segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Osama Bin Laden : De herói do ocidente a inimigo n° 1

A família Bin Laden era milionária. Fazia negócios com outra família igualmente rica, os Bush, que elegeram dois dos seus à presidência dos Estados Unidos. Um de seus filhos, Osama, engenheiro civil, virou o queridinho das potências imperialistas ao tornar-se um estrategista importante na guerra contra a União Soviética no Afeganistão, com o apoio dos Estados Unidos. Depois foi para o Sudão, trabalhar em projetos de infra-estrutura e treinamento militar.

Quando se voltou contra o ocidente, virou inimigo público n° 1 a partir do ataque às torres gêmeas de Nova Iorque em 2001. O ditador iraquiano Saddam Hussein seguiu a mesma trajetória : útil aos americanos atacando o Irã nos anos 70, depois passou a ser demonizado quando tentou esboçar autonomia e acabou morto como Bin Laden. Outro "ingrato".

Segue o link de uma matéria de 1993 enchendo a bola dele. O título do The Independent : "Guerreiro anti-soviético põe seu exército no caminho para a paz".
http://www.independent.co.uk/news/world/antisoviet-warrior-puts-his-army-on-the-road-to-peace-the-saudi-businessman-who-recruited-mujahedin-now-uses-them-for-largescale-building-projects-in-sudan-robert-fisk-met-him-in-almatig-1465715.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário