terça-feira, 24 de julho de 2012

Rio : UPPs perdem moral e bandidos voltam

Como toda novidade, as Unidades de Polícia Pacificadora surpreenderam o crime organizado e levaram um tempo para serem assimiladas como um fato novo dentro das comunidades que dominavam. Desde a implantação, o resultado imediato foi o desarmamento, e com ele a redução dos soldados do tráfico, que migraram para outras comunidades, ficando o tráfico de baixa visibilidade. Por um tempo as populações sujeitas ao comando criminoso respiraram aliviadas, e até acreditaram que a vida seria normal a partir dali.

Mais de dois anos se passaram e a cooptação de policiais pelo crime permitiu o retorno de criminosos a algumas comunidades. Há uns dois meses houve um tiroteio num morro em Santa Teresa onde o principal da notícia foi o envolvimento de policiais com traficantes. O número de roubos subiu bastante nos últimos meses em áreas teoricamente pacificadas. No meu bairro, Grajaú, na semana passada houve um assassinato em frente a uma creche, e já se notam pelas ruas grupos de adolescentes provocando moradores de forma ameaçadora, como nos tempos do domínio do tráfico.

Hoje os jornais estampam a morte de uma policial na UPP do Complexo do Alemão. A primeira morte. A bala usada atravessou o colete, ou seja, era armamento pesado ainda presente no local. Ou retornando? A Secretaria de Segurança tem que reforçar o trabalho das UPPs para obrigar a tolerência zero com o tráfico, fechando as pequenas bocas e botando todo mundo em cana. Se o usuário consegue chegar a uma comunidade e comprar sua droga "normalmente", por que a polícia não localiza os criminosos e acaba de vez com tudo isso? Se continuar a permissividade, o crime voltará com tudo. 

Um comentário:

  1. Pelo visto o caso ainda vai ao DECON, por descumprimento de entrega de mercadoria, no caso, armas, por policiais corrutos à bandidagem que as usará contra eles.
    http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/rj/2012-07-26/retaliacao-do-trafico-a-pms-suspeitos-e-hipotese-investigada-para-ataque-a-upp.html

    ResponderExcluir