Em 1997 a Vale, segunda maior mineradora do mundo, foi vendida pelo governo brasileiro por R$ 3,3 bi. Não voltará mais aos brasileiros. Em um mês o governo Dilma conseguiu "luvas" para arrendar um poço campo de petróleo e aeroportos de mais de R$ 30 bi. Depois de alguns anos voltarão a ser públicos. As privatizações dos anos 90 custaram 540 mil desempregados. As atuais concessões gerarão milhares de empregos. Apesar da insistência, o que está sendo feito hoje, por mais que questionemos, não é a entrega a preço de banana do patrimônio público dos anos FHC. Privatizar é vender. Conceder é alugar ponto comercial.
Se não houve dolo nas privatizações de Collor, Itamar e FHC, então há que se admitir que Dilma foi bem mais competente que eles. Não defendo privatizações, mas o fato é que as executadas no atual governo tiveram cuidados em maximizar os ganhos para o Tesouro Nacional sem entregar nada. E de quebra resolver problemas crônicos de falta de investimentos em vários setores.
A última jogada eficiente de Dilma foi a concessão da BR-163, a Rodovia da Soja, que reduzirá custos de transporte no centro-oeste, interligará modais de transporte, etc. Das 7 empresas que concorreram a Odebrecht foi a vencedora, oferecendo um pedágio por km 52% abaixo do lance inicial, que ficará em R$ 2,63 para cada 100 km, coerente com o preço das demais rodovias federais concedidas. Detalhe: essa rodovia possivelmente terá menos tráfego que outras mais rentáveis. E mais: daqui a 30 anos termina o "aluguel" e a rodovia volta ao controle do governo federal. Não foi vendida nem doada.
Enquanto isso as rodovias de São Paulo, governado pelo PSDB/DEM há 20 anos, têm pedágio na base de R$ 16 para cada 100 km. E são as mais transitadas do país, permitindo arrecadações gigantescas. Recentemente os valores foram reajustados. E são essas pessoas que encarecem os transportes que enchem a boca para falar em "custo Brasil"... Em São Paulo, falando-se de pedágio, a única coisa que está reduzindo é a distância entre os postos de cobrança. Experimente calcular quanto se paga de pedágio com este aplicativo: http://www.mapeia.com.br/
Se não houve dolo nas privatizações de Collor, Itamar e FHC, então há que se admitir que Dilma foi bem mais competente que eles. Não defendo privatizações, mas o fato é que as executadas no atual governo tiveram cuidados em maximizar os ganhos para o Tesouro Nacional sem entregar nada. E de quebra resolver problemas crônicos de falta de investimentos em vários setores.
A última jogada eficiente de Dilma foi a concessão da BR-163, a Rodovia da Soja, que reduzirá custos de transporte no centro-oeste, interligará modais de transporte, etc. Das 7 empresas que concorreram a Odebrecht foi a vencedora, oferecendo um pedágio por km 52% abaixo do lance inicial, que ficará em R$ 2,63 para cada 100 km, coerente com o preço das demais rodovias federais concedidas. Detalhe: essa rodovia possivelmente terá menos tráfego que outras mais rentáveis. E mais: daqui a 30 anos termina o "aluguel" e a rodovia volta ao controle do governo federal. Não foi vendida nem doada.
Enquanto isso as rodovias de São Paulo, governado pelo PSDB/DEM há 20 anos, têm pedágio na base de R$ 16 para cada 100 km. E são as mais transitadas do país, permitindo arrecadações gigantescas. Recentemente os valores foram reajustados. E são essas pessoas que encarecem os transportes que enchem a boca para falar em "custo Brasil"... Em São Paulo, falando-se de pedágio, a única coisa que está reduzindo é a distância entre os postos de cobrança. Experimente calcular quanto se paga de pedágio com este aplicativo: http://www.mapeia.com.br/
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