quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Pedágios tucanos extorquem os transportes e inflacionam preços.

Os recentes leilões de concessão de estradas federais estão deixando os governos do PSDB dos últimos 20 anos constrangidos: os pedágios nas rodovias que concederam estão pelo menos 4 vezes mais caros que os das concessões de Lula e Dilma. Pior ainda: nos novos contratos há exigências de investimentos pesados, que os do PSDB não continham, como duplicação de rodovias, construção de anéis de contorno em cidades, etc.

Segundo o site Pedagiômetro, os pedágios paulistas teriam arrecadado desde 2010 a absurda quantia de R$ 6,8 bilhões, ou seja, aproximadamente o valor de todos os estádios da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Esse absurdo passou ao largo das manifestações de junho do ano passado, e penaliza todo mundo através da inflação nos preços dos produtos que todos consomem, passando ou não nessas rodovias da extorsão.

A principal diferença entre os modelos adotados pelos tucanos e Lula / Dilma é que no primeiro caso o critério foi o do maior valor pago pela concessão, ou seja, ganha quem oferecer ao governo o maior valor dentro de um certo pedágio usado como base para a licitação. É um pesado imposto indireto que encarece os custos de transportes e inflaciona os produtos que circulam nessas estradas. Já Lula / Dilma fizeram os leilões com o critério de menor preço por serviço, ou seja, a partir de um valor inicial os concorrentes oferecem descontos e vence o que tiver menor tarifa por 100 km. É mais justo e barato.

Alguns exemplos estarrecedores, calculados pelo site MAPEIA - http://www.mapeia.com.br/:
- De São Paulo a Araçatuba - 520 km - 12 postos de pedágio - R$ 68,20 - R$ 13,12 por 100 km
- De São Paulo a São José do Rio Preto - 452 km - 9 pedágios - R$ 70,60 - R$ 15,62 por 100 km
- De São Paulo a Barretos - 438 km - 10 pedágios - R$ 68,90 - R$ 15,73 por 100 km
- De São Paulo a Ribeirão Preto - 330 km - 8 pedágios - R$ 49,60 - R$ 15,03 por 100 km
- De São Paulo a Presidente Prudente - 558 km - 12 pedágios - R$ 73,30 - R$ 13,14 por 100 km
- De São Paulo a Santos - 71 km - 1 pedágio - R$ 21,20 - R$ 21,20 - R$ 29,86/km.

Seguindo a trilha dos governos do PSDB, também encontramos nas concessões federais do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso pedágios absurdos:
- Rio - Juiz de Fora - 181 km - 3 pedágios - R$ 24,00 - R$ 13,26 por 100 km
- Rio - São Paulo - 429 km - 6 pedágios, R$ 39,80 - R$ 9,27 por 100 km
- Rio - Teresópolis - Além Paraíba - 3 pedágios - 169 km - R$ 20,60 - R$ 12,19 por 100 km

 No governo Lula as principais concessões tiveram valores bem mais baixos de pedágio face ao modelo adotado, de menor preço do serviço:
- Belo Horizonte (MG) – São Paulo (SP) - 585 km - 8 pedágios - R$ 12,00 - R$ 2,05 por 100 km
- São Paulo (SP) – Curitiba (PR) - 405 km - 6 pedágios - R$ 10,80 - R$ 2,67 por 100 km
- Curitiba (PR) – Florianópolis (SC) - 303 km - 4 pedágios - R$ 6,80 - R$ 2,24 por 100 km

No governo Dilma, com o mesmo modelo, os preços das concessões recém-realizadas também foram muito inferiores:
- BR 040 MG/GO/DF - 1000 km - R$ 2,32 por 100 km
- BR 163 Mato Grosso - 851 km - R$ 2,64 por 100 km

Já o governador do RS, Tarso Genro (PT) retomou as estradas concedidas pelo modelo tucano e parou de cobrar os pedágios. Devolveu as estradas federais ao governo Dilma.

Pouca gente sabe da diferença entre esses critérios e o quanto paga a mais de impostos indiretos por conta deles, no caso dos tucanos. Fala-se em Custo Brasil, mas o Custo PSDB de transportes é pesado. E nem estamos falando aqui de superfaturamentos em metrôs e trens, que acabam incidindo sobre o custo final das passagens e cargas ferroviárias.




-




Nenhum comentário:

Postar um comentário