Hoje para cada atendimento num caixa bancário há quatro outros em terminais de auto-atendimento, e dois por "internet banking". Isso vem de uma projeção de dados da Febraban de 2008., que também mostram que há dois pontos de atendimento eletrônico para cada agência bancária. Uma parte importante desses terminais está situada em prédios públicos ou privados, como prefeituras, hospitais, quartéis, shoppings, lojas de conveniência, supermercados, etc.
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Caixa eletrônico : um assunto bombástico
Inglaterra : Casamento irreal
Casamento real é o de nós outros, aquele das dimensões domésticas, das demandas nem sempre correspondidas por ofertas de recursos, das crises, dos problemas do cotidiano. O casamento dos nobres da Grã Bretanha não tem nada de real: é uma peça de ficção, de contos de fadas. O casal real jamais saberá o que é um sufoco, ter que gerenciar um orçamento doméstico, acordar cedo para levar os filhos à escola, algo irreal para nós.
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Grandes obras : fiscalização e controle não justificam atraso
O Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura - CONFEA - vem realizando audiências públicas nas cidades onde haverá jogos da Copa do Mundo para tratar da transparência no uso de recursos, do planejamento e da qualidade das grandes obras que acontecerão daqui até 2014.
Segundo ela, há hoje dez processos de obras da Agecopa e 20 processos de auditoria, que, somados, respondem por R$ 383 milhões em investimentos públicos. Narda ressaltou que o acompanhamento ocorre simultaneamente à execução orçamentária e que segue o planejamento estratégico do Tribunal e diretrizes de controle externo. “Nesse processo, cuidamos para não ir de encontro ao poder discricionário dos gestores e ao devido processo legal”, afirmou.
Ela ressaltou que o TCE segue prazos legais e que em nenhum momento as intervenções podem ser usadas como desculpa para o atraso das obras. “Questiona-se muito se o controle não emperra ou atrasa as obras, mas temos de cumprir nosso papel que é o de pensar o antes, o durante e o depois dos empreendimentos, porque, se houver desvios ou obras superfaturadas é a sociedade com um todo quem pagará a conta. Temos a obrigação de ser céleres, mas também temos a obrigação de cumprir esse papel”, afirmou. ..."
Bradesco tem no trimestre lucro 28,5% maior que 2010
Mais um obsceno resultado de banco brasileiro mostra que há muito o que mudar na economia, e nem Lula, e até agora Dilma, fizeram algo para acabar com essa sangria das riquezas do país para os banqueiros e especuladores. As altas taxas de juros pagas em dívidas públicas alimentam o parasitismo bancário, assim como os absurdos financiamentos de bens de consumo. Mais 2,7 bi para o Bradesco, em apenas um semestre.
Privatização de aeroportos : Lobby comemora o quê?
Manchete do principal agente de lobby pela privatização dos aeroportos brasileiros, o jornal carioca O GLOBO, de hoje: "Dilma abandona dogma do PT e privatiza aeroportos". Depois vêm as matérias de proselitismo, dizendo que Serra defendia a privatização mas Lula e Dilma combatiam e agora resolvem privatizar, no que seria uma flagrante contradição aos "dogmas" petistas e uma diferenciação mais à direita de Dilma em relação a Lula.
"O governo bateu o martelo pela concessão parcial à iniciativa privada dos cinco principais aeroportos de conexão e internacionais do país"
terça-feira, 26 de abril de 2011
Wikileaks : Americanos mantém inocentes presos em Guantanamo
A cada documento revelado pelo Wikileaks fica mais patente a imunda política americana para o "resto do mundo". Para dizer que fizeram algo em resposta aos atentados de 11 de setembro de 2001, as tropas americanas que invadiram o Afeganistão fizeram centenas de presos, que foram levadas para o enclave americano na ilha de Cuba, a base de Guantánamo. Agora o Wikileaks mostra que nessas detenções, seguidas de torturas e maus tratos, houve descontrole, arbitrariedades e processos sem nenhum sentido. Alguns foram presos simplesmente porque usavam a mesma marca de relógio do pessoal da Al Qaeda. Segundo Julian Assange, fundador do Wikileaks, Guantánamo é uma monstruosidade.
Irã : Novo ataque virtual paralisa centrais nucleares
No ano passado, as centrífugas das usinas nucleares iranianas saíram de controle por conta do vírus Stuxnet, que dizem ter sido desenvolvido por americanos e israelenses para atacar o sistema operacional dos equipamentos Siemens, empresa também acusada pelos iranianos por conluio na sabotagem internacional para frear seu programa nuclear.
Chernobyl - 25 anos do desastre nuclear
O início de 1986 teve muitos fatos importantes, como a posse que não houve de Tancredo Neves (e posse de fato de José Sarney, seu vice), do Plano Cruzado, em 28 de fevereiro, congelando preços e salários, da morte de Tancredo em 21 de abril e logo a seguir do acidente nuclear da usina de Chernobyl, na Ucrânia, uma das repúblicas da antiga União Soviética.
segunda-feira, 25 de abril de 2011
Riocentro : A Comissão da Verdade da Globo
No próximo 30 de abril fará 30 anos do que seria um dos maiores crimes do terrorismo em território brasileiro, no Riocentro, no Rio de Janeiro, contra uma população de jovens em um show promovido pelo Centro Brasil Democrático (ligado ao PCB). Para nossa sorte e azar da ditadura e de um sargento do submundo das forças armadas, o artefato que explodiria e provocaria centenas de mortes acabou estourando no seu colo, num veículo Puma.
O apagão do PSDB
O PSDB novamente se vê com problemas de apagão, mas desta vez a natureza não é a mesma de 2001 e 2002, quando a irresponsabilidade do governo de Fernando Henrique Cardoso levou o Brasil ao sufoco do racionamento. O partido definha, perdendo seus quadros, que saem com críticas ao caciquismo e à falta de democracia das instâncias. Do jeito que a coisa vai, o último tucano a sair será o FHC, já que de apagar a luz ele entende.
- a debandada do partido parece com o período da fundação do PSDB, no final da década de 80. Segundo Feldman, o mesmo descontentamento que marcou sua saída do PMDB em 1988 é o que motiva sua decisão. "A saída dos vereadores é uma crítica duríssima a atual história do PSDB, que está fora de seu projeto original. Hoje o PSDB está num projeto de poder", criticou. "Estou muito triste porque o PSDB foi um partido que eu fundei", lamentou.
- o PSDB precisa resgatar o ideário dos ex-governadores Franco Montoro e Mário Covas - lideranças históricas da sigla. "Minha vida é feita de ciclos e, infelizmente, o meu ciclo no PSDB, para mim, acabou".
Mengão vai para a final da Taça Rio sem jogar bem
Desfalcado de Ronaldinho Gaúcho e, logo no início de jogo, de Léo Moura, levando um gol roubado (impedimento do He Man tricolor) e pouco ofensiva, a equipe de Vanderlei Luxemburgo conseguiu empatar na raça com o Fred Futebol Clube ontem, e foi para a final da Taça Rio invicto. Jogará contra o Vasco, freguês tradicional, que poderá, depois de vários anos, ter a honra de ser novamente vice do Mengão. Já andam por aí sacaneando os torcedores do Fluminense e Botafogo gritando "esse vice é nosso, esse vice é nosso".
Minas : A censura de Aécio
Hoje o jornalão carioca O Globo havia duas matérias defendendo o direito do senador mineiro Aécio Neves tomar quantas biritas quiser, citando outros políticos de mesmo hábito. A coluna do Noblat, pelo menos, teve a dignidade de dizer que pode beber mas não pode dirigir, mas que o guarda que aplicou duas multas a Aécio deveria ser homenageado como herói, já que o hábito na política é a carteirada, o "sabe com quem está falando?" dos arrogantes.
1) “Déficit zero” – Se verdade, significaria o equilíbrio entre receitas e despesas. Só que o professor Fabrício Oliveira comprovou que foi um simples exercício de “contabilidade criativa”. Nada mais é que do que a manipulação de rubricas variadas, de forma a produzir resultados artificiais de equilíbrio fiscal, que não são verificáveis no caixa do governo. Além, claro, de arrocho salarial e restrição de recursos para saúde e educação, a ponto de não cumprir os “mínimos constitucionais” exigidos para essas áreas.
2) “Choque de gestão” – Além do falso “déficit zero”, o choque se completa com a intrusão de ferramentas gerenciais privadas nos processos de gestão públicos, como se estas fossem curar todos os males da máquina administrativa . Aí, vem os técnicos e criam “ilhas de excelência”, ou seja, algumas políticas públicas restritas, apenas para que sirvam de propaganda de êxitos que são, na prática, questionáveis e muito parciais.
Ao final, o estoque da dívida real do estado cresceu de 33 bilhões, em 2003, para 59 bilhões de reais em 2011. Mantêm-se as fortes desigualdades regionais que caracterizam Minas e cresce a desindustrialização no estado. O próprio Itamar, hoje aliado de Aécio, se refere ao choque de gestão como “uma conversa fiada”. O artigo crítico do professor Fabrício Oliveira (Choque de Gestão: verdades e mitos) pode ser encontrado em http://migre.me/4kShA.
3) Centro Administrativo – Desnecessário e na contramão da tendência mundial contemporânea de descentralização. Mais de R$ 1,5 bilhão foi gasto para produzir uma obra destinada a criar uma imagem “Kubitschek” de empreendedor, desenvolvimentista e de jovialidade para o pretenso candidato à presidência da República. Arquitetos e engenheiros estimam que em aproximadamente 15 anos idêntica quantia será gasta em manutenção, adaptação e correção do projeto estrutural. Aliás, a pressa da inauguração expôs falhas e deficiências da obra, que já estão sendo investigadas.
quinta-feira, 21 de abril de 2011
Fora Luxemburgo!. Joel Santana já!
Não é porque o Flamengo está há 22 jogos invicto que tudo está bem. Simplesmente não fez nenhum jogo contra equipes de grande qualidade. Para quem tem no elenco Ronaldinho, Thiago Neves, Felipe, Leo Moura, Willians e outros bons jogadores, empatar e ganhar de placares pífios de equipes fracas é muito pouco.
quarta-feira, 20 de abril de 2011
EUA : Risco América faz capitalismo tremer
Demorou, mas aconteceu, afinal, no capitalismo não há espaço para amizades e acobertamentos por muito tempo quando o assunto é muita grana : pela primeira vez em 70 anos, a agência de classificação de risco Standard & Poors rebaixou a classificação da avaliação da dívida americana. Na prática, a maior economia do mundo teve reduzida a nota de AAA estável para AAA negativa. Isso é resultado do crescimento avassalador da dívida americana desde a crise de 2008.
Rio : Justiça solta milicianos e mantém macaco preso
Para desespero dos que trabalharam e contribuiram para a prisão de 40 milicianos perigosos na Operação Guilhotina, a justiça do Rio de Janeiro mandou soltá-los para que sejam processados em liberdade. O Ministério Público vai recorrer do Habeas Corpus que determinou a revogação da prisão preventiva dos acusados. Mais uma vez a milícia mostra seu poder de fogo, e os próximos dias serão marcados por chacinas de pessoas acusadas de delação. Nada a ver com a máfia posta em liberdade, claro, porque, afinal, são policiais, militares e gente acima de qualquer suspeita e que, segundo o judiciário, não oferecem perigo à sociedade ...
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Niterói : tsunami de merda
Felizmente ninguém morreu, mas a Niterói do melhor IDH do Estado do Rio de Janeiro e terceiro do Brasil foi inundada por uma onda de esgoto. Com o rompimento de uma parede da central de tratamento de Ponta da Areia, 7 milhões de litros de esgoto sem tratamento se espalharam pelas ruas, ferindo pessoas, arrastando veículos e invadindo casas. Um tsunami de merda!
Libia : Europa não quer refugiados
Nos últimos dias o noticiário brasileiro focou o caso da escola de Realengo, enquanto o couro comia na Líbia. Mesmo com o apoio aéreo da OTAN, os rebeldes perderam terreno. Estão ilhados em Misrata, onde passam fome e sofre forte ataque das tropas do governo, e novamente estão vendo os homens de Kadafi chegando perto da principal cidade dominada pelos rebeldes, Benghazi. Nisso, conforme Kadafi prometeu, milhares de pessoas abandonam a Libia e correm para a Europa, principalmente para a Itália.
Tucanos : de mal a pior
Numa só semana, o tucano-mór FHC publica um texto dizendo que o povão não deve ser prioridade para a oposição. Ontem, tucano queridinho da Globo, o senador pelo Rio, digo, por Minas, mas que vive no Rio, Aécio Neves, caiu numa blitz da Lei Seca, teve a carteira de motorista vencida apreendida e recusou-se a fazer o teste do bafômetro. Nem adiantou a jornalista Cristina Lobo tentar livrar a cara dele no Jornal das 10 da Globonews, "justificando" que outros políticos também eram chegados a uma birita. Hoje, 7 vereadores tucanos da cidade de São Paulo debandaram do partido, de uma vez só. Não sabia que tucano era ave de mau agouro. Parece sim. Xô, azar!
Heloisa Helena : só ladrão enriquece na política
Interessante texto que merece leitura. A política, não só aqui, mas em todo o mundo é vista por espertalhões como forma de enriquecer, de empregar a família, de fugir de julgamentos, de ferramenta para fazer negócios, de fonte de informação privilegiada para negócios, de balcão de negócios para pegar dinheiro de lobistas, de mercadoria para chantagem com governos, enfim, tudo menos servir ao povão. FHC neste ponto foi coerente: para que perder tempo com o povão, se o objetivo da política, para muitos, é outro?
Política |
Heloísa Helena |
Qui, 14 de Abril de 2011 14:10 |
Uma preliminar: ... o poder não muda as pessoas, apenas as revela! Ou seja, o mau-caráter obterá na política um luxuoso e exuberante espaço para seu mau-caratismo exercitar! Um alerta: ... quem gosta de político ladrão ou se associa e usufrui das riquezas roubadas e vulgarmente exibidas por eles, não leia este artigo... ele é "agressivo" como diziam das minhas éticas posições políticas durante a campanha eleitoral! Aqui estou eu para falar sobre um tema rotineiro - pela impunidade como se dá a repetição dos episódios - que é a tal Corrupção, que asco em quem não é bandido deveria permanentemente fomentar. A este assunto só volto por assistir estarrecida, entre outros muitos casos, a mais uma façanha de políticos alagoanos: roubar dinheiro da merenda escolar para comprar uísque e ração (... pobres cachorros que não merecem esse tipinho ordinário de donos(as)!). Revisando o que suas excelências fizeram: ... Roubaram dinheiro da merenda escolar das crianças pobres para fazer a feira de produtos caríssimos dos políticos ricos e suas curriolas. Estamos falando de crianças pobres já duramente submetidas a todas as formas de negação dos seus direitos pela indigência social e já submetidas a dolorosas formas de miséria humana... geralmente pelas mesmas mãos sujas daqueles que dinheiro público roubam! A primeira vontade que tenho é lembrar como são encarcerados os pobres que roubam uma lata de leite ou um celular... Imaginem o que aconteceria se um pai de família pobre, de uma dessas cidades, tivesse entrado num depósito da Prefeitura pra roubar merenda... Lembram como são tratados os pobres? São jogados naquelas celas imundas de fezes e urina em chão podre e frio ou tomado pelo calor insuportável... lugar maldito onde pobres são aniquilados na sua dignidade humana pois são estuprados, violentados, arrastados pelos bandidos de "hierarquia" superior para se incorporar ao narcotráfico ou serem assassinados! E nós sabemos que parte muito importante da sociedade em geral defende esse comportamento primitivo na punição aos pobres, mas cinicamente e covardemente muda de posição e rigor metodológico quando se trata dos seus amiguinhos políticos ricos... sempre na medíocre expectativa de aqui ou acolá ser beneficiado com a patifaria política Enquanto tudo isso acontece... a imensa riqueza roubada pelos grandes e poderosos exala e muito a fedentina política deles e mostra também nas vidas dos mais pobres os dias de desamparo e tristeza profunda porque não têm garantido pelo dinheiro público o acesso à Educação, Saúde, Moradia, Emprego, Saneamento, Segurança, Assistência Social... etc etc... Infelizmente em nossos tempos sombrios, ainda constitui uma minoria aqueles (as) capazes de corajosamente verbalizar, se indignar ou enfrentar as estruturas em putrefação das insaciáveis gangues políticas e suas camarilhas que nunca se contentam com as imensas riquezas roubadas dos pobres. Nunca se contentam e sempre querem muito mais... como dizia Vieira, conjugam de todas as formas e modos o verbo roubar... dos uísques comprados com o roubo das merendas até a esperteza de proteger o dinheiro sujo em paraísos fiscais! Infelizmente também são muitos os políticos ladrões que se perpetuam no poder pela inocência ou ignorância de alguns e pela desprezível omissão e cumplicidade de outros pusilânimes e igualmente corruptos! E mesmo que a lógica formal, fiscal, financeira, contábil, orçamentária mostre claramente que só enriquece na política quem é ladrão ainda teremos tempos muito difíceis pela frente no cotidiano de combate a essas súcias de vadios poderosos que continuam a manchar a honra e a dignidade da nossa querida e tão sofrida Alagoas! Devemos ao menos lutar pelo cumprimento da Lei – Código Penal – Crimes contra a Administração Pública... que diz que vai pra cadeia quem patrocina tráfico de influência, intermediação de interesse privado, exploração de prestígio, corrupção ativa e passiva... no popular safadeza política! E, mesmo que a realidade implacável diga que não adianta lutar, muitos de nós continuaremos firmes caminhando feito peregrinos incansáveis que a vida impiedosamente marcou, mas não dobrou aos encantos esnobes e apodrecidos das estruturas da política e do poder! http://socialismo.org.br/portal/politica/47-artigo/1983-qso-enriquece-na-politica-quem-e-ladraoq |
sábado, 16 de abril de 2011
Cuba : rumo ao capitalismo de estado
Congresso do Partido Comunista Cubano, em andamento, pode aprovar propostas de retrocesso no socialismo, em busca de um modelo mais parecido com o chinês.
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Lula diz que "povão é a razão de ser do Brasil"
A pisada de bola de FHC não podia ficar barata. Depois de ser criticado pela própria oposição, e pela mídia apoiadora, não faltava mais nada para levar o ex-presidente à desgraça por ter dado uma de General Figueiredo, o último ditador militar, que disse que preferia o cheiro dos cavalos ao do povo.
Corrupção : Obras da Copa e Olimpíadas terão controle relaxado
Nada melhor para a corrupção que obras que se tornam emergenciais por falta de planejamento e urgência na entrega. Se no meio disso os projetos forem feitos a tapa e precisarem a toda hora de alterações, é uma delícia para os empreiteiros, que cobrarão serviços extra-contratuais à vontade, e para a cadeia de corrupção dos órgãos públicos que aprovará os acréscimos.
PSDB já segue conselhos de FHC : ricos são o foco
Ontem uma propaganda gratuita do PSDB mostrou uma ator num aeroporto criticando o caos aéreo. Apesar do governo Lula ter dado as condições para milhões de pessoas viajarem de avião, a tal nova classe média que é o foco dos ensinamentos do último artigo de FHC, a propaganda certamente não se dedicou a esse segmento. O ator fala que as obras demoram, vão custar caro e que ""ainda por cima, vamos passar vergonha".
Argentina : prisão perpétua para o último ditador
O último ditador argentino, do período 1976 a 1983, foi condenado ontem à prisão perpétua por crimes contra os direitos humanos. Desde que as leis de auto-anistia do regime militar (Leis do Perdão) foram anuladas, mais de 200 civis e militares que participaram de sequestros, torturas e assassinatos de opositores do regime militar foram condenados.
quinta-feira, 14 de abril de 2011
PSD : Novo partido governista desfalca direita
A lei eleitoral brasileira prevê a perda do mandato para o político que, no exercício do cargo, mudar de partido. É a chamada "fidelidade partidária". Isso não vale quando o político passa a ser fundador de um novo partido. Esta foi a fórmula encontrada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM) para sair do seu partido, que é de oposição à presidente Dilma, e migrar para outra legenda mais "light", de balcão de negócios, que ora votará com o governo, ora será oposição, sem integrar automaticamente a base aliada.
Rio : Milícia é a máfia carioca
Ontem foi preso mais um vereador que comanda uma rede de extorsão e terror na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Desta vez foi Luiz André Ferreira, o Deco, ex-cabo paraquedista do Exército. Seu bando movimenta R$ 400 mil mensais. Sua milícia (grupo criminoso organizado) é suspeita de ter cometido pelo menos 30 assassinatos. Vende ilegalmente sinal de TV a cabo e internet, controla o transporte alternativo (vans), estupra, tortura e mata quem os denuncia.
quarta-feira, 13 de abril de 2011
Globonews : Merval Pereira "explica" FHC contra povão
Incrível a fidelidade do jornalista Merval Pereira ao tucanato. No Jornal das 10, agora há pouco, explicou que FHC escreveu seu artigo dizendo que oposição tem que se opor e que deve deixar o povão para investir na classe média com olhar sociológico, já que não tem mandato, etc. FHC teria dito o óbvio: depois da chinelada que Serra levou nas eleições passadas nos redutos mais pobres, especialmente no Nordeste, porque os programas sociais de Lula dominaram esse segmento, o melhor a fazer seria investir onde o PSDB ganhou, ou seja nos setores mais elitizados da sociedade.
Bolsa Família enfraqueceu MST
Em entrevista recente ao Estadão, o Coordenador Nacional do MST, João Stédile, disse que o número de acampados diminuiu bastante desde que o programa Bolsa Família passou a beneficiar potenciais participantes da luta por terras, que passaram a se acomodar em algumas regiões. No governo Lula chegou a haver um contingente de 200 mil acampados, hoje são 80 mil.
Argentina : Padre que abençoava vôos da morte é denunciado
Mais um colaborador da cruel ditadura argentina sai da sombra: o padre Alberto Zanchetta, que abençoava os militares que faziam vôos para jogar vivos no mar os opositores do regime militar, foi denunciado ontem quando rezava uma missa. O padre, que foi aposentado como capitão de fragata e capelão da marinha argentina, celebrava missas em paróquias de Buenos Aires.
Uruguai : Lei da Anistia é cancelada para militares
O parlamento uruguaio aprovou ontem o cancelamento da Lei da Anistia, podendo agora levar a julgamento os militares que mataram e torturaram durante a ditadura militar no período de 1973 a 1985. O atual presidente, José Mujica, foi preso e torturado, e no seu governo os militares criminosos finalmente vão sair das sombras. Tomara que a nossa presidente, que também combateu a ditadura sendo presa e torturada, consiga o mesmo por aqui, para levar bandidos que desonraram suas fardas às barras dos tribunais.
terça-feira, 12 de abril de 2011
Gasolina : lucros absurdos podem segurar preços
Durante anos pagamos por uma das gasolinas mais caras do mundo, dando imensos lucros às grandes distribuidoras (Petrobrás, Shell, Esso, Texaco, Ipiranga). No caso da Petrobrás, a impressão que fica é de pagarmos uma espécie de imposto, na forma de sobrelucros, para bancar os investimentos da empresa de economia mista. Uma parte dos superlucros vai para o Tesouro Nacional, outra para as reservas de capital para investimentos e outra para acionistas privados. A parte que vai para o governo serve para garantir o superávit nominal, garantia para pagar os juros escorchantes da dívida pública.
China : Dilma traz para o Brasil empresa cruel com trabalhadores
A notícia boa é que a Presidente Dilma, na sua viagem à China, trouxe a promessa de investimentos da ordem de US$ 12 bi na fabricação, no Brasil, de equipamentos eletrônicos de ponta, como os da Apple (Ipad, etc). A notícia ruim é que a empresa é a Foxconn, que no ano passado foi responsável pelo suicídio de 20 trabalhadores por superexploração. Depois de uma greve inédita na China, a fábrica aumentou os salários e afrouxou a crueldade, mas a vinda para o Brasil pode trazer a selvageria da exploração da mão-de-obra em patamares inéditos para os nossos trabalhadores. Mais em http://blogdobranquinho.blogspot.com/2010/06/china-onda-de-greves-e-suicidios.html
Espaço : 50 anos do vôo de Yuri Gagarin
Em 12 de abril de 1961 o mundo ocidental ficou chocado com mais uma conquista espacial da extinta União Soviética, que lançou o primeiro ser humano ao espaço e, depois de um vôo de 108 minutos, o fez retornar ileso à Terra. O grande feito, envolto no clima de guerra fria entre URSS e EUA, fez de Yuri Gagarin herói soviético e trouxe preocupação aos Estados Unidos, que em seguida acelerou seu programa espacial e obrigou o presidente John Kennedy a encomendar à NASA o envio do primeiro homem à Lua antes do fim da década de 60.
HOAX : Vacina anti-câncer de pele e rins
Infelizmente, a mensagem passada a rodo pela internet com o título "Notícia boa. Até que enfim" não é toda essa coisa que diz ser. Fala de uma vacina para a cura de câncer de pele e rins, que teria sido desenvolvida por brasileiros, etc e tal. Primeiro, o link apresentado leva a um site de algum esperto que deve ganhar com acessos, fazendo divulgação de vários outros sites que não têm nada a ver com a vacina propagandeada. Segundo, porque botam na mensagem mentirosa o nome de profissional que seria do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo.
| |
Em razão da notícia que está circulando na Internet, a respeito de uma vacina para tratamento de pacientes com câncer, o Hospital Sírio-Libanês apresenta os seguintes esclarecimentos: Nunca houve qualquer relacionamento comercial entre o HSL, ou qualquer médico do Centro de Oncologia, e a empresa que está comercializando esta vacina. O HSL, seguindo sua vocação para o desenvolvimento de novas terapias, participou da pesquisa da vacina, contando inclusive com patrocínio oficial da FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo). Os estudos foram acompanhados pelo Comitê de Ética e conduzidos de acordo com o código de boas práticas médicas. Os resultados da pesquisa mostram um grau de atividade limitado, beneficiando temporariamente apenas um pequeno número de pacientes. Até o presente momento não há qualquer evidência de cura que possa ser atribuída a estas vacinas. Baseados nos resultados, o grupo de oncologia do HSL considera que estudos adicionais são de interesse, mas que não há, ainda, dados suficientes para se prescrever esta modalidade de tratamento de forma geral. Portanto, ele não está sendo prescrito ou aplicado no Centro de Oncologia do HSL. Para evitar descontinuidade, pacientes em tratamento com a vacina deverão discutir suas opções com seu oncologista.
|
FHC : oposição deve deixar de disputar o povão
Apesar dos apelos do "oposicionista" Aécio Neves em recente discurso no Senado, a oposição não vai se opor. FHC entrou na onda, pregando uma oposição "light", e foi mais fundo: deve focar a classe média, deixando de disputar com o PT a hegemonia sobre o povão! E que "classe média" é essa a que se refere? Aos milhões que emergiram da classe C para a classe D por conta das políticas sociais e facilidades de crédito do governo Lula?
Costa do Marfim : presidente é preso e esculachado
Mais um triste capítulo da história de caudilhismo e ditaduras ferozes chega a um desfecho, sabe-se lá por quanto tempo: o presidente da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, foi capturado ontem e preso. Segundo o jornal O Globo, levou até tapa na cara de um soldado ligado às tropas do presidente eleito, Alassane Ouatara. Gbagbo não aceitava o resultado das eleições e disse que não passaria o comando do país a Ouatara. A guerra civil se reacendeu, e as forças oposicionistas, apoiadas pela França e pela ONU conseguiram a vitória.
Desarmamento : o debate em cima da emoção
No Brasil tem dessas coisas: projetos engavetados, travados ou mesmo derrotados voltam á vida a cada evento de grande impacto emocional na população. Derrotada em 2005, a proibição de venda de armas e munições volta á tona pelas mãos do presidente do Senado, José Sarney.
"Não" - Contra a proibição da comercialização de armas de fogo e munições
Com base no direito da legítima defesa do considerado "cidadão de bem" (ou não criminoso), foram apresentados os seguintes argumentos:
- A proibição incentiva o aumento da demanda ilegal de armas, — tráfico de armas — qualquer que seja a motivação do comprador, seja para fins criminosos, seja para legítima defesa.
- As reações mal sucedidas são as que são mostradas pela mídia, ninguém vai à delegacia relatar caso de legítima defesa, muito embora sejam comuns. Além da imprensa censurar esse tipo de notícia.
- O assaltante se sentiria mais "à vontade" sabendo que a população está desarmada.
- Argumentou-se também que algumas pessoas necessitam de armas para a sua defesa pessoal, tais como indivíduos ameaçados de morte, policiais aposentados, proprietários rurais, etc.É importante observar que o estatuto do desarmamento permite o comércio de armas em alguns casos e em caso de ameaça a integridade física o porte,porém sendo proibido comércio de armas as pessoas citadas não poderia ter ou portar armas.
- A proibição traria vantagens para empresas estrangeiras de armamentos, concorrentes das empresas nacionais, e que exportam a maior parte da sua produção para o mercado externo.
- A frente do desarmamento tinha o patrocínio de poderosas ongs internacionais. A principal frente do desarmamento: a fundação Viva Rio recebe ajuda financeira da Fundação Ford, das Nações Unidas, da Fundação Soros e do governo britânico. Boa parte dos simpatizantes para o desarmamento era, ainda, composta de atores e pessoas que possuem boas condições de segurança - logo, que não sentem na pele os problemas do comum cidadão. Pretendia-se, assim, sugerir que grande parte dos defensores do "sim" não tinham legitimidade para impor a sua opinião.
- O cidadão poderia ter o direito de não querer ter uma arma, porém não deveria perder o direito de ter uma.
- Os criminosos não compram armas por meios legais, não são atingidos pela lei, a lei só atinge aos cidadãos de bem.
- O colecionismo de armas de fogo acabaria no Brasil
Com base na crítica ao Estado, relatavam o seguinte:
- O Estado não consegue fornecer a segurança garantida pela Constituição Federal.
- Existe falta de controle por parte do Estado das armas que são fabricadas em outros países,e mesmo sobre armas reimportadas.
- A burocracia atual já é tão alta e as taxas são tão caras, que é mais fácil um bandido optar pelo modo mais barato e rápido: a arma ilegal e muitas vezes importada. Atualmente, o cidadão que queira portar uma arma passa por testes psicológicos rigorosos.
- Na hipótese da extinção da indústria bélica nacional, argumenta-se a existência de interesses que resultariam na dependência econômica externa e na importação para a necessária defesa nacional;
- Armas tem várias funções,não apenas a de defesa,mas também esportiva e de caça além disso existem colecionadores de armas e munições.
Apresentaram as seguintes estatísticas para defender seu ponto de vista:
- Números que indicam que a grande maioria dos crimes são cometidos por armas ilegais;
- Números que indicam que o Estado brasileiro que mais possui armas de fogo legalizadas (Rio Grande do Sul) é o que apresenta menos crimes cometidos por armas nestas condições. O mesmo ocorre com alguns países do Primeiro Mundo. Contrapunham, por outro lado, que a criminalidade é um problema que radica essencialmente na educação e estrutura familiar, e não na posse de armas.
- Diversas estatísticas nacionais e internacionais mostram que não há correlação entre as dureza das leis de controle de armas e a violência. Como exemplos simples temos o Canadá, onde a posse de armas é possível e a violência quase zero, e a Rússia, onde a posse é proibida e a violência muito alta.
[editar]"Sim" - A favor da proibição da comercialização de armas de fogo e munições
- As armas são instrumentos com a única finalidade de matar, portanto, geram violência em qualquer caso.
- Tendência a médio ou longo prazo do fim de todas as armas no país.
- Somente algumas exceções (polícia, exército, empresas de segurança privada etc.) poderiam ter acesso às armas: ameaçados de morte podem requerer proteção especial do Estado.
- As estatísticas indicariam que a maioria dos crimes são cometidos em sequência de brigas irrelevantes. Portanto, com uma arma, um cidadão pode facilmente se transformar num criminoso em um momento de "cabeça quente"
- Um ladrão tem em seu benefício o chamado fator surpresa. O cidadão armado terá limitadíssimas chances de reações bem-sucedidas, podendo mesmo desencadear um desfecho fatal contra si e/ou sua família. As autoridades brasileiras recomendam que as pessoas não reajam em assaltos, já que, de acordo com levantamentos e com os crimes divulgados pela imprensa, o ladrão simplesmente atira para matar quando a pessoa ameaça reagir
- Bens materiais são substituíveis. Uma vida não se traz de volta, e não será outra morte que apagará a dor da perda e a dor moral de tornar-se mais um assassino.
- O treinamento de tiro de civis não os prepara para situações reais.
- Alegou-se que a resistência de setores mais conservadores da sociedade, sobretudo o rural, devia-se ao fato de limitar a ação de milícias criadas para defender suas terras.
- A indústria bélica nacional não fabrica somente revólveres e pistolas. A proibição do comércio de armas é restrita somente dentro do território nacional. Se a indústria nacional dependesse do mercado interno, já teria falido. Os principais clientes da indústria bélica são as Forças Armadas e Auxiliares, que não são afetadas pela proibição; as exportações, ademais, não sofreriam qualquer alteração.
- A falta de legitimidade de alguns defensores do "não", devido ao patrocínio das indústrias de armamento a deputados que já defenderam ações controvertidas, dentre as quais o encerramento doCongresso Nacional. As duas principais fábricas de armas doaram R$ 1,1 milhão para campanhas eleitorais em 2002.
[editar]Outras ponderações
- Algumas pessoas afirmavam que a política de incentivo à entrega espontânea de armas seguida da destruição das mesmas pode prejudicar pesquisas históricas que poderiam envolver a análise de arsenal bélico utilizado em períodos históricos diversos.
- Outras pessoas consideram irrelevante a política de desarmamento, com ela não colaborando nem para a redução, nem para o aumento da violência.
- A questão do desarmamento, para alguns, põe à prova os limites de princípios constitucionais como o direito à vida, à segurança, à propriedade e a função social desta.
- Algumas pessoas tem medo de qualquer possível resultado: se a opção "sim" vencer, as pessoas estariam deixando os ladrões mais à vontade, por acreditarem que ninguém tem arma; se a opção "não" vencer, os bandidos se sentirão de certa forma confortáveis armados sabendo que a população é contra o desarmamento.
- Empresas de segurança pessoal poderiam adquirir armas normalmente se o ´´sim`` ganhasse,e seus seguranças poderiam portar armas da empresa do mesmo modo que ocorre atualmente, pois a comercialização citada na lei incluia apenas pessoas físicas.