sábado, 30 de junho de 2012

Touros (RN) : Onde o Brasil faz a curva

Touros é a cidade brasileira mais próxima da Europa e da África, por ser situada na "esquina do Brasil". Pode também ser conhecida como "esquina do continente". Dista 90km de Natal, capital do Rio Grande do Norte, pela BR-101, que começa no município e vai até Osório, no Rio Grande do Sul, atravessando 4.542 km pelo litoral de norte a sul.

O Farol do Calcanhar marca o ponto extremo, sendo o maior das Américas e o segundo maior do mundo. Há quem defenda que Touros foi o primeiro ponto alcançado por Cabral na expedição ao Brasil em 1500.







A cidade tem praias bonitas, uma igreja de Bom Jesus dos Navegantes datada de 1800, restaurantes que oferecem frutos do mar a preços honestos, banco, pousadas. Um bom lugar para descansar e esquecer o resto do mundo. Saindo da cidade e seguindo para o norte chega-se ao Marco Zero da BR-101, onde foi construído um monumento projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A 1 km dali, por estrada de terra, chega-se ao Farol do Calcanhar, cuja visitação é feita apenas aos domingos das 14 às 17h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário