terça-feira, 10 de julho de 2012

DF : Torre de TV Digital aberta a turistas

A nova torre de TV digital, construída na região do Colorado bem na borda do planalto que circunda Brasília, é a mais nova atração para turistas e habitantes do DF. O mirante fica a 110m acima da base. Há duas cúpulas pendendo do eixo. Uma será um espaço para exposições (a mais baixa). A outra será para um café-bar.

Apesar de aberta à visitação gratuita, a torre não está concluída. As emissoras de TV estão começando a passar cabos e colocar instrumentos, devendo estar tudo pronto até 2013, quando começará a funcionar a TV digital aberta na região.

Os cerca de 15 km até o centro de Brasília dificultam a visualização da cidade, mas mesmo assim a vista vale a pena. Num certo ângulo, na direção de Sobradinho, é possível ver a cadeia de chapadões que envolve a cidade. Também se tem uma boa visão do Lago Paranoá. Uma vista bem diferente daquela oferecida pela torre de TV que fica no Eixo Monumental, complementar.

Só funciona aos sábados, domingos e feriados, de 9h ás 17h. Quem chega cedo pega pouca fila, mas o normal parece ser esperar entre 1h e 1,5h para subir.

Por conta da limitação dos 3 elevadores, apenas 27 visitantes sobem de cada vez para uma visita cronometrada de, no máximo, 20 min. Primeiro se chega ao mirante, com suas janelas redondas, no topo da torre. Depois o grupo desce para o 7° andar, onde se aprecia a paisagem a partir da cúpula mais baixa.  Sempre ficam 2 grupos no prédio, ou seja, a cada 10 minutos sobe uma nova turma.

O projeto é de Oscar Niemeyer. Na base da torre há um espelho d'água e já estão instalados estandes de órgãos governamentais como a Emater, Secretaria de Turismo, etc.

O acesso para pessoas portadoras de necessidades especiais é preferencial, bastando que se chegue à subida da rampa. O estacionamento é grande o suficiente para supor que, se um dia for lotado, haverá filas de algumas horas para acessar a torre.

O acesso é pela saída norte, rumo de Sobradinho, devendo pegar no Colorado a pista da direita onde há placas indicativas da Torre de TV Digital. Não há bebedouro, mas já tem banheiros. Praticamente não há o que comer, a não ser nas barraquinhas de ambulantes que já se instalam no local. Dependendo da fila e da estimativa de horário de subida, em algum momento são distribuídas senhas, ou seja, o limite para visitar o local é chegar até umas 3 da tarde. 

3 comentários:

  1. Hoje voltei à Torre de TV Digital e não tinha fila chegando às 8:45h. Entramos logo no primeiro grupo. Uma hora excepcional para ir.
    Continua só abrindo aos sábados, domingos das 9 às 16h (entrega de senhas às 15h)
    e feriados (com horários especiais, no caso)

    ResponderExcluir
  2. bem fui visita mas lamentávelmente chegando ao local estava fechada para manutenção , espero não demora muito para reabrir , estou anciosa pra ver a bela paisagem lá de cima .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continua fechada. Estão instalando antenas. Mais em http://www.setur.df.gov.br/visite-brasilia/torre-de-tv-digital.html

      Excluir