segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Rio : A nova fronteira do crime

O processo de implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) no Rio de Janeiro seguiu a lógica de livrar do domínio do tráfico primeiro as localidades de maior potencial econômico (Zona Sul, Centro, Tijuca), para golpear o caixa dos traficantes, e depois liberar as áreas sujeitas a movimentações da Copa de 2014 e Olímpíada de 2016. O desenho da zona livre de domínio armado é um arco que passa pela Rocinha, Gávea, Tijuca, Grajaú, Rocha, Vila Isabel, Mangueira, Providência e Centro.

Daí para fora, há a Cidade de Deus e o BATAN, na região de Jacarepaguá, e o complexo Alemão / Cruzeiro, tomado em represália a ações de vandalismo na cidade. Fora dessa "zona de exclusão do tráfico armado", continua o vale-tudo, com os criminosos mais discretos nos massacres, para não despertar a antecipação da implantação de uma UPP, como foi no Alemão, ou dos milicianos, policiais-bandidos que disputam áreas da cidade para impor esquemas mafiosos de proteção.


Hoje o principal foco do crime, e provavelmente deverá ser o próximo alvo das UPPs, é o complexo do Jacarezinho. Vários enfrentamentos têm acontecido por lá nos últimos meses, com incursões do Bope, mas o domínio é do tráfico e se estende por áreas adjacentes, praticamente se juntando ao poderoso "bunker" da Favela da Maré e outras que se espraiam pela linha 2 do Metrô e Av. Brasil. Creio que o provável redesenho deverá ampliar o arco de segurança até Madureira, onde grandes investimentos de urbanização foram feitos, e até os limites dos municípios da Baixada Fluminense. Nessas áreas estão hoje grandes casas de abelhas da criminalidade, com muitos fugitivos das regiões liberadas.

As fotos que ilustram este post foram tiradas hoje. Uma delas é na avenida Leopoldo Bulhões, em Manguinhos, também conhecida como Faixa de Gaza, que fica entre a linha do metrô e as favelas adjacentes à  FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz). O apelido não é à toa: nos últimos anos verdadeiras batalhas campais aconteceram ali, a ponto de ninguém de bom senso andar por lá, preferindo os engarrafamentos da Av. Brasil e da Linha Vermelha. A outra foto é de uma das muitas cracolândias da região. Essa fica na Av. Dom Helder Câmara.

Uma UPP nessa região, envolvendo Benfica, Barreira do Vasco e Maré, integraria da Mangueira e Morro dos Macacos ao Complexo do Alemão, dando um duro golpe no crime reorganizado nessa região, libertando mais alguns milhares de pessoas do domínio do crime e permitindo a presença do estado na área, como foi em outras, melhorando a qualidade de vida da população. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário