandam. E que não há sequer uma mulher em cargo de direção (mais de 50) . 

domingo, 28 de abril de 2013

Mídia Bandida 016 : VEJA mente sobre PEC 33 (Legislativo x STF)

Mais uma capa de VEJA satanizando o PT
A agonia da VEJA está levando a revista a buscar fidelizar um leitorado cada vez mais à direita, raivoso, rancoroso, que espuma de ver alguém falar ou ler a sigla PT ou o nome LULA. Não são muitos, mas são uma verdadeira seita. Bebem cada palavra dos jornalistas da revista, participam das listas de leitores, cada um mais radical em seu fascismo, e distribuem nas redes sociais os detritos produzidos pelo seu guia intelectual.

A última da VEJA foi mentir sobre a PEC 33, como se "os réus e radicais do PT" estivessem atacando a justiça para fugir à prisão no julgamento do Mensalão. A mentira começa com a tempestividade: o projeto de emenda constitucional 33/2011 do deputado piauiense Nazareno Fonteles (PT) é de 25/05/2011, muito antes do julgamento do mensalão.

Afinal, o que diz a PEC 33? Altera a quantidade mínima de votos de membros de tribunais para declaração de inconstitucionalidade de leis; condiciona o efeito vinculante de súmulas aprovadas pelo Supremo Tribunal Federal à aprovação pelo Poder Legislativo e submete ao Congresso Nacional a decisão sobre a inconstitucionalidade de Emendas à Constituição.

Por que todos os membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) votaram pela admissibilidade (ou seja, enviar ao plenário do Congresso) a PEC 33, inclusive os deputados Ronaldo Caiado (DEM), o relator João Campos (PSDB), Esperidião Amin (DEM), Eduardo Azeredo (PSDB) e outros de diversos partidos? A questão é que já há algum tempo o STF, na ausência de agilidade do Congresso, tem legislado, e isso causa conflito entre poderes. É uma espécie de revanche corporativa.

Evidentemente que a PEC 33, além de exigir maior quórum para derrubar leis por inconstitucionalidade, passando de 6 para 8 votos o mínimo, nitidamente tenta dar ao Congresso Nacional a palavra final sobre constitucionalidade das leis, o que afronta o princípio constitucional da separação de poderes. O STF foi consultado sobre a constitucionalidade da PEC e nos próximos dias dará seu posicionamento, certamente pela inconstitucionalidade, e o assunto deverá morrer.

E a VEJA, o que fez? Aproveita-se mais uma vez da desinformação dos seus próprios leitores e dos seguidores fiéis que sequer são leitores mas compartilham suas mensagens para difundir a mentira, o terror, o ódio e o rancor ao PT, como forma de criar massa crítica furiosa para o que vem por aí: a possível revisão de sentenças no processo do Mensalão. Agora as provas "esquecidas" e os princípios jurídicos pisoteados pelo show de Joaquim Barbosa vão aparecer com mais nitidez, e coisas como o "domínio do fato" adaptado para enquadrar José Dirceu, o "dinheiro público" da empresa privada Visanet e o tal bônus de volume da Globo vão ter sua apreciação.

Por que a culpa é do PT? Por que o golpe é do PT? Ao final do post segue a lista dos presentes à CCJ no dia da votação tipo "quem for a favor fique como está". Ninguém foi contra, havendo dois votos em separado. Vejam o filminho da TV Câmara, é rápido e mostra a verdade.

Para completar o inferno astral da VEJA, passado o Dia das Mães toda a mídia vai se voltar para a Copa das Confederações, a começar pela Globo, que é parceira do evento, e que desde já começou a trégua em relação aos estádios, infra, tudo. Agora tudo é festa, tudo está bonito, Brasil, zil, zil, salve a seleção, e tome Galvão. O comércio todo empenhado em faturar com a festa. E o mensalão? E o superfaturamento dos estádios? E por que o governo não investiu em outras coisas na educação e saúde? Nada disso sobreviverá ao tsunami do futebol, pois não haverá pauta para más notícias. Nesse período a VEJA ficará pregando sozinha em praça pública.

No mais, cansou de mentira, inveja, ódio, terror, rancor e armações? Dê o primeiro passo para melhorar sua vida e ver o mundo com os seus próprios olhos:

CANCELE SUA ASSINATURA DA REVISTA VEJA!

Entre em contato com o atendimento: 5087 2112 (Grande São Paulo) ou 0800 775 2112 (demais localidades) ou envie um email para abrilsac@abril.com.br informando seu código de assinante e o motivo da desistência. COMPARTILHE!
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CÂMARA DOS DEPUTADOS

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 33, DE 2011

III - PARECER DA COMISSÃO

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em reunião ordinária realizada hoje, opinou pela admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição nº 33/2011, nos termos do Parecer do Relator, Deputado João Campos. Os Deputados Paes Landim e Vieira da Cunha apresentaram votos em separado.
Estiveram presentes os Senhores Deputados:
Décio Lima - Presidente, Mauro Benevides - Vice-Presidente, Alceu Moreira, Alessandro Molon, Andre Moura, Antonio Bulhões, Arnaldo Faria de Sá, Arthur Oliveira Maia, Benjamin Maranhão, Beto Albuquerque, Bonifácio de Andrada, Bruna Furlan, Cândido Vaccarezza, Danilo Forte, Delegado Protógenes, Dr. Grilo, Edson Silva, Eduardo Cunha, Eduardo Sciarra, Esperidião Amin, Fábio Ramalho, Fabio Trad, Felipe Maia, Félix Mendonça Júnior, Heuler Cruvinel, João Campos, João Paulo Cunha, João Paulo Lima, José Genoíno, Jutahy Junior, Leonardo Gadelha, Leonardo Picciani, Luiz Couto, Luiz Pitiman, Marcelo Almeida, Márcio França, Marcos Rogério, Mendonça Prado, Odair Cunha, Onofre Santo Agostini, Osmar Serraglio, Paulo Magalhães, Paulo Maluf, Renato Andrade, Ricardo Berzoini, Ronaldo Fonseca, Sandra Rosado, Sergio Zveiter, Valtenir Pereira, Vicente Candido, Vieira da Cunha, Vilson Covatti, Alberto Filho, Assis Melo, Davi Alves Silva Júnior, Dudimar Paxiuba, Eduardo Azeredo, Efraim Filho, Geraldo Simões, Gorete Pereira, João Dado, Laercio Oliveira, Luciano Castro, Márcio Macêdo, Ricardo Tripoli e Sandro Alex.
Sala da Comissão, em 24 de abril de 2013.

Deputado DÉCIO LIMA
Presidente



sábado, 27 de abril de 2013

Mídia Bandida 015 - Filme sobre a ditadura fora do circuito de cinemas

Quem quiser ver o filme "O dia que durou 21 anos", sobre o golpe militar de 1o de abril de 1964, terá que procurar em circuitos alternativos. As grandes redes de cinema parecem engrossar o esquema de mídia bandida que esconde a história recente para que não se veja como alguns beneficiados pela ditadura hoje estão aí, ricos, poderosos e intocáveis. E que os militares e políticos da época foram verdadeiros traidores do Brasil.

Por incrível que pareça vi no programa da Miriam Leitão na Globonews a entrevista com os diretores do filme. Nem parecia que era na Globo. O filme mostra o mensalão que os Estados Unidos pagavam aos deputados brasileiro, com gravações da Casa Branca, além da submissão dos militares e da direita brasileira às suas ordens. Acho que ela teve uma recaída dos tempos que era de esquerda. http://globotv.globo.com/globo-news/globo-news-miriam-leitao/v/convidados-falam-do-filme-o-dia-que-durou-21-anos/2512318/

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Asia 2012 - 022 - Tóquio : Tokyo Skytree

Tóquio é uma cidade enorme, populosa, cheia de turistas em qualquer época e principalmente... cara! Para o turista de poucos recursos, como é o nosso caso, tempo literalmente é dinheiro. Cada pernoite na cidade fica na faixa de R$ 400, e isso é barato por lá, em hotel de apartamentos mínimos.
 Assim sendo, escolher bem as atividades para não perder muito tempo é essencial.

Pré-ingresso com horário de fila
A Tokyo Skytree é a torre mais alta do mundo (634m), daí o nosso interesse de conhecê-la. Nosso e de meio mundo também. Estivemos lá em 5/10, uma sexta-feira, acreditando que não haveria o sufoco do fim de semana. Realmente não havia: é sempre lotado mesmo, institucional, basta ver que ao chegarmos lá, por volta das 14:45h e entendermos o esquema, pegamos um pré-ingresso, tipo uma senha (foto) para termos o direito de entrar numa fila enorme para comprar ingresso entre 17:00h e 17:30h e depois outra imensa fila para pegar o elevador. Depois, para descer, outra fila enorme.

Moral da estória: quando chegamos ao topo estava anoitecendo, o que não tirou o prazer de ver praticamente toda Tóquio iluminada, mas a nossa meta era pegar o pôr-do-sol a 455 m de altura.

A torre fica em Oshiage, a quase 8 km do centro da cidade, e o lugar demanda algumas trocas de metrô porque a estação é fim de linha. Apesar da visão de 360 graus, e de boa parte da cidade estar em torno dela, fica afastada dos maiores prédios. Nesse ponto a irmã caçula, a Tokyo Tower, com 333m, tem localização bem mais central e fica no topo de uma colina, o que dá mais alguma visão. Ela aparece em vermelho numa das fotos, e é uma réplica da Torre Eiffel.

Como tempo é dinheiro, fomos a pé até o templo Asakusa Kanon, que fica no meio de belos jardins e ao lado do pagode Senso-Ji, que tem 5 andares. Na área tem um grande mercado ligado à atividade religiosa e uma feira também interessantes. Tudo a 20 min de caminhada, cruzando o rio Sumida, que passa em frente à torre. Na volta de Asakusa tivemos a visão do sol se refletindo em prédios muito bonitos à beira do rio.

Ao voltarmos ainda tivemos tempo de explorar os espaços internos da torre, onde há shoppings, um aquário, que é a atração preferida pelos que têm que esperar horas pela subida e tem ingressos combinados, e principalmente gente, muita gente. Tudo muito limpo e perfeito, como é o padrão japonês. E caro, também. Acredito que este relato fará a visita mais viável desde que associada com Asakusa. A não ser que se prefira ficar tomando cerveja ou visitando aquário enquanto se espera. Pode-se chegar mais cedo, pegar a senha para um horário mais adequado e andar no entorno com calma.

Como é de praxe nas principais torres panorâmicas do mundo, paga-se um preço até chegar ao primeiro estágio e um novo ingresso para chegar ao topo. No caso, o ingresso para chegar aos 350m é de 2.000 yens e para subir daí até os 450 m é de 1.000 yens para adultos. Pelo câmbio de hoje, R$ 40 e R$ 20, respectivamente.


quinta-feira, 25 de abril de 2013

Brasil Vira-Latas 005 - "Temos que seguir a política de austeridade dos outros países"

A notícia do dia é o aumento da taxa de desemprego na Espanha, que atingiu insuportáveis 27%. Entre os jovens abaixo dos 25 anos o índice é de 57%! Para os defensores do receituário neoliberal é uma notícia péssima, porque mostra que o remédio pode estar matando o doente. Demitiram muito, cortaram gastos públicos, baixaram salários e aposentadorias, privatizaram, e nada adiantou muito. Hoje também os números de emprego da França foram ruins. Na União Européia a média é de 10,8%. Na Grécia mais de 55% dos jovens não conseguem trabalho.

Enquanto isso, no Brasil do pibinho e da inflação, o nível de emprego atingiu em março a melhor marca da série histórica para o mês: apenas 5,7 % dos trabalhadores estão desempregados. Isso porque certamente estamos errando muito, segundo os iluminados da mídia e seus "analistas" domesticados.

Quando a crise de 2008 solapou o capitalismo nos países mais avançados, ganhou quem tinha foco em desenvolver mercados internos e políticas desenvolvimentistas com intervenção estatal. Quem navegava nas águas do liberalismo afundou. Lula deixou essa turma ainda mais desesperada quando sentenciou que para o Brasil essa crise seria uma "marolinha". A direita fez a festa e a imprensa bandida espalhou o terror e o desespero, apostando no enterro da economia. Quebraram a cara, o Brasil deu exemplo a todo o mundo enquanto o tsunami afogava todos os que seguiram a receita errada.

Recordar é viver: http://www.youtube.com/watch?v=Ig9pE6qwzxw

E os vira-latas complexados uivam: "povo deprimido será sempre oprimido". Não estão gostando? Vão morar num carro nos Estados Unidos ou nas ruas da Espanha. Eles não são sempre melhores?

IR 2013 - Doações para o Fundo da Infância e Adolescência

Como quem deixa a declaração do imposto de renda para a última hora, em geral, é porque tem algo a pagar e está remexendo gavetas atrás de documentos que possam gerar abatimentos, vai a dica: podem ser feitas doações ao Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente na própria declaração. Antes só valiam doações a esse fundo feitas até 31/12 do exercício anterior, assim como a fundos de apoio a idosos, à cultura e ao esporte. Sobre estes há mais informações em http://portal.sdh.gov.br/

No programa de imposto de renda é simples fazer a doação. Depois de todos os dados lançados, na aba RESUMO DA DECLARAÇÃO clique em DOAÇÕES DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO - ECA. Clique então em NOVO. A tela "Dados da Doação - Estatuto da Criança e do Adolescente" terá as opções de tipo de fundo: Nacional, Estadual / Distrital e Municipal. Logo abaixo, à direita, aparecerá o "Valor disponível para doação", limite máximo que será abatido do imposto a pagar. Podem ser feitas várias doações, desde que o total não exceda esse limite.

Se preferir doar ao município que tem Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente organizados, escolha "Municipal" e na nova janela escolha o estado e o município. Bota-se o valor e depois em OK. Se quiser fazer múltiplas doações repita o procedimento anterior.

Se no próximo ano quiser doar para entidades específicas, comece agora a doação, apenas para entidades cadastradas no programa, com recibo e tudo. A doação não tira do doador o dever cidadão de fiscalizar, no caso dos conselhos municipais, a correta aplicação dos recursos para as finalidades pretendidas: creches, hospitais infantis, etc. 

Futebol & Política : A hora de cair a ficha

Assisto no jogo Brasil X Chile a torcida mineira gritando "olé" para criticar o time de Felipão, desorganizado, sem tática, mais uma vez dando um espetáculo medíocre. Um elenco de bons jogadores desperdiçado por falta de criatividade, de tática, troca de passes sofrível, Ronaldinho sumido. Enfim, mais do mesmo que vemos há alguns anos. O jogo termina com 2 x 2 e vaias da torcida.

Acontece que há 20 minutos essa mesma torcida estava no paraíso, gritando "Brasil, Brasil", pois o time ganhava de 2x1 de virada. Nesse momento ninguém estava preocupado com nada, apenas se comemorava. Mas a ficha deve ter caído para algumas pessoas da política. E se o time dá certo? E se o Brasil ganha a Copa das Confederações?

O futebol tem o dom de alienar grandes massas. Na ditadura militar foram construídos estádios em todas as capitais. O campeonato nacional tinha tantos times como a Copa do Brasil, só que a fórmula forçava que quase todos os dias houvesse jogos. Para completar, a seleção ganhou a Copa de 1970, enquanto se matava e torturava nos cárceres da ditadura.

A oposição está na pior. Praguejou que os estádios não ficariam prontos. A vida mostrou que havia de inveja ao desejo do Brasil passar por um vexame internacional na capacidade de organizar um grande evento. Agora o discurso é do superfaturamento de obras. Como no início houve muitos alertas sobre a possibilidade de corrupção, os tribunais de contas apertaram na fiscalização e dificilmente se comprovará desvios.

Os estádios estão lindos. Se a seleção perder, o prejuízo já está precificado e não será debitado da conta política de Dilma. E se o time ganha? E se o povão desperta para o patriotismo? E se descobrem que o Brasil não está ruim, como diuturnamente a mídia bombardeia? Nessa hora Dilma aparece faturando, e aí a direita toma mais uma pá de cal. Essa partida de hoje deve ter feito a ficha deles cair.

Para completar a rodada, o Borusia Dortmund, da Alemanha, meteu 4 gols no Real Madrid. Todos do atacante Lewandowski. No STF rola a expectativa sobre novos julgamentos de acusados do Mensalão, e o inquisidor Barbosa se deixou flagrar em foto numa festa tucana em Minas, levantando a suspeita de aliança na chapa do PSDB. Pior: de estar sendo parcial no julgamento para obter ganhos políticos. Vai que tudo isso leva a um revés no teatral e farsesco julgamento sem provas, e o ministro Lewandowsky desta vez mete uma goleada nele?

quarta-feira, 24 de abril de 2013

24 de abril - Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído

24 de abril - Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído - Como colaborar para ter mais qualidade de vida sem ruídos excessivos? Até que ponto podem afetar a sua saúde?

Campanha interessante e oportuna, pois a zoada está grande. Além de equipamentos que emitem ruídos excessivos, estamos cada vez mais sujeitos à falta de educação. 

Isso vale para quem ouve som alto sem fones em qualquer lugar público, e para quem ouve com fone acima dos limites seguros. 

Para os farristas que param carros em frente aos bares e inundam o ar com sons em alto volume e muitos outros casos onde o som e a ignorância podem ser prejudiciais ao meio-ambiente e à coletividade. 

Em casa e no ambiente de trabalho também há muito o que melhorar. Aí vão recomendações de audiólogos para proteger a saúde e a qualidade de vida:


• Usar protetores auditivos sempre que for exposto 
a níveis de ruído intenso
• Evitar frequentar ou permanecer em locais com 
muito barulho
• Evitar escutar música no carro ou fones de ouvido 
em volume alto
• Fechar as janelas do veículo em trânsito intenso
• Evitar incomodar a vizinhança com ruído intenso, 
atentando para os limites do som e horários
• Evitar ficar próximo das caixas de som em shows 
musicais e eventos
• Evitar que crianças brinquem com brinquedos 
sonoros
• Preferir equipamentos e eletrodomésticos mais 
silenciosos
• Obter orientações profissionais acerca da acústica 
de ambientes em projetos arquitetônicos

fonte : http://www.inadbrasil.org/inad2013_dl/

Mídia Bandida 014 - Fantástico mente muito sobre Ferrovia Norte-Sul

Fiquei estarrecido com a qualidade da matéria apresentada pelo Fantástico no último domingo sobre a Ferrovia Norte-Sul. O teor (ou terror) jornalístico foi nulo, e o que se viu foi um programa eleitoral de oposição ao governo Dilma, com imagens e entrevistas tiradas de contexto fora as conclusões dos repórteres sobre "ineficiência", etc.

Também mentiram sobre o transporte de cargas no Porto de Santos, que teve o volume de mercadorias ampliado em 97% nos últimos 10 anos e 47% a mais de espaço para atracação. O Ministério dos Transportes requerirá direito de resposta.

Segue a nota oficial com a versão do governo, informando que em 2014 o trecho entre São Paulo e o norte do país estará operacional. Pior para a Globo: deve ser inaugurado pela presidente Dilma. Eles insistem em deprimir o Brasil para que a nulidade de FHC, que não inaugurou um só km de ferrovia, seja esquecida.



Sala de Imprensa  |  22/04/2013

Nota à imprensa sobre Ferrovia Norte-Sul e Porto de Santos

A respeito da matéria “Deficiência estrutural nas ferrovias e portos faz Brasil desperdiçar bilhões”, exibida no programa Fantástico
de 21/04/13, os Ministérios do Planejamento e Transportes, Secretaria de Portos e Valec Engenharia, Construções e Ferrovias SA esclarecem:
1) A ferrovia Norte-Sul, com 2.255 quilômetros de extensão, se encontra em três diferentes estágios:

 1.Trecho Palmas/Açailândia: 719 quilômetros em operação
 2.Trecho Palmas/Anápolis: 855 quilômetros em finalização de obras (90% de execução)
 3.Trecho Anápolis/Estrela d’Oeste: 681 em obras (35% de execução)


2) A reportagem se concentrou no trecho entre as cidades de Palmas (TO) e Anápolis (GO) cujas obras estão sendo
finalizadas e, de fato, não estão concluídas.

3) Quatro novos contratos, realizados pelo Regime Diferenciado de Contratação Pública (RDC), farão os serviços necessários para
colocar o trecho entre Palmas (TO) e Anápolis (GO), em operação, tais como: taludes, brita para sustentação dos dormentes, desvios e pátios de manobra. Esses contratos somam R$ 400 milhões: dois já estão com contratos assinados e dois em fase final de licitação.
4) Os 10% restantes de obras, entre o trecho entre Palmas (TO) e Anápolis (GO), serão realizados até o final de 2013
e o segmento entrará em operação em 2014.

5) Em relação ao trecho Anápolis/Estrela d’Oeste, não é verdadeira a informação de que não há projeto para pontes e passagens. Todos os projetos executivos das 69 pontes ou passagens estão finalizados. 60 deles estão aprovados e os nove restantes, em fase final de análise. A previsão de conclusão de obras nesse trecho é julho de 2014.
6)  Não é verdadeira também a informação sobre a dragagem do Porto de Santos. Ao contrário do que diz a matéria, recentemente foi concluída a primeira fase da dragagem de aprofundamento do canal de acesso e bacias de evolução do Porto. Essa dragagem amplia o acesso de grandes navios e eleva a capacidade de transporte de carga. Também foi concluída a implosão das pedras de Itapema e Teffé, além da retirada do navio Ais Georgis, que contribui para melhorar a movimentação de grandes embarcações.
7) No Porto de Santos, de 2002 a 2012, a movimentação de cargas aumentou em 97% e a quantidade de navios atracados, em 40%.
 8) A reportagem não aborda os benefícios já gerados pelos trechos em operação da Ferrovia Norte-Sul e omite parte de sua
história:

      1. De 1987 a 2002 foram realizados 215 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul. A partir de 2003, foram concluídos 504 quilômetros entre Aguiarnópolis (TO) e Palmas (TO).
      2.De 2008 até junho de 2012 já foram transportados quase 9 milhões de toneladas de grãos, minério de ferro e areia na Ferrovia Norte-Sul.
      3.Em 2014, a Ferrovia Norte-Sul terá 2.255 quilômetro em operação: de Açailândia (MA) até Estrela D´Oeste (SP).
      4.Em complemento, serão leiloados no segundo semestre de 2013 a concessão para construção e operação dos segmentos entre Açailândia (MA) e Vila do Conde (PA), fazendo a ligação da ferrovia ao norte para o Porto de Vila do Conde (PA); e entre Estrela D´Oeste (SP) – Panorama (SP) – Maracaju (MS) – Paranaguá (PR), complementando a ligação da ferrovia com portos do sul do país.
      5.O PAC marca a retomada do modal ferroviário no transporte de cargas no Brasil, que manteve sua malha estagnada até meados de 1996.
      6.O PAC representará uma ampliação da malha ferroviária de 5.050 quilômetros até 2016, muito superior aos 719 quilômetros
de expansão da malha nos 20 anos que o antecederam. Além da Norte-Sul, destacam-se grandes obras como:

         •114 quilômetros em operação da Ferronorte, entre Alto Araguaia (MT) e Itiquira (MT).
         •146 quilômetros da Ferronorte, em fase final de obras: Itiquira (MT) e  Rondonópolis (MT)
         •Ferrovia Transnordestina - 1.728 km
         •Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) – Ilhéus (BA) – Barreiras (BA) - 1.022 km


       7. Além disso, o Governo Federal lançou em agosto de 2012 o Plano de Investimentos em Logística (PIL), que prevê a ampliação da malha ferroviária nacional em mais de 10 mil km. Os leilões de concessão desses novos segmentos ferroviários estão previstos para o 2º semestre de 2013.
       8. O planejamento de expansão da malha ferroviária pelo Governo Federal, somando PAC e as concessões permitirão a sua ampliação em mais de 15 mil km, mais de 50% da malha hoje existente, 28.700.


Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Ministério dos Transportes
Secretaria de Portos
Valec Engenharia, Construções e Ferrovias SA

Ciberterror : Hoax de bomba na Casa Branca derruba bolsa de Nova Iorque

O conceito de ciberterrorismo está muito ligado ao acesso e alteração de instruções em plantas industriais, equipamentos e sistemas que possam produzir efeitos catastróficos. Exemplo: invadir o sistema de uma siderúrgica e alterar os parâmetros de segurança de temperatura do alto-forno. Ou parar uma esteira de transporte de minério. Ou mesmo controlar aviões em vôo. Diversos países já têm equipes especializadas em ciberguerra, para tentar invadir os sistemas dos inimigos e, se possível, neutralizá-los via internet.

O que aconteceu ontem nos EUA deve ter alertado os especialistas para uma nova aplicação do ciberterror: o hoax oficioso. Hackers entraram na conta do Twitter da agência de notícias Associated Press e publicaram uma matéria dizendo que duas bombas haviam explodido na Casa Branca e que o presidente Obama estaria ferido. Imediatamente o índice Dow Jones da Bolsa de Nova Iorque entrou em forte queda, o que só parou com o desmentido minutos após a divulgação do hoax. Ao final do dia, fecharam em alta, mas muita gente deve ter perdido dinheiro, deixado de ganhar e alguns podem até ter ganhado com o boato.

Os prejuízos podem ter chegado a US$ 200 bi. O país ainda está tenso com as bombas de Boston e correspondências com substâncias letais mandadas para a Casa Branca. As informações rápidas, tipo Twitter,  passaram a ser vitais para operações nos mercados, que são instantâneas e globais. A Associated Press goza de grande reputação como meio de comunicação, assim como a Bloomberg e outras agências de notícias. Todo esse ambiente foi propício ao sucesso dos hackers em produzir estragos no ataque. Como alguém ganhou dinheiro com isso, cabe até suspeitar se o ataque teria sido encomendado por algum interessado no pânico. 

GOLPE : Caixa - "Atenção cliente - Regularização da conta"

Esse golpe foi fácil de ser reconhecido. Não sou cliente da Caixa e recebi a mensagem impessoal por spam. Além disso, segundo a Federação Brasileira de Bancos, os bancos não mandam e-mails. Bancos geralmente (nem sempre) primam por qualidade na escrita de suas mensagens, o que não é o caso dessa (vide "manter-lo". Além do mais, como é que um estranho verifica todos os componentes do seu computador?

Mais : o serviço da Caixa é "Caixa Internet Banking" e não "Internet Bankline", como na mensagem.

Apesar do golpista ter tido o "cuidado" de buscar dar seriedade  à mensagem colocando um código de "autenticação" e o copyright da Caixa, não colocou nenhuma logomarca. Pior para ele: teve todo esse trabalho e em toda a mensagem não deixou nenhum link para o incauto curioso acessar ao clicar o "Ativar dispositivo". Pelo menos não apareceu, eu não cliquei para ver. Eles ainda pedem que se instalem as atualizações em todos os computadores do "cliente", mas não mostram como fazer isso em outra máquina.

Enfim: um golpe vagabundo tentado por bandidos que não entendem muito da coisa. Segue a mensagem:

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Caixa Economica Federal 

Caixa Econômica FederalAutenticação:E20T05O17P


Prezado(a) Cliente:
A Caixa Econômica Federal trabalha continuamente informando seu cliente para manter-lo sempre atualizado com o mais alto nível de segurança.
Verificamos todos os componentes do seu computador e encontramos alguns dispositivos desatualizados, recomendamos sua atualização.
As atualizações de segurança devem ser instalados em cada um dos computadores que você costuma utilizar para acessar
o Internet Bankline de sua conta. 

Adesão de Segurança: é uma solução que torna mais seguro as transações que você realiza
no auto-atendimento e da melhoria contínua nos processos de proteção e privacidade ao cliente.

Microsoft Windows
Módulo Financiero
Módulo de Segurança
Plugin de Segurança
Atualizado
Atualizado
Desatualizado
Desatualizado
Ativar dispositivo.
Para sua segurança você será redirecionado para a página da Caixa Economica Federal.
Atenção: Caso autenticidade desse dispositivo de segurança não seja confirmado, por medidas de segurança
sua conta será suspensa para o acesso ao Auto-Atendimento de sua conta pela Internet e o desbloqueio
poderá ser realizado somente na agências de sua conta.

© Caixa Econômica Federal

terça-feira, 23 de abril de 2013

Brasil Vira-Latas 004 - "Lula é a vergonha do Brasil no exterior"

Fonte : A Gazeta - ES
Nossa pequena-burguesia com complexo de vira-latas vai ao exterior, graças à melhoria econômica dos últimos 10 anos, vê a realidade cruel lá de fora, deve ouvir falar bem do Brasil e de Lula, mas chega aqui e parece que não se lembra mais de nada. Prefere ficar no discurso preconceituoso "Lula retirante nordestino pobre analfabeto e por isso mesmo ladrão".

Pois é. Enquanto para eles bom mesmo é Obama, Angela Merkel, ... tá difícil até de achar outros nomes de ídolos deles, Lula não presta, deixou lá fora uma imagem que envergonha o Brasil. Preferem ficar com o "prêmio Nobel por nada" Obama, aquele que manda matar gente em todo o mundo com seus drones, e com Angela Merkel, aquela que esfola boa parte da Europa impondo planos de austeridade via Troika, que com "o cara" que o mundo reconhece como pioneiro no combate sistemático à fome.

Mas combater a fome não dá Ibope para os caninos depressores. Fome se combate com bala, com chacina de menores, com exclusão até a morte. Para eles segue uma série de links para verem como Lula foi "vergonhoso". Devem até estar dizendo que não será ele que escreverá a coluna do New York Times, pois não fala inglês. O ídolo poliglota e doutor deles, a cada notícia dessas, ameaça cortar os pulsos.

- Lula terá coluna mensal de opinião no New York Times
- Lula recebe prêmio "Em busca da Paz", em Nova Iorque
- Com Lula, presidente mexicano lança programa inspirado no "Fome Zero"
- Bono Vox propõe a Lula fazer "bolsa família Planetário"

Segue mais uma listinha de prêmios recebidos após deixar a presidência.
http://www.institutolula.org/premios-e-homenagens-recebidos-por-lula-apos-a-presidencia/#.UXbpZqLUvag

E mais esse: Lula entre os 100 líderes mais influentes do mundo.
http://www.time.com/time/specials/packages/article/0,28804,1984685_1984864_1984866,00.html


Brasil Vira-Latas 0003 - "Lona do Maracanã não resistiu à chuva"

É tênue a linha que separa o desejo de baixar o astral das pessoas e o oportunismo político. Há casos onde as duas coisas estão juntas, como no magistral comentário de Antony Garotinho no seu censurado blog sobre a lona do Maracanã.

Estava no Rio quando desabou uma chuva colossal na Tijuca e adjacências, que causou grandes alagamentos, queda de árvores, engarrafamentos, etc. Um dos estragos dessa pluviosidade instantânea foi acumular água sobre a lona que estava sendo montada na cobertura do Maracanã, acumulando água.

Qualquer feirante sabe o que acontece quando a lona da barraca não está esticada e chove. Quem acampa também sabe o que é isso. A água empoça e só se tira esticando a lona ou com algum recipiente.

Foi o que aconteceu no Maracanã, mas Garotinho preferiu dizer que a lona não presta, que nada presta, que tem algo irregular, que as poças não eram para existir. Ou não conhece do que está falando, ou deprime para facilitar a opressão.

No próximo final de semana o Maracanã será reinaugurado, muito bonito, repaginado, coisa de primeiro mundo, mas ele não vai tirar sua casquinha no palanque, mesmo sendo aliado da presidente Dilma. O comentário de Garotinho está em http://www.blogdogarotinho.com.br/lartigo.aspx?id=13269. Leia antes que censurem o resto. 

Ana Maria Braga atropelada - Globo tira vídeo do Youtube

Ontem no programa de Ana Maria Braga estava sendo mostrado um veículo que funciona sem motorista. Eis que o carro andou e atropelou sem ferir a apresentadora. O vídeo foi parar no Youtube. Em poucas horas a Globo tirou algumas de suas versões do ar. Depois vem falar de liberdade de expressão e dizer que é contra a censura.
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/globo-corre-para-tirar-video-de-acidente-de-ana-maria-do-ar

Joaquim Barbosa será vice de Aécio em 2014?

No feriado de Tiradentes houve em Ouro Preto uma cerimônia onde o presidente do STF, Joaquim Barbosa, foi agraciado com a comenda do Grande Colar, dado a quem tem relevantes serviços prestados a Minas Gerais. Até aí, tudo bem: Joaquim é mineiro e está em destaque.

Se não tivesse recebido a honraria do senador Aécio Neves, pré-candidato do PSDB para a presidência em 2014, ninguém falaria muita coisa. A questão é que para muita gente caiu a ficha: Joaquim Barbosa pode ser o vice dele, daí toda essa presepada.

Isso explicaria pelo menos um ano da história recente do Brasil:
- o empenho de Barbosa em fazer um julgamento teatral do Mensalão, com amplo apoio da mídia, execrando o PT, passando por cima do direito, condenando sem provas, etc.;
- o nenhum empenho de Barbosa em colocar na pauta o julgamento do Mensalão do PSDB, o primeiro de todos, que envolve justamente o ex-governador mineiro Eduardo Azeredo;
- todo o show querendo o mais rapidamente possível botar todos os petistas na cadeia;
- suas brigas com todos os demais ministros do STF, nas tentativas de atropelá-los e impor suas vontades.

Muita gente vai olhar agora para o julgamento do Mensalão com desconfiança, questionando uma possível parcialidade de Joaquim Barbosa visando sua projeção política através do massacre de um partido adversário. Foi tudo premeditado? Se foi, estamos diante de um forte golpe na democracia.

Publicado em 21/04/2013
Barbosa vai a palanque de Aécio em Minas e aumenta rumores sobre 'mosca azul'



Barbosa vai a palanque de Aécio em Minas e aumenta rumores sobre 'mosca azul'
Aécio, Barbosa e Anastasia, em Ouro Preto: presidente do STF marca presença em evento que o bom senso indicaria evitar (Marcelo Prates/Folhapress)
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, participou hoje (21) de uma cerimônia oficial pelo feriado de Tiradentes, organizada pelo governo de Minas Gerais, em Ouro Preto. Convidado como orador do evento, Barbosa recebeu o Grande Colar, homenagem máxima oferecida a personalidades que, segundo o governo estadual, ajudaram no desenvolvimento de Minas e do Brasil, além de acompanhar e ser acompanhado o tempo todo pelo senador Aécio Neves, candidato do PSDB às eleições presidenciais do ano que vem.
Mas se oficialmente o presidente da instância máxima do Judiciário do país honrou com sua presença um evento institucional, por outro lado é evidente que aquilo é também um palanque político (todo mundo sabe disso), e o espectro da exploração política do julgamento do mensalão recomendaria que Barbosa mantivesse distância de tal cerimônia.
A delicadeza da situação é constatada pela ausência em Ouro Preto de outro senador mineiro, o aecista Clésio Andrade, réu no processo do mensalão tucano em Minas, ex-sócio do publicitário Marcos Valério, e vice-governador de Aécio Neves entre 2003 e 2006. Também não deu as caras outro ex-governador, o deputado Eduardo Azeredo (PSDB), um dos pivôs do esquema que o STF ainda não se dispôs a julgar.
Ganhou a esperteza política de Aécio, que marca território entre os eleitores que acreditam que Barbosa seja um arauto do combate à corrupção. Mas em se tratando do próprio Barbosa, que frequentemente tem sido protagonista de sucessivos episódios de conflitos entre outras instâncias do Judiciário e com veículos da velha mídia, que apesar de tudo ainda o apóia, o desgaste pode ser grande e uma nova saraivada de críticas pode estar a caminho.
Sabe-se lá se é a famosa picada da mosca azul, que leva pessoas a desejarem mais e mais poder, ou se é a esperteza dos tucanos mineiros que plantam notinhas pela imprensa espalhada pelo país, para depois checar os resultados junto à opinião pública, mas depois desse ato, corre a notícia de que Barbosa seria vice de Aécio. Melhor não duvidar.
Com blog Amigos do Presidente Lula

http://www.redebrasilatual.com.br/blog/helena/barbosa-vai-a-palanque-de-aecio-e-aumenta-rumores-sobre-mosca-azul


segunda-feira, 22 de abril de 2013

FANOAPÁ 0028 - Internet só vai poder publicar elogios aos deputados?

O Ministério da Noção adverte: pilotar internet sem cérebro pode ser prejudicial à reputação. O Facebook tem verdadeiras fossas que jogam esgoto em grande quantidade para que inocentes úteis ou gente sem caráter reproduza como se tudo fosse verdade. Até coisas gritantes, pérolas da FANOAPÁ - Falta de Noção que Assola o País.

A de agora é uma imagem recebida das profundas da internet que diz que "a justiça consegue liminar ". Acho que quiseram dizer "concede", afinal, é estranho que a justiça peça a si mesma uma decisão.

Qualquer conteúdo que possa denegrir a imagem de alguém pode ser retirado de qualquer meio de comunicação quando for ofensivo. De deputado, senador, presidente ou do povão. Não há privilégios nisso. Se o Garotinho se sentiu ofendido e foi à justiça tirar vídeos ofensivos é direito dele.

Aí vem a pérola "jurídica": SÓ É PERMITIDO CONTEÚDO QUE ENALTEÇA AS QUALIDADES DOS DEPUTADOS BRASILEIROS, ASSIM COMO SEUS FEITOS PELA POPULAÇÃO". Um verdadeiro chute na noção. Quem bolou isso deve ter visto algum documentário sobre a Coréia do Norte. E não entendeu. 

HOAX : Vacina contra o câncer gratuita na Venezuela

Infelizmente a notícia que rola pelas redes sociais e e-mails sobre uma vacina anti-câncer venezuelana disponível para aplicação gratuita é falsa (hoax). Seguem abaixo o e-mail que cria esperanças infundadas e o desmentido oficial do Instituto de Biomedicina da Venezuela, assinado pelo próprio médico Jacinto Convit, a quem se atribui o remédio miraculoso. Além da falha moral da mentira, quem inventou isso não tem nenhuma decência em tratar de um assunto tão delicado com irresponsabilidade.

voltar à página inicial
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
EXCELENTE NOTICIA - VIVA A MEDICINA VENEZUELANA - DEUS ABENÇOA O MÉDICO JACINTO CONVIT

Esta noticia faz tremer as grandes companhias farmacêuticas!

A luz depois do fim túnel!

... Boa notícia para o mundo! A vacina esta disponível para o câncer de mama, cólon e estômago, descoberto pelo Dr. venezuelano Jacinto Convit, está disponível no Hospital Vargas na cidade de Caracas Venezuela.

E a aplicação é gratis informação por telefone +58 0212 8626807.


Esta noticia deve ser repassada. Talvez você não precise, mas outras pessoas sim.
Ajude transmitir esta boa noticia.

THE GOOD NEWS ..!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Reiteramos que la única fuente oficial del protocolo de vacuna contra el cáncer es el portal del Instituto de BiomedicinaPDFImprimirE-mail
Es noticia

Al público en general  (19-03-2013)

Reiteramos que la única fuente oficial del protocolo de vacuna contra el cáncer es el portal del Instituto de Biomedicina. Rogamos a los usuarios hacer caso omiso de los mensajes o rumores que se transmiten por los medios de comunicación no oficiales (Facebook, Twitter, u otro tipo de mensajería) debido a que, no son emitidos por nuestros investigadores y sólo crean falsas expectativas.





Brasil Vira-Latas 0002 - "Cresce o boicote italiano à Copa de 2014"

Resgatei esse clássico do vira-latismo militante de um e-mail que recebi em 05/07/2011. Por conta da libertação do italiano Cesare Battisti pela justiça brasileira, a direita brasileira e a mídia bandida fizeram uma campanha de difamação do Brasil articulada com a direita italiana, prometendo consequências terríveis para 2014 pela "ousadia" de não deportar o militante de esquerda.

Passados menos de 2 anos, a Itália beira a falência, Berlusconi foi deposto pela Troika (FMI, Comunidade Européia, Banco Central Europeu), Mario Monti foi interventor para fazer os planos de arrocho encomendados pela Alemanha, saiu do cargo, houve novas eleições e desde fevereiro o país não tem um novo governo porque ninguém se entende. Lula passou a faixa a Dilma, cada vez mais popular, e a seleção italiana se classificou para jogar a Copa das Confederações e estreará no dia 16/6 no Maracanã. 

Segue a declaração de amor dos vira-latas à direita italiana. "Brasileiro deprimido sempre será oprimido".
----------------------------------------------------------------------------------------------------

O BRASIL , TRADICIONAL CULTOR  DA IMPUNIDADE , PASSOU A FAZÊ-LO INTERNACIONALMENTE . É UMA VERGONHA PARA TODOS . PARABÉNS AOS ITALIANOS E QUE OUTROS PAÍSES FAÇAM O MESMO .

Brasil nas manchetes !!!!

BOICOTE ITALIANO PARA 2014 GANHA FORÇA


EM ROMA, CARTAZES ANUNCIAM QUE COMPETIÇÃO ESTÁ

MANCHADA DE SANGUE ITALIANO APÓS LIBERDADE DE CESARE BATTISTI

Na Itália ´é cada vez mais forte a campanha para que a seleção do país boicote a Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil. O motivo é a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de ter libertado o ex-ativista italiano Cesare Battisti, no início deste mês. Nesta terça-feira apareceram cartazes nas ruas de Roma pregando o boicote da Itália à Copa do Mundo de 2014 e afirmando que o evento está manchado pelo sangue italiano. Muitos dos cartazes trazem o emblema oficial da competição com manchas vermelhas e sangue escorrendo.

Battisti havia sido condenado à prisão perpétua na Itália, acusado de quatro assassinatos que ocorreram no final dos anos 70, quando ele era integrante do grupo Proletários Armados pelo Consumismo (PAC). No último dia de seu mandato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contrariou o pedido do governo italiano de extraditar o ex-ativista, mantendo-o então no País. No início deste mês, o STF concedeu a liberdade definitiva de Battisti, causando grande revolta entre os italianos. Recentemente, a dupla brasileira Allison e Emanuel foram alvos de protesto em jogo disputado em Roma, válido pela Copa do Mundo de Vôlei de Praia. Os torcedores atiraram laranjas na dupla, chamando os brasileiros de assassinos, pelo mesmo motivo.