quarta-feira, 6 de maio de 2015

Panelaço é Censura!

Ontem preparava o meu prato para jantar quando ouvi apitos e panelas batendo. Devia ser algo orquestrado contra o governo, pensei. Liguei a TV e não deu outra: programa eleitoral do PT. Numa casa próxima havia uma pessoa urrando palavrões contra Dilma. Em outra parte da rua alguém soltou fogos. Não, as pessoas não agiram espontaneamente.

JN omite fatos contra o PSDB e escandaliza contra o PT
Próximo à minha casa tem um prédio onde moram servidores públicos, bancários, professores e principalmente assalariados da iniciativa privada. Não tem burguês. Não tem gente com canais para mandar dinheiro prá Suíça ou sonegar em grande estilo. Cheio de gente com potencial para ser vítima de terceirização ou levar porrada de polícia durante greve. Alguns bateram panelas e apitaram. Freud explica? Marx explica? Talvez Globo explique..

Vi o programa do PT.

Boa qualidade, enfocando realizações e colocando duas questões fundamentais na conjuntura que desagradam aos senhores que têm os cordões atados aos paneleiros: o combate à terceirização e perdas de direitos sociais e à corrupção e sua principal vertente, o financiamento empresarial de campanhas.

Nas redes sociais do meu bairro os paneleiros mostravam seus filmes com panelas e xingamentos como uma obra de arte. Felizmente não moro num apartamento, mas imagino querer ver a TV e um vizinho fazer um estardalhaço desses. Ele pode protestar, mas não abusando do meu direito a ouvir a mensagem que ele não quer ouvir. Muitas pessoas que não morrem de amores pelo PT reclamaram dessa intervenção barulhenta. Pegou mal, exceto no Jornal Nacional e na mente dos autores.

Ele não quer ouvir porque já tem sua "verdade" pronta. Ela vem em doses homeopáticas todos os dias pela TV e semanais pelas revistas ligadas aos mesmos grupos de mídia. Então, para que faz barulho? Para calar os outros que tentam mostrar coisas diferentes. Isso é censura.
Aécio e o PSDB convocaram o panelaço para censurar o programa

O pior: é uma censura articulada com o poder de mídia da minoria rica, poderosa e acima da lei que está se sentindo incomodada por 12 anos de um governo que, se não é nenhuma maravilha, não é de se jogar fora. O povo disse isso nas urnas no ano passado, apesar de toda a escandalização e criminalização do PT e Dilma.

O projeto em andamento, mesmo tímido, de reduzir as desigualdades e alçar milhões de pessoas a patamares de renda e consumo inéditos é defensável. O contrário disso, que foi derrotado nas urnas, é a supressão dos avanços em troca de nada. É tirar do pobre para dar ao rico. Mesmo derrotados, através do congresso corrompido por dinheiro de empresas patrocinadoras eleitorais estão tentando acabar com direitos e engessar a democracia. Na pauta, terceirização geral, fim do Mais Médicos, liberação de armas, cadeia para pobres menores de idade, etc.

Panelaço não é protesto: é censura! É o desejo de impedir que as pessoas vejam um programa de TV pelo excesso de barulho. É a vontade de negar a busca pela verdade.  É empurrar cérebro adentro coisas absurdas como "trilhões de corrupção" num país com 4 trilhões de reais de PIB.

Panelaço é fazer seres inteligentes acreditarem que o Brasil vive uma enorme crise e que a solução é tirar dos mais pobres para dar aos aos mais ricos. É acabar com o Bolsa Família, Mais Médicos, direitos do trabalho, etc.

Panelaço é esconder que durante 2 anos tivemos redução de 20% de contas de energia, 5 anos de congelamento da gasolina, redução de impostos e uma série de medidas que protegeram emprego e renda.

Panelaço não liberta, escraviza. Não protesta: impede a manifestação através do acesso à diversidade de informação. Ao impedir essa busca colabora com o sistema de opressão. Assim sendo, o paneleiro é inimigo da democracia. Quer protestar, vá prá rua com sua panela e deixe os outros verem as mensagens que lhes desagradam.

Não, panelaço, infelizmente, não é a expressão livre de pessoas livres. É a massa de manobra escravizada por lavagem cerebral, jogando contra os seus próprios interesses. A propósito, Dilma vai fazer seu pronunciamento do Dia das Mães nas redes sociais. Os paneleiros piram...

Se alguém deixou de ver o programa de ontem, segue o video:

https://www.youtube.com/watch?v=zytysVTYPmQ






Nenhum comentário:

Postar um comentário