quinta-feira, 16 de agosto de 2012

HOAX : Boeing 797 para 1000 passageiros - projeto secreto

Nos tempos atuais é difícil saber os limites da engenharia, por isso mesmo as pessoas tendem a aceitar como verdade qualquer possibilidade de revolução da técnica. Circula pela internet um boato (hoax) que fala da construção pela empresa norte-americana de aviação Boeing de um avião com capacidade para mil pessoas, que andará a 1000 km/h, e concorrerá diretamente com o Airbus 380, que já transporta 845 passageiros e é o maior avião do mundo.

Como todo bom hoax, vem com um texto num tecniquês impecável, que não me dei ao trabalho de ver se é totalmente absurdo. Um pequeno exemplo é a "envergadura de 265 pi". Pi, que saibamos, é uma constante com valor 3,1416 adimensional. Também equivale a 180° num arco de círculo. Envergadura é a distância entre as pontas de uma asa, medida em metros, polegadas ou qualquer outra coisa que não seja o tal do "pi".

Uma outra contradição no texto é dizer que está pronto e só falta adaptar pistas, e adiante dizer que não se sabe quando irá ao mercado. A não ser que a Boeing esteja com dinheiro sobrando e desenvolva primeiro o avião depois procure clientes para fazerem encomendas e espere fazer aeroportos, isso cheira a um grande absurdo. O investimento num avião novo dura anos e consome bilhões de dólares que precisam retornar ao caixa das empresas o mais rápido possível.

image00333.jpgimage00222.jpgPode ser que um dia se chegue lá, mas o que temos nas fotos do hoax é bastante suspeito. Numa delas, aparecem dois aviões desse tipo numa mesma pista junto a uma grande cidade. Para quem está trabalhando num projeto secreto, é bem indiscreto colocar tais mamutes na frente de todos. Outra estranheza é um avião experimental já ter mais de uma unidade pronta para voar. As "fotos" foram atribuídas a "fotógrafo amador", que deve dispor pelo menos de um avião para fotografar acima do avião "secreto", já que ninguém ouviu falar nele nem se tomou qualquer providência de fazer aeroportos onde possa operar. E também tem alguma câmera de raios-X, já que uma das imagens seria a planta baixa do avião.

image00111.jpgimage00444.jpgComo o hoax rodou pelos Estados Unidos, a Boeing foi consultada e negou através do seu blog, onde se afirma que as fotos são exercício de Photoshop. Fala que a tecnologia de asa fundida à fuselagem é apenas um conceito e que nada parecido será realidade em menos de 20 anos, e que a empresa aposta no mercado de vôos ponto-a-ponto com o Boeing 787, com capacidade de até 250 passageiros. De qualquer forma, deveriam chamar o artista que fez a fotos para conversar, porque foi muito criativo. Quem sabe não vira realidade um dia?

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Blog da Boeing
http://www.boeing.com/randy/archives/2006/11/index.html

"...From Boulder, Colorado, Walter brings up a topic we frequently get questioned about: the "blended wing" concept. Earlier this year an image of a blended wing "797" made the rounds of the Internet, and got speculation swirling that Boeing has this in the works.
Is there any truth to the emails showing a blended wing 1,000-passenger concept that is dubbed a Boeing 797? Makes sense that the airline industry would head this direction some day, but it just sounds too good to be true!
Yes, too good to be true, indeed, Walter. Someone was having a bit of fun with PhotoShop perhaps. Boeing is not planning to build a 1,000 passenger commercial airplane dubbed the "797," based on the blended wing body (BWB) concept or any other futuristic concept. It's certainly not in our commercial market forecast, which goes out for 20 years. We think the commercial airplane market favors point-to-point routes, and we're developing the 787 as the perfect match to help meet that demand..."
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Mensagem do Hoax
É impressionante!
Vamos vislumbrar o futuro (que já chegou). 
Um gigante capaz de transportar 1000 passageiros em 10.000 milhas (16.000 km) para 0.88 Mach (654 mph - 1.061 kmh). Tudo um sonho!
 A Boeing trabalhou em segredo por um longo tempo. Essas imagens foram tiradas por um fotógrafo amador.
A Boeing prepara o lançamento desta aeronave para breve. Falta, apenas, a adaptação de alguns aeroportos para receberem essa maravilha, que, na verdade, emite pouco ruído. O problema está na pista de pouso. O seu design revolucionário, que combina asa e fuselagem, foi desenvolvido em colaboração com o Centro de Pesquisas da NASA.
Este "mamute" tem uma envergadura de 265 pi (comparado a 211 do 747) e pode usar a pista para o AIRBUS A380 com uma envergadura de 262 pi.
O 797 é uma resposta directa ao A380, que já recebeu 159 pedidos firmes. A Boeing já "matou" o seu SuperStretched Jumbo 747X, em 2003, depois do pouco interesse mostrado pelas companhias aéreas. Em vez disso, continuou a desenvolver o Ultimate Airbus, o 797, o fantasma da fábrica de Long Beach, Califórnia.
O Airbus A380 foi projectado nas pranchas de desenho em 1999 e exigiu 13 mil milhões de dólares em custos de desenvolvimento. Portanto, está em desvantagem para a Boeing. O Airbus é um avião estilo "velho" tubular para as próximas décadas. Por outro lado, o Boeing 797 é, realmente, uma enorme asa voadora.
  
Existem várias vantagens no projecto de "asa de fusão e fuselagem." O mais importante é a relação de "Lift and Drag" que deverá aumentar em 50%. Isso irá resultar em menor peso total da aeronave em cerca de 25% e, assim, dar uma maior eficiência de 33% em combustível versus o A380.
"A alta rigidez da célula" é outro factor chave na tecnologia de "asa de fusão e fuselagem". Isso reduz a turbulência e cria menos stress na célula e aumenta a eficiência decombustível, o que permitiria que os 797 vá até  10.000 milhas, com 1000 passageiros a bordo, mantendo uma velocidade confortável de cruzeiro de Mach 0,88, ou 654 mph.

A data exata da introdução no mercado do 797 ainda é incerta. Mas, as linhas de batalha estão claramente desenhadas nesta guerra para o futuro da aviação civil.

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