terça-feira, 3 de março de 2015

Viagem ao centro do Rio 450

Revista comemorativa dos 400 anos - 1965
O Rio de Janeiro continua lindo por natureza, mas abençoado é o prefeito Eduardo Paes, pelo maior poder carioca e mesmo nacional: a Rede Globo. Quem transita pelo Rio há anos guarda um forte ódio aos engarrafamentos, à falta de estacionamentos, ao transporte coletivo lento, etc. Mas não se revolta, não vai às ruas protestar contra  caos urbano que tantas obras causam. Nem pede transparência no que está acontecendo, com tanta parceria público-privada.

Aí entra a proteção da Globo ao prefeito: como têm parceria no Porto Maravilha através do Museu do Amanhã, da Fundação Roberto Marinho, Eduardo Paes pode fazer o inferno que quiser que os meios de comunicação justificarão tudo como as dores do parto de uma cidade melhor.

Av. Binário sentido centro
Av. Binário sentido centro
Imaginem se o prefeito fosse do partido inimigo da Globo, se sairia qualquer metro de VLT, se áreas imensas seriam demolidas para comportar novos prédios, se todo o caos urbano aconteceria sem que diligentes juízes e procuradores não tentassem embargar a todo momento, como Belo Monte. Ou raivosos movimentos sociais orientados por mídia não teriam permitido qualquer ação, levando o projeto ao fracasso. Ou questionando o processo de gentrificação que já está em andamento, expulsando os moradores originais para entrada de outros de maior renda nos morros da Conceição, da Providência, etc.

Com a paz social garantida pela mídia e o apoio dos governos estadual e federal, a obra gigantesca se somará a outras que já vêm da Copa do Mundo e agora visam tornar o Rio, até a Olimpíada, um dos principais atrativos turísticos do mundo. Linhas de BRT, metrô e outras de mobilidade urbana se espalharam pela cidade devendo ser concluídas até 2016.

Av. Binário - retenção próx, Moinho
Av. Rio Branco - escavações VLT
O fato é que, apesar de tudo isso, o projeto Porto Maravilha está andando e ainda falta muito para terminar. Olhando só para as obras, há imensos canteiros na Praça XV, na Praça Mauá, no Arsenal de Marinha e ainda falta fechar totalmente a Av. Rodrigues Alves. Há também obras do VLT no Aterro do Flamengo próximas ao Aeroporto Santos Dumont.

Av. Rio Branco prox Pres. Vargas
Na Av. Rio Branco as escavações para a base dos trilhos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) andam a passos lentos porque afetam sítios arqueológicos que contam a história da Av. Central e de boa parte do povoamento inicial da cidade. Como o Brasil é carente de arqueólogos, é previsível um longo período de obras paradas esperando o desfecho dos levantamentos.

Acesso ao túnel pela Primeiro de Março sentido rodoviária
O fato de ontem só ter restado ao prefeito inaugurar um dos túneis do complexo na comemoração dos 450 anos da cidade é sintomático: as obras estão muito atrasadas, com a Olimpíada de 2016 chegando. Até aqui a parte mais visível foi a retirada do hediondo elevado que percorria da Praça XV à Rodoviária. Na festa dos 400 anos um projeto de envergadura parecida, o Aterro do Flamengo, foi entregue no prazo.

Interior do túnel Rio 450
Saída do túnel prox. Moinho Fluminense
 Um ano para desatar esse nó é pouco. Se tudo der certo e não houver falta de recursos, com a iniciativa privada fazendo também a sua parte com hotéis e prédios residenciais e comerciais, poderemos ter na área do porto algo comparável às principais cidades turísticas mundiais. A idéia de colocar vários modais de transporte interligados por VLT é excelente. Aeroporto Santos Dumont, metrô, navios de passageiros, rodoviárias intermunicipais e locais, ferrovias, além do centro da cidade sem carros nas principais avenidas é fantástica. Museus, centros culturais, bares e restaurantes, casas noturnas, espaços de cinema, cidade do Samba, aquário, tudo isso dentro da área do projeto será bom para a população e turistas do Rio e das cidades próximas, em especial Niterói, dadas as opções de transporte. Esperamos que isso aconteça.

Via Binário sentido rodoviária - Aquário
Via Binário com VLT à esquerda prox.
Rodoviária Novo Rio. 
Hoje percorremos o circuito de acesso e saída do centro pegando a Av. Binário próximo à Rodoviária Novo Rio, seguindo até a Av. Rio Branco, Candelária, R. 1o de Março e Túnel 450. Como o tráfego tem muitos desvios por conta das obras há retenções em diversos sinais ao chegar ao centro pela Binário, depois dos túneis próximos à Cidade do Samba. Na Rio Branco a faixa da esquerda tem as escavações do VLT, resumindo-se o tráfego a duas ou três faixas até a Cinelândia. Saindo da Candelária e entrando no túnel 450 a visão é maravilhosa. Três faixas de rolamento, tudo da melhor técnica aplicada à segurança, iluminação, sinalização, etc. Daí para a frente fica tudo liberado até a Rodoviária. 

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