quarta-feira, 4 de julho de 2012

GOLPE : Comprovante falso de situação cadastral CPF / CNPJ

Os golpistas se esmeram para enganar os descuidados com cada vez mais perfeição, mas sempre deixam a principal falha a descoberto: o link que desejam que seja clicado. No caso abaixo o link para o anexo, para o código de controle do comprovante e do site da Receita mandam o incauto para o site http://www.konka.netmark.pl/lifesense//wp-content/themes/twentyeleven/images/COMPROVANTE_B391-9417-97EF-208D.php

Basta passar o mouse sobre os links, sem clicar em nada, para ver que o site fica na Polônia (indicado pelo .pl). O formato da mensagem foi clonado do comprovante verdadeiro que se acessa na página da Receita Federal através do link http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/CPF/ConsultaPublica.asp

O comprovante verdadeiro traz acima da Situação Cadastral o CPF do contribuinte. Como os golpistas só têm em mãos o e-mail das potenciais vítimas, o falsificado não tem o CPF, mas tem no seu lugar a repetição do e-mail para onde enviaram. Outro detalhe é que no site da Receita Federal há a separação entre CPF e CNPJ, respectivamente, para pessoas física e jurídica. No modelo fraudado está tudo junto (Correio Eletrônico Pessoa Fisica / Jurídica), enquanto no verdadeiro aparece "Nome da pessoa física". Como eles não sabem o nome da pessoa a quem mandam, nem se é pessoa física ou jurídica, só botam o e-mail sem distinguir nada.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATENÇÃO : O MODELO ABAIXO É O DA FRAUDE. OS LINKS FORAM REMOVIDOS POR SEGURANÇA. ESTAVAM NOS TEXTOS GRAFADOS EM LETRAS VERMELHAS. 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

De: Ministerio da Fazenda - Secretaria da Receita Federal do Brasil < comunicado@receita.fazenda.gov.br >
Para: 
Assunto: COMPROVANTE DE SITUAÇÃO CADASTRAL NO CPF/CNPJ
Enviada: 02/07/2012 12:38


Correio Eletrônico Pessoa Física/Jurídica:
Situação Cadastral: IRREGULAR
Digito Verificador: 00

COMPROVANTE DE SITUAÇÃO CADASTRAL NO CPF/CNPJ
ANEXO: COMPROVANTE_B391.9417.97EF.208D (17,0KB)

Comprovante emitido no dia 02/07/2012 (data de Brasília).
Código de controle do comprovante: B391.9417.97EF.208D 
A autenticidade deste comprovante deverá ser confirmada na página da Secretaria da Receita Federal do Brasil na Internet, no endereço www.receita.fazenda.gov.br.
Aprovado pela IN/RFB no 1.042, de 10/06/2010.

3 comentários:

  1. Recebi também um e-mail desses e achei estranho... ao invés de clicar no link eu achei melhor entrar no site da Receita Federal pela barra de endereços, normalmente, e lá vi que minha situação estava "regular", ao contrário do que esse e-mail enganoso informava.
    Um outro detalhe que diferencia a página fraudulenta da original(que está no site da Receita) é que no site da Receita Federal, antes da data de emissão, tem também o horário exato em que o comprovante foi emitido, o que não é informado nesse e-mail do qual estamos falando.
    Pra finalizar coloquei o código informado por esse e-mail na página: "http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/cpf/CPFautentic.asp", que é uma página de confirmação de autenticidade desses comprovantes, e lá disse que o código informado no e-mail não existe, quando o comprovante é verdadeiro aparecerá o nome do titular do CPF e a situação cadastral.
    O site que apareceu no e-mail que recebi foi o "http://gondal.sk/wp-content/themes/twentyeleven/images/COMPROVANTE_C664.8200.65DG.706X.php" que é da Eslováquia, indicado pelo ".sk" no endereço.
    Vamos ficar alerta!!!! Não abra anexos nem links nos seus e-mails sem que seja de remetentes confiáveis, e mesmo assim tem que ficar esperto pois seus remetentes confiáveis podem ter sido "hackeados"

    ResponderExcluir
  2. Tb recebi, mas com esse link
    http://funandlike.com/wp-content/themes/AskIt/images/wooden/COMPROVANTE_T559.1102.74MK.814Z.php

    ResponderExcluir
  3. eu quero saber se aminha tia esta miclonano e não sei?

    ResponderExcluir