terça-feira, 3 de julho de 2012

FANOAPÁ 0012 : Apologia a golpe militar no Facebook

O exemplar de Falta de Noção que Assola o País desta vez está na selva do Facebook, onde as pessoas escrevem coisas pensando que outros não leem. Numa comunidade chamada Profissão : Militar alguém postou uma charge sobre o incidente onde caças da FAB voaram rasante sobre o STF e destruíram vidros pelo deslocamento de vento, onde um piloto diz a outro: "Vamos voltar e passar no Congresso? " e o outro responde "Não, eles entenderam o recado.". Abaixo da charge está a mensagem terrorista : "Errados estão aqueles que subestimam ou duvidam do nosso poder".

Um sem-noção coloca isso, quase 400 pessoas comentam em apoio com coisas mais terríveis ainda, cerca de 2.000 curtiram e mais de 3.000 compartilharam. Boa parte dos comentários trata do pagamento de prejuízos pela FAB e de uma eventual punição aos pilotos e a quem fez o plano de vôo tão arriscado sobre os prédios dos três poderes. Alguns falam que os pilotos serão descontados nos salários para pagar os R$ 35 mil, aquela estória de fazer terror para revoltar as pessoas.

Interessante o raciocínio dos carentes de noção: a gente joga bombas no Congresso, na Presidência, nos Tribunais, e a corrupção acaba! Que simplicidade! E aí, quem vai para o poder? Criminosos que matam jogando bombas em civis? O pior de tudo é que tenta-se fazer de uma barbeiragem de pilotagem um "aviso", uma "mensagem". Nada disso. Quem fez essa bobagem, seja piloto ou superior, deve responder pelos seus atos assim como um motorista incauto que causa um acidente dirigindo um veículo do poder público.

O pior é que os sem-noção fortalecem a desconfiança nos profissionais sérios que existem hoje nas FFAA, que não têm nada a ver com os golpistas de 64 nem com os seus crimes, e sinceramente defendem os interesses nacionais no escopo da profissão militar. Quem vai dar avião novo e bem armado a pessoas que, em um simples avião, podem atacar os três poderes constituídos, matar pessoas eleitas, bem ou mal, pelo voto popular, dar "recados" de um tal "poder político-militar"?

Se fosse a Dilma tiraria do 7 de setembro exibições com equipamentos que pudessem ameaçar as autoridades, sejam elas corruptas ou não. Os militares, como quaisquer outros trabalhadores, devem ser remunerados à altura das responsabilidades que lhes são delegadas. As forças armadas devem ser bem equipadas e preparadas para defender os interesses nacionais, como a Amazônia, o pré-sal, o mar territorial, fronteiras, etc. Com o passivo de velhos golpistas ainda impunes, e com esse tipo de provocação, quem não pisaria no freio na hora de dar mais recursos?

Aì vão alguma pérolas da apologia ao golpe militar dos comentários do Facebook. Certamente não foram feitos por militares, mas por pessoas de direita que não têm a noção do prejuízo que causam à democracia e às forças armadas com esse tipo de discurso. Como os partidos de direita e suas idéias estão em extinção, só lhes resta bater às portas dos quartéis, pedir o golpe e depois reinar na mais corrupta das ditaduras:

"Foi só uma aviso para dar logo o aumento para os militares, ainda tem o 7 de setembro não se esqueção."
"Podia te bombardeado tudo tbm....ae assim qm sabe diminuiria um pouco dos ladroes do Brasil!"
"Foi dado o recado. Mas não deveria ter sido no Alvorada ou no Planalto ?"
"Muito bom, mesmo que tenha sido sem querer... querendo. Da próxima vez joga uma bomba, não só lá mas, no Palácio do Planalto tbm. Quem sabe os militares no poder de novo, esse país não melhora?! Pior do que está< não dá mais pra ficar. Pessoal pensem bem em quem votar ou melhor não votem..."
" Parabéns FAB! dá próxima vez solta bomba no congresso..."
" Isso foi só um rasante! Agora imagine se eles atacassem mesmo! O governo ta brincando com fogo!"



2 comentários:

  1. Acabei de ver no Bom Dia Brasil que os caças passaram a 1100km/h e também quebraram vidros no Palácio do Planalto, aumentando o prejuízo. O piloto do jato que destruiu as vidraças está afastado. Será que os pilotos não sabiam estar próximos de Mach 1, a velocidade do som, e que uma onda de choque poderosa poderia se formar se ultrapassassem os cerca de 1200 km/h, ensurdecendo as pessoas que ali estavam para ver a troca das bandeiras e quebrando tudo que fosse frágil? No mínimo, barbeiragem.

    ResponderExcluir
  2. Pode ter sido apenas um acidente imprevisível. Mas é bom verificar.

    ResponderExcluir