O vôo mais barato e direto que conseguimos foi da Aeroflot, que sempre tive na memória por conta dos frequentes acidentes aéreos com os aviões russos Tupolev. Pelo menos agora estão usando Airbus, que também caem, mas por motivos bem mais misteriosos. A Aeroflot mantém no seu logotipo a foice e o martelo característicos do período soviético, um bom indicador para quem vai à Rússia atrás da memória desse período de mais de 70 anos, apagado nos países do leste europeu onde já andamos.
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Viagem : De Viena a Moscou
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Brasil : Razões para demo-tucanos chorarem
Parece que vai sair mesmo o PSD, partido do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. A decisão do TSE passa por cima das irregularidades do processo, e poderá viabilizar, a curto prazo, a migração de tucanos e demos para o novo partido, adesista a Dilma, em busca de lugar ao sol e de dias melhores sob o manto do governo federal. Em breve, pelo visto, teremos mais uma mercadoria no balcão do poder, barganhando votos por apoio.
'A homenagem da Sciences-Po será feita em nome do avanço do Brasil como potência internacional durante a gestão de Lula. A explicação foi dada na última semana por Richard Descoings, diretor do instituto. "Em 20 ou 30 anos, a história vai reter um período no qual o Brasil se transformou em uma potência internacional", afirmou o cientista político.
Mas, além da homenagem ao Brasil, a indicação de Lula ao título, já concedido a personalidades como o ex-secretário-geral das Nações Unidas egípcio Boutros Boutros-Ghali, é também um autoelogio à Sciences-Po. Em 2011, a instituição comemora 10 anos do início de sua política de discriminação positiva, quando alunos de comunidades carentes da França receberam apoio para ingressar na instituição. "Lula encarna o fato de que podemos chegar ao mais alto nível político mesmo sendo filho ou filha de trabalhadores", lembrou Descoings."
Pois é: esse título o iluminado, o brilhante, o todo-poderoso FHC não tem, simplesmente porque nunca se destacou naquilo que deu os méritos a Lula. Plagiando a musiquinha que a torcida do Mengão canta para um glorioso time carioca, segue a homenagem à galera demo-tucana:
"E ninguém cala, esse chororô, chora o ex-presidente, chora o deputado, chora o senador"
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
HOAX : A carta do empresário de São Leopoldo
De tanto receber um e-mail do tipo "repasse a todos" com a carta atribuída a um empresário de São Leopoldo, onde diz ter pago cursos de capacitação aos funcionários da empresa de bombas Geremia e ter sido multado pela fiscalização da previdência social por considerar o desembolso como verba salarial, e ter cobrado o pagamento do INSS respectivo, resolvi fazer o que os outros não fizeram: checar a veracidade da informação. A carta ganha contornos de indignação com o apelo contra a burocracia que dificultaria a competitividade com empresas estrangeiras, por isso, diante dos absurdos que conhecemos na tributação, a princípio consideramos o desabafo como algo crível e razoável.
.
ISTO TEM QUE SER REPASSADO,PARA TODO O PAÍS.
.}
Tem que ler e divulgar...vale a pena!!
|
terça-feira, 27 de setembro de 2011
"Vaga da Globo" na Academia Brasileira de Letras??
Depois que o "imortal" Roberto Marinho contrariou o título e se foi, agora vemos Merval Pereira, a principal cara da direita da Globo chegar a uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. A pergunta básica: qual o mérito? Qual sua a obra de importância para as letras nacionais?
Protecionismo : Necessidade x Malandragem
Os automóveis brasileiros estão entre os mais caros do mundo. Até pouco tempo atrás se jogava a culpa nos impostos, mas o fato é que até quando o governo reduziu o IPI, o benefício não foi totalmente repassado aos consumidores, ficando as montadoras com lucros mais robustos. Em outros setores acontece o mesmo, sempre com a culpa atirada aos impostos, enquanto se lucra muito à sombra do governo e com preços cartelizados / oligopolizados.
Eslováquia : Beleza e problemas
Nesta viagem temos como base de apoio a cidade de Bratislava, na Eslováquia, por facilidades de hospedagem, por isso temos mais tempo para ver coisas e tentar entender a realidade. A cidade é belíssima. Tem no turismo, na fábrica da Volkswagen e no fato de ser capital sua base econômica. Depois escreveremos mais sobre o bom de Bratislava, porque fotos precisam ser preparadas, e não temos tempo agora para isso.
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Bancários vão à greve para repor inflação e perdas
Na última negociação salarial, sexta-feira passada, os banqueiros apresentaram a contra-proposta de 8%, muito abaixo do que está sendo reivindicado pela CONTRAF-CUT, que é 12,8%. Essa reivindicação reporia 5% das imensas perdas sofridas no período FHC, caso conquistada, o que não é nenhum ganho real, a não ser que se considere que o passado deva ser esquecido.
Hungria : Onde Stalin perdeu as botas
A Hungria foi um império poderoso, e teve um papel importante na geopolítica do Leste Europeu por séculos. Resumindo a fase mais recente, faziam parte do Império Austro-Húngaro quando este entrou na Primeira Guerra Mundial aliado com a Alemanha. Terminada a guerra, a derrota custou à Hungria a perda de importantes territórios, como a Transilvânia, a Eslováquia e sua saída para o mar na Croácia.
domingo, 25 de setembro de 2011
Oktoberfest : O São João da Bavária
Pensando numa festa regional onde as pessoas gostam de se vestir com roupas típicas, beber e comer coisas que ali são produzidas, com músicas também locais, atraindo gente de todo lugar, podemos tanto pensar no São João de Campina Grande ou Caruaru, como na Oktoberfest em Munique, na Alemanha. E não tem essa de guardadas as devidas proporções: a Oktoberfest é bem menos animada.
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Viagem : Quando o câmbio explode
Não é a primeira vez que uma maxidesvalorização de moeda nos pega no meio da viagem. Em dezembro de 1979, estávamos na Argentina quando vimos numa loja de câmbio uma radical modificação da moeda brasileira. Passamos numa outra que ainda não tinha mudado e trocamos dinheiro, minimizando o problema.
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Dilma : Submissão à FIFA
Vai para o congresso um projeto do governo que parece ter sido escrito pela FIFA, determinando mais rigor contra falsificação de bens de marcas e produtos licenciados pela entidade, que o preço dos ingressos será definido pela entidade e responsabilidades da FIFA e dos governos pelos eventos.
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Inglês lança bíblia dos ateus
O filósofo A. C. Grayling lançou o livro The Good Book: A secular bible ( O livro bom : Uma bíblia secular), usando a estrutura da bíblia cristã (capítulos e versos), sem nenhuma menção à palavra "Deus" ou qualquer referência divina, usando citações sobre o bem de grandes pensadores como Aristóteles, Newton, Darwin, Confúncio. A matéria é da revista Galileu, e traz os dez mandamentos ateus propostos por Grayling:
2. Busque o bem em todas as coisas
3. Não faça mal aos outros
4. Pense por si mesmo
5. Assuma responsabilidade
6. Respeite a natureza
7. Faça o seu melhor
8. Seja informado
9. Seja bondoso
10. Seja corajoso - ao menos tente sinceramente
terça-feira, 20 de setembro de 2011
Viagem : Optando entre transportes
Todo mundo diz que trem é a melhor opção para viajar na Europa. Pode ser, se considerada a hipótese de longas distâncias, onde se vai num vagão leito, economizando uma diária de hotel, durante a noite. Para curtas distâncias, parece haver casos e casos. Por exemplo, de Bratislava a Viena, que é um percurso que a toda hora fazemos. Ir de ônibus, ida e volta, custa 13,4 euros. De trem, 14 euros. Detalhe: a rodoviária de Bratislava fica a 1,2km do centro histórico, dá para ir a pé. A estação de trem fica bem mais longe. Em Viena, o ônibus para na estação do metrô que vai para o centro, e dá para ir a pé (1,2km) em 15 minutos. O trem para bem mais longe, e é necessário pegar mais de um metrô.
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Crise grega, dólar, Plano Obama, etc
Escrever a partir do exterior sobre assuntos brasileiros e gerais faz alguns brasileiros que despejam arrogância a partir de Nova Iorque, Londres, Veneza, etc, crer que falam de uma tribuna como iluminados. Eles são pagos para esculachar o governo, valorizar os estrangeiros e contribuir para o complexo de vira-latas do povo brasileiro, dizendo que o bom é aqui e que lá nada presta, daí sermos um povo "inferior", que tem mais é que ficar calado quando uma potência fala, que temos mais é que servis, etc.
Viena : Transportes integrados funcionam bem
Toda a Europa teve seus transportes de carga e de longo curso estruturados no modal ferroviário. Isso porque no século XIX o trem era o melhor substituto para cavalos e navios, e não havia automóveis nem aviões. As redes ferroviárias são numerosas, o transporte de passageiros é viável, e as estações e pátios de manobras serviram, por diversas gerações e até hoje, de modelo para brinquedos, maquetes, etc.