sábado, 30 de julho de 2011

Vôo 447 : A culpa do desastre é dos mortos?

O relatório da agência francesa que investiga a queda do Airbus da Air France que ia do Rio para Paris há dois anos botou a responsabilidade nos tubos Pitot, na queda de velocidade e ... na falta de treinamento da equipe para reagir em tempo aos sinais de falhas indicados pelo avião.


Na prática, a BEA disse que a Air France é irresponsável, porque entrega aeronaves modernas, infalíveis, nas mãos de gente que não sabe ler um painel de instrumentos. A empresa protestou, defendendo os pilotos e informando que todos têm treinamento. A Associação dos Familiares das Vítimas do Vôo 447 da Air France também discorda, e vai mandar um protesto à BEA.

Incrivelmente a fabricante do avião, Airbus, passou por fora de tudo isso. Não fabrica tubos Pitot, apenas os instala. A falta de velocidade foi coisa dos pilotos. O avião continua ótimo, na versão deles. Todo mundo morreu por culpa de um co-piloto, igualmente finado, sem chance de defesa.

Segundo dados das caixas-pretas, os computadores de bordo do avião sinalizaram queda brusca de velocidade, a partir do congelamento dos tubos Pitot, que deveriam dar a informação correta. O piloto fez o usual: acelerou e botou o avião para subir de novo, e foi fazendo isso até espatifar na água. Considerando que a equipe não era suicida, algo mais aconteceu e o sistema de computação de vôo da Airbus precisa ser investigado para verificar se falha em situações atípicas. O relatório ainda não é conclusivo.

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